Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2009 - 09:53

Eletrônica Santana expande com estratégias online

Distribuidora investiu na compra de termos patrocinados no Google e aumentou 60% o faturamento do e-commerce.

São Paulo - Por atuar em um mercado extremamente competitivo, a Eletrônica Santana -- distribuidora de produtos eletrônicos, de telecomunicações e consultora de soluções corporativas, tem investido em estratégias online como os links patrocinados do Google, que aumentam a visibilidade de sua marca, produtos e serviços. “Aderimos aos anúncios do Google porque é uma oportunidade de associar nossa mensagem a uma intenção do internauta na hora da busca por uma informação, um produto ou serviço, aumentado a chance de sucesso. Quem nunca entrou nesse site para procurar uma informação?", questiona Rubens Branchini Martins, diretor comercial e de marketing da empresa.

A Eletrônica Santana começou a investir neste aplicativo em 2004 e desde então, o faturamento de sua loja virtual só aumentou. "Do início, quando investíamos apenas R$ 100 por mês em links patrocinados, até hoje, nosso crescimento no comércio eletrônico chegou a 60%", diz o diretor. Atualmente, a empresa gerencia 10 mil termos no Google e no Yahoo! o que resulta em um investimento de 75% da verba de marketing.

Para a Eletrônica Santana, essa nova forma de fazer propaganda é mais vantajosa. "Muitas vezes, antes de comprarmos algo, pesquisamos preços, modelos e se encontramos o que buscamos, já compramos. Na propaganda tradicional, isso leva mais tempo. Além disso, com os relatórios que o Google disponibiliza, conseguimos saber exatamente de onde estão vindo os acessos e quem está nos visitando. Através das mídias tradicionais, não obtemos esse controle”, enfatiza Martins.

Por outro lado, o diretor adverte que para ter sucesso com as campanhas na web é preciso ter atenção e saber gerenciar. “Muitas vezes, o cliente não sabe corretamente o nome de um produto, logo, é importante cadastrar todas as possibilidades que ele poderia usar para nomeá-lo, assim como é necessário acompanhar quais termos estão sendo clicados para abandonar aqueles com menos retorno e investir no que traz mais cliques”, explica.

Dessa forma, para fazer esse gerenciamento diário, a Eletrônica Santana conta com oito profissionais dedicados. Com toda essa atenção, no ano passado de todo o faturamento da empresa, 35% vieram do comércio eletrônico e a expectativa é aumentar ainda mais este ano. “O importante é que a loja virtual acaba trazendo clientes para a loja tradicional”, observa Martins.

O êxito obtido pela Eletrônica Santana tornou a companhia um caso de sucesso mundial do Google, que utiliza esse exemplo para mostrar que pequenas e médias empresas podem obter resultados positivos por meio de links patrocinados na internet. Atualmente, de todos os acessos que o site da Eletrônica Santana recebe, 55% deles são provenientes do Google, destacando a importânica desse portal de buscas.

Os interessados em conhecer o caso de sucesso da Eletrônica Santana no Google podem visitar o vídeo da empresa no YouTube, através do link http://www.youtube.com/watch?v=0oxOMC-MkHo.

Eletrônica Santana: Fundada em 1964, a Eletrônica Santana surgiu para comercializar componentes eletrônicos e suprir as peças de manutenção de aparelhos enviados a lojas de assistência técnica da região, atuando de maneira semelhante às lojas da rua Santa Ifigênia, endereço de comércio especializado na venda de peças e equipamentos eletrônicos da cidade de São Paulo. A partir dos anos 90, com a abertura das importações no Brasil, a Eletrônica Santana, já tradicional no mercado, passou a vender produtos de alta tecnologia, integrantes de projetos de telecomunicações, áudio e vídeo e segurança eletrônica. Com o tempo, tornou-se também uma consultora de projetos e hoje seu foco principal da empresa é a comercialização de soluções corporativas de telecomunicações e segurança eletrônica.

Para completar sua atuação, em 2003 a Eletrônica Santana lançou um site e deu início à sua loja virtual, que oferece cerca de dois mil produtos - de pilhas aos mais modernos sistemas de segurança eletrônica e telefonia - de variadas marcas como Alcatel-Lucent, Altec Lansing, Intelbras, Plantronics, Polycom, entre outras. Além disso, a empresa dispõe de uma equipe especializada, capaz de oferecer suporte técnico a diferentes produtos como headsets, áudio e vídeo conferência, câmeras, controles de acesso etc.

Em 2008, pelo bom desempenho em vendas, a empresa ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Revelação de Vendas oferecido pela Polycom e o Prêmio Destaque do Ano dado pela Intelbras.

Atualmente a empresa possui uma sede própria com extensão de 1500 m², localizada no bairro de Santana, em São Paulo, e possui mais de 50 colaboradores. Entre seus clientes, estão Ambev, American Airlines, Banco Itaú, C&A, ESPM, Google, Microsoft, Samsung, entre outros. M| www.eletronicasantana.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira