Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2009 - 10:00

Fundação MAPFRE concede auxílio de 30 mil euros ao Museu Lasar Segall

Valor oferecido pelo Instituto de Cultura da Fundação MAPFRE será utilizado em projeto de restauração, documentação e catalogação da coleção de cerca de 3.000 desenhos do artista pertencentes ao museu.

A Fundação MAPFRE, por meio de seu Instituto de Cultura, está contemplando o Museu Lasar Segall, com uma quantia de 30 mil euros, valor que será utilizado na restauração, documentação e catalogação de cerca de 3.000 desenhos do artista que dá nome ao museu paulista. O valor faz parte do III Auxílio Bienal Ibero-americano García-Viñolas, que contribui para o desenvolvimento de projetos de catalogação de coleções ou fundos de desenhos de instituições públicas ou privadas com domicílio social na Espanha, Portugal e América Latina.

O benefício foi criado em homenagem ao crítico de arte e jornalista Manuel Augusto García-Viñolas que doou, em 2002, sua coleção de desenhos à Fundação MAPFRE. Esta coleção, composta por 160 obras, inclui peças que vão desde o século XIX (com desenhos de Pradilla, Fortuny ou Pinazo, dentre outros grandes nomes) até as correntes realistas que marcaram a criação artística na Espanha dos anos setenta (Carmen Laffón, Julián Grau Santos, Álvaro Delgado) além de uma ampla presença de artistas das vanguardas espanholas dos anos vinte do século passado (Bores, Grau Sala, Rafael Alberti, Vázquez Díaz, etc).

Nesta terceira edição, na qual a entidade paulista foi contemplada no Brasil, outros 50 projetos procedentes de 12 países (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Paraguai, República Dominicana e Uruguai) também concorreram à dotação. Além do Museu Lasar Segall, o Museu Nacional de São Carlos, na Cidade do México, também foi contemplado e receberá 33,9 mil euros para catalogar sua coleção de desenhos.

Desde o início das bolsas, em 2004, seis instituições já foram agraciadas. Dentre elas estão o Museu de Lima, a Real Academia de Belas Artes de São Fernando, o Museu Municipal de Belas Artes Juan B. Castagnino (Rosário, Argentina) e Sala de Arte Pública Siqueiros (Cidade do México).

Perfil da Fundação MAPFRE: A Fundação MAPFRE desenvolve intensa atividade nos países latino-americanos nas áreas de segurança, e apóia a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas, visando a prevenção de acidentes humanos, materiais e com o meio ambiente, além da redução de suas conseqüências.

No Brasil, a entidade contribui para a formação do cidadão em cinco focos de atuação: prevenção de acidentes, arte e cultura, formação e difusão da cultura de seguros, gestão de riscos e meio ambiente e ação social, agindo, especificamente, por meio do incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento e à informação e pela divulgação de assuntos relevantes para a sociedade.

Além das bolsas concedidas no País, a instituição mantém, ainda, programas de incentivos à pesquisa como seminários, auxílios à pesquisa e cursos em outros Países da América Latina e Europa, como Portugal e Espanha, País sede do Grupo segurador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira