Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2009 - 09:28

Gilberto Dimenstein e José Louzeiro discutem os livros-reportagem no CCBB


Gilberto Dimenstein

O que caracteriza o livro-reportagem? Qual sua importância num panorama onde cada vez menos a grande imprensa abre espaço para investigações de fôlego? Para debater estas questões o Centro Cultural Banco do Brasil recebe os jornalistas e escritores Gilberto Dimenstein e José Louzeiro, no segundo encontro do programa Jornalismo Literário. Com o tema Os Grandes Livros-Reportagem, o debate acontece no dia 06 de maio, das 18h30 às 20h30, com entrada gratuita.

Para Marcos Mantoan, Gerente do CCBB RJ, Jornalismo Literário tem por objetivo discutir o que de melhor o jornalismo brasileiro produziu e produz: os livros-reportagem, as biografias de grandes mitos da nossa cultura, as experiências inovadoras da mídia brasileira que deram certo e fizeram história. Entre os convidados do ciclo estão alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro como Fernando Morais, Heloisa Seixas, José Arbex Jr., Luis Nassif, Nirlando Beirão, Paulo Cesar de Araújo, Paulo Lins, Ricardo Kotscho, Ruy Castro, Sebastião Nery, Sérgio Cabral, Zuenir Ventura, além de Gilberto Dimenstein e José Louzeiro, e Matinas Suzuki Jr. e Luiz Carlos Maciel, que abriram o programa no dia 08 de abril.

Gilberto Dimenstein é um dos criadores da ONG Cidade Escola Aprendiz. Iniciou-se no jornalismo em 1977, passando pelos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e pelas revistas Educação, Veja e Visão. Entre outras obras de sua autoria destacam-se: A Guerra dos Meninos, A Democracia em Pedaços, Meninas da Noite e O Cidadão de Papel. Os livros tratam de assuntos polêmicos para a sociedade brasileira e são usados, com sucesso, por várias escolas do país.

José Louzeiro nasceu em São Luís do Maranhão, de onde saiu aos 21 anos para o Rio de Janeiro. Trabalhou no Diário Carioca, Correio da Manhã, na Folha de S. Paulo como repórter e redator. Foi o introdutor, no Brasil, do gênero romance-reportagem. É roteirista de cinema e televisão. Escreveu o filme Pixote e, na TV Manchete, a premiada novela Corpo Santo. É autor de cinqüenta livros, entre romances, contos, novelas e reportagens. Recebeu o Prêmio Golfinho de Ouro pelo conjunto de sua obra, em 1986.

O debate Os Grandes Livros-Reportagem será realizado no Teatro II, com entrada gratuita, sendo que as senhas para o evento devem ser retiradas na bilheteria do CCBB, com uma hora de antecedência ao evento. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro do Rio de Janeiro, telefone (21) 3808-2020. | bb.com.br/cultura

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira