Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2007 - 08:31

Novas franquias goianas partem juntas para a expansão nacional gerando mais de 10 mil novos empregos e 700 unidades franqueadas

O planejamento de expansão praticamente igual uniu os franqueadores para traçarem planos conjuntos de contratações de fornecedores, otimizando, inclusive, custos de viagem.

Três grandes sucesso do varejo goiano resolveram, agora, partir para uma expansão conjunta em todo o Território nacional, iniciando por Brasília. Como o plano de expansão apontou praticamente as mesmas localidades com potencial para receberem franquias das 3 empresas goianas, os franqueadores, embora sejam de diferentes setores, com atividades que atraem candidatos às franquias de diferentes perfis, decidiram otimizar custos e acelerar processos para ganhar novos territórios de maneira profissional e sincronizada. Para isso, procuraram contratar os mesmos fornecedores para os serviços de consultoria, arquitetura, advocacia, comunicação e estudo de geoprocessamento, que selecionou as localidades onde as franquias serão instaladas.

Uma delas é a COMPANHIA DO GRELHADO, uma franquia só para mulheres, uma vez que suas proprietárias têm uma preocupação muito grande com o cliente masculino, que prefere consumir, segundo elas, uma comida caseira, mesmo fora de casa, como se fosse preparada pela mãe ou esposa. Oferece um tradicional restaurante de grelhados (carne, frango e peixe) e acompanhamentos saudáveis e caseiros (saladas, arroz, batatas e outras guarnições), que há 10 anos é sucesso com 2 lojas próprias no Shopping Flamboyant, em Goiânia. Ao todo, serão 198 lojas ao longo dos próximos 10 anos, todas elas com tamanho padrão de 50 a 65 m² e capacidade para atender, em média, mais de 4.200 clientes por mês e um ticket médio de, aproximadamente, R$ 23,00.

O mercado selecionado para a expansão da empresa só contempla áreas e localidades que gastam, comprovadamente, mais de R$ 28 milhões por ano com refeições fora de casa. As novas franqueadas também vão usufruir de um moderno centro de treinamento, a “Universidade do Grelhado”, com todos os equipamentos e tecnologias necessários para garantir um perfeito repasse de know-how e experiência do negócio.

Para abrir uma franquia da Companhia do Grelhado é necessário dispor de um investimento de R$ 255 mil. Neste valor, já está incluída a Taxa de Franquia, que é de R$ 40 mil, além de toda a loja pronta para começar a trabalhar. A Taxa de Royalties, que é paga mensalmente para remunerar todo o suporte continuado ao franqueado, é de 7% sobre o faturamento bruto e a Taxa de Propaganda, também paga mensalmente para formar o fundo de propaganda cooperado da rede é de 2% também sobre o faturamento bruto. O retorno do investimento está estimado em 25 meses.

A segunda é a NEW LINE – uma franquia que vende sistemas de alarmes e monitoramento 24 horas, onde o franqueado já inicia o negócio com um faturamento de mínimo de R$ 640 mil logo no primeiro ano e que, para minimizar o investimento, teve a idéia de montar uma cooperativa, com os próprios franqueados que entrarão na rede para formar uma central única de monitoramento 24 horas para atender os clientes de todas as unidades em nível nacional, minimizando, assim, os investimentos iniciais. A empresa, que também já possui 2 unidades próprias, vai abrir 180 “lojas de segurança” nos próximos 10 anos – todas com tamanho padrão de aproximadamente 150 m², com áreas de vendas, administrativa, e técnica, além de recepção (com showroom de equipamentos) e espaço para carros e motos, para a realização de instalações, vistorias ou manutenções.

Cada nova franquia da New Line só será aberta em áreas pré-definidas para expansão com capacidade para o fechamento de até 927 contratos, entre residências e comércios, com uma projeção de crescimento de 42% ao ano até o 5º ano de operação da loja.

Para abrir uma franquia da New Line é necessário dispor de um investimento de R$ 300 mil. Neste valor, já está incluída a Taxa de Franquia, que é de R$ 30 mil, todos os mobiliários e equipamentos, compra de veículos (cerca de 1 veículos para cada 350 contratos e todas as despesas com reforma ou construção da loja.

A Taxa de Royalties, que é paga mensalmente para remunerar todo o suporte continuado ao franqueado, é de 6% sobre o faturamento bruto e a Taxa de Propaganda, também paga mensalmente para formar o fundo de propaganda cooperado da rede é de 2% também sobre o faturamento bruto. O retorno está estimado em 2 anos e meio, com uma Taxa de Retorno do Investimento de 65,28%.

A terceira é a REVISTARIA ALMANAQUE – uma franquia onde o franqueado só paga o que vende, já que a maioria do estoque de produtos da loja (mais de 2.700 títulos entre jornais e revistas de todos os tipos de segmentos, nacionais e internacionais) é adquirido em consignação, ou seja, tudo o que não é vendido, é devolvido sem nenhum ônus para o franqueado. O conceito é único – uma loja que vende, além de jornais e revistas, gibis, cd´s, dvd´s e souvenirs, como balas, sorvetes e chocolates. Completam o mix da franquia o serviço de recarga de celulares, acesso à Internet rápida e entregas em domicílio num espaço acolhedor e criativo que interage com os clientes. Apesar de já ter aberto 17 unidades, a maioria delas em Goiânia (uma está em Niterói/RJ, uma em Itabira/MG e uma em Brasília/DF), a empresa franqueadora realizou uma reestruturação completa, que precisava de estudos mais profundos e precisos para multiplicar seu negócio em áreas potenciais para garantir ainda mais o sucesso de seus franqueados, abrir um novo centro de treinamento e tornar o investimento da franquia ainda mais atrativo.

A Revistaria Almanaque tem uma série de diferenciais de ambientação, como a “Rádio Almanaque”, que toca músicas de primeira linha e que normalmente não estão na programação das rádios convencionais. Todos os dias, uma marca registrada que pode pode ser ouvida à distância é uma música clássica de Vivaldi, no ato da abertura de todas as lojas. A partir deste ano, a empresa deve abrir 308 lojas ao longo de 10 anos em localidades já analisadas e calculadas com potencial para um faturamento de R$ 720 mil ao ano, ou R$ 60 mil ao mês. As localidades escolhidas para expansão deverão ter potencial para a abertura de uma loja completa e, ao longo de 5 anos, uma loja balcão e um quiosque – todas as unidades pertencentes ao mesmo franqueado e dentro de sua área de atuação.

O investimento para abrir uma franquia da Revistaria Almanaque é de R$ 60 mil, já incluindo a Taxa de Franquia, que é de R$ 27.500,00, equipamentos, iluminação e sonorização, já que as lojas possuem uma série de diferenciais A taxa de Royalties é de 2% sobre o faturamento bruto e a Taxa de propaganda é de 1%. O retorno do investimento está previsto em 19 meses, mas, hoje, em apenas 1 ano de operação, as lojas abertas costumam apresentar um faturamento mensal equivalente ao valor do investimento realizado.

COMPANHIA DO GRELHADO – www.companhiadogrelhado.com.br | NEW LINE – www.newlineamarmes.com.br e REVISTARIA ALMANAQUE – www.revistariaalmanaque.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira