Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2009 - 09:49

Consumidor pretende pagar R$ 460 no próximo celular, revela estudo da TNS

Pesquisa constata que, na próxima compra, os brasileiros poderão gastar 47% a mais do valor pago no último aparelho.

São Paulo - Mesmo com a crise, os brasileiros continuam acalentando o desejo de ter um celular de última geração. Na compra do próximo aparelho, os consumidores estão dispostos a fazer um upgrade, desembolsando cerca de R$ 460, ou seja, 47% a mais do que pagaram no anterior (R$ 315). Já os novos consumidores, ainda sem referência com a categoria, revelam intenção de gastar 20% menos. Os dados são do GTI 2009 - Global Telecoms Insights, um estudo realizado pela TNS em 32 países do mundo para avaliar tendências e perspectivas do mercado de Telecom.

O levantamento constatou, ainda, que a maioria (90%) dos brasileiros prefere aparelhos multifuncionais que oferecem, além da comunicação, recursos adicionais como câmera digital, music player, games e filmadora. Em todos os países pesquisados, a média global dos entrevistados que optam por esses modelos é de apenas 39%. “Esse interesse pelo formato all-in-one está associado, principalmente, à praticidade. Embora seja uma variável importante, o preço não é o fator determinante da escolha entre um ou vários aparelhos”, ressalta Lucas Pestalozzi, diretor de planejamento da TNS.

A convergência de tecnologias em um único aparelho não encontra adeptos apenas entre os jovens, atraindo também a população com idade mais avançada, em razão da facilidade de uso dos diferentes recursos.

Drivers da troca - Para 17% dos brasileiros entrevistados na pesquisa, o fator que motiva a troca é o desejo por um aparelho de tecnologia de última geração. Mesmo entre aquelas pessoas (65%) que se viram obrigadas a trocar o aparelho em função de perda ou roubo, é expressiva a parcela das que aproveitaram a circunstância para adquirir um modelo superior ao anterior. “Em decorrência dessa compra não planejada, é provável que estes consumidores não invistam num aparelho tão avançado como o que pretendiam antes do imprevisto mas, ainda assim, buscam um upgrade”, reforça Pestalozzi.

Design - Os consumidores também querem design. Embora os tradicionais modelos de aparelhos com flip ou sem (“candy bar”) ainda sejam os mais populares por aqui, é crescente o desejo por novos formatos, como as versões com teclado qwerty (semelhante aos dos PCs) e o touchscreen. Entre os entrevistados, 13% demonstraram interesse nos modelos com teclado qwerty e 10,4% no touchscreen, percentuais muito superiores à base desses aparelhos atualmente disponíveis no mercado (3,7% e 4,9%, respectivamente).

Recursos desejados - No estudo de 2008, os brasileiros apontavam a câmera fotográfica como o item mais importante na decisão de compra de um celular. Agora que este recurso já apresenta performances mais avançadas e está cada vez mais presente nos aparelhos, os usuários passam a demandar evoluções no recurso “música” (MP3 player e rádio AM/FM, itens que vêm crescendo em importância). Entre outros quesitos que, segundo a pesquisa, ganham relevância no momento da aquisição do novo aparelho destacam-se a possibilidade de assistir TV e o Bluetooth.

O desejo de assistir TV pelo celular é maior entre os segmentos de menor renda (70% nas classes baixa e média) e menor na alta (57%). “A idéia da TV móvel desperta grande interesse dos consumidores, mas sua aceitação no mercado nacional irá depender de algumas variáveis, tais como tecnologia, disponibilidade de canais e custo do serviço”, avalia Pestalozzi. Ele afirma, entretanto, que o potencial para essa demanda é grande e pode ser uma forte tendência, uma vez que 60% dos future shapers (consumidores que definem o futuro do mercado) demonstram interesse no serviço.

Já a demanda por Bluetooth está relacionada à maior possibilidade de interconectividade entre aparelhos (celulares, fones de ouvido, som de carro etc). Com câmeras mais avançadas e maior espaço para o armazenamento de música, a transferência de arquivos via Bluetooth entre aparelhos móveis atende a questões como praticidade e isenção de custos. O interesse por esse item é maior entre os segmentos sociais de baixa renda (62%) e classe média (54%) e menor na alta (41%).

O levantamento também detectou aumento do número de usuários em praticamente todos os serviços. “Essa é uma conseqüência da evolução da comunicação móvel no País. Os usuários sentem-se menos inseguros e mais propensos a utilizar outros serviços, como download de conteúdo e de vídeo”, conclui Pestalozzi.

Perfil da TNS - A TNS, que recentemente passou por um processo de fusão com a Reseach International, é a maior empresa de pesquisa de mercado customizada do mundo. Especializada em prover insights e orientações para auxiliar seus clientes na tomada de decisões, a empresa detém amplo conhecimento sobre diferentes segmentos de negócios: Consumo, Telecom &TI, Financeiro, Automotivo, Política e Opinião, apoiando-se em uma oferta única de produtos que investiga temas de marketing e negócios, sendo também especialista em desenvolvimento de produtos e inovação; marca e comunicação; gerenciamento de stakeholders; retail e shopper e pesquisa qualitativa.

Parte do grupo Kantar, maior rede de pesquisa, insights e consultoria do mundo, a TNS fornece serviços de excelência em mais de 70 países. | Sites: www.tnsglobal.com e www.tns-interscience.com.br

Perfil da GTI - O GTI (Global Technology Insigth) é uma pesquisa anual realizada em 32 países, junto a mais de 20 mil consumidores, e foi realizada em dezembro de 2008. O estudo avaliou os temas mais relevantes do segmento de Telecom, como processo de compra, comprometimento com as marcas, uso de serviços, oportunidades nos mercados emergentes e convergência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira