Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2007 - 08:09

Páscoa é tempo de reunir a família em volta da mesa

Os ovos de chocolate e a bacalhoada chegam à maioria dos lares todos os anos e promovem um grande encontro. Em volta da mesa, primos bagunceiros, tias fofoqueiras, avôs rabugentos falam ao mesmo tempo. Há sempre boas histórias para lembrar. Algumas delas estão relatadas no livro Céu da boca – Lembranças de refeições da infância (Editora Ágora, 120 pp., R$ 26,00), organizado por Edith M. Elek. Escritores, chefs, psicanalistas, jornalistas e restaurateurs mergulharam em lembranças dos momentos em que a família se reunia para as refeições e emergiram com episódios inesquecíveis, reproduzindo, em alguns casos, antigas receitas.

A socióloga e escritora Ivana Arruda Leite ensina, por meio de uma crônica, a fazer um divino bacalhau. De quebra, ela revela uma receita infalível para fisgar a pessoa amada. A cheff Bel Coelho também dá sua receita de bacalhau aprendida na infância. Há ainda histórias engraçadas, como o macarrão ao molho de chocolate experimentado pela especialista em gastronomia Madalena Stasi. O prato mexicano, muito enjoativo, foi reprovado pela família.

O livro Céu da Boca foi escrito por 18 autores: Anna Verônica Mautner, Antonio Kehl, Antonio Maschio, Bel Coelho, Boris Fausto, Caloca Fernandes, Cassiano Elek Machado, Edith M. Elek, Fernando Pacheco Jordão, Hamilton Mellão, Ignácio de Loyola Brandão, István Wessel, Ivana Arruda Leite, Maddalena Stasi, Maria Rita Kehl, Moacyr Scliar, Renata Braune e Ruth Rocha.

Ilustrada por Marcelo Cipis, a obra tem nuanças que emocionam e mexem com a memória do leitor. As narrativas têm aspectos ternos, pitorescos e engraçados e fluem gostosamente, conduzindo nossos sentidos em passeios pela casa e pela vida dos autores. Fotos de infância de cada um ajudam na construção dessa imagem.

Vários deles são imigrantes ou filhos e netos de imigrantes. Seus relatos nos apresentam pequenas amostras de como vivem “os outros”; em diversas histórias ficamos conhecendo costumes de culturas diversas.

Muitos pratos são citados, alguns têm suas receitas fornecidas. Não esperem, porém, novidades mirabolantes. Lembrem-se: crianças gostam justamente dos pratos básicos, como mostram as escolhas deste livro. Há pratos lembrados por serem bons; outros, por sua estranheza. Há personagens inesquecíveis e episódios hilários.

Um dos textos foi escrito a quatro mãos por irmãos e prova mais uma vez o que já sabemos: a mesma história será vivenciada e relembrada de tantas formas quantas pessoas estiverem presentes. Tudo como sempre, em todos os lares do mundo em que vivem famílias e em que há comida.

Doação - Os autores doaram seus direitos autorais à Associação Prato Cheio, que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Fundada em 2001 por um grupo de jovens universitários da Fundação Getúlio Vargas, a ONG desenvolve atividades para intermediar a arrecadação e a doação de alimentos à comunidade. Os alimentos arrecadados são destinados exclusivamente a instituições, buscando sempre a inclusão social. Mais informações no site www.pratocheio.org.br.

Céu da boca – Lembranças de refeições da infância, organizadora: Edith M. Elek | Editora: Ágora |120 páginas, preço R$ 26,00 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.editoraagora.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira