Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2009 - 10:20

Instituto Cervantes promove mostra com o melhor do cinema contemporâneo em espanhol

Produções de destaque da última década serão exibidas na sede do Cervantes no primeiro semestre, com entrada gratuita.

A visibilidade internacional do cinema em língua espanhola cresceu nos últimos anos, principalmente após a consagração de Almodóvar em Hollywood. A forte tônica emocional e as densas questões psicológicas foram abordadas em produções cinematográficas da última década, que alcançaram em maior ou menor escala uma boa repercussão mundial. É justamente a excelente safra do cinema em espanhol recente que o Instituto Cervantes exibe em versões legendas ao longo do primeiro semestre na mostra Cine em Espanhol.

As sessões serão realizadas até julho (ver serviço abaixo) no auditório do Instituto Cervantes, no Centro do Rio de Janeiro, às sextas-feiras, às 18h, com uma média de duas apresentações por mês. Após as exibições, estão programados debates com o roteirista de cinema e autor de teatro Miguel Ángel Zamorano.

Depois da abertura com “Pelos seus olhos”, a mostra continua no dia 8 de maio com o drama “Conversando com Mamãe”, longa que tem como mote central a delicada relação de mãe e filho. Na sequência, “Soldados de Salamina” tem a sangrenta Guerra Civil Espanhola como eixo para o desenrolar da trama. A aventura juvenil “E sua mãe também” e o elogiado drama “A Língua das Mariposas”, ganhador do Goya de Melhor Roteiro Adaptado (o Oscar Espanhol), em 1999, também fazem parte da seleção.

Duas produções encerram o ciclo. Do incensado diretor Pedro Almodóvar, “Fale com Ela”, com exibição marcada para 26 de junho. O filme - que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2002 e valeu ao espanhol uma indicação na categoria de Melhor Diretor - tem a trama desenvolvida a partir da história de dois homens unidos pelo mesmo destino: o coma de suas respectivas mulheres. E finalizando, dia 3 de julho, o polêmico “O Crime do Padre Amaro”, de 2002. Baseado no livro homônimo do português Eça de Queiroz, o longa chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e traz o badalado ator mexicano Gael Garcia Bernal no papel do protagonista Amaro, um jovem padre que personifica o contraditório sistema moral de dentro da igreja.

Depois do “Ciclo Pata Negra” e a “Mostra de Cine Atual Espanhol”, ocorridos no ano passado, o Cine em Espanhol foi idealizado pelo Instituto Cervantes para difundir a cultura por meio do rico panorama da sétima arte do país. [ Cine em Espanhol, Instituto Cervantes, Rua do Carmo 27 / 2° andar / Centro do Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 3261 -5555].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira