Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2009 - 10:38

Rumo Certo, uma lição de Barroso para o mundo

Quem percorresse as ruas do município mineiro de Barroso até há cerca de dois anos encontraria um comércio tímido. Pequenas lojas, com pouca variedade de produtos. Comer fora de casa era outro problema. Era comum ver os barrosenses fazendo compras em municípios vizinhos, como São João Del Rey ou Barbacena, que além de uma variedade maior de mercadorias ofereciam a possibilidade de um dia de lazer.

Mesmo com poucos atrativos, o comércio de Barroso figurava como um dos maiores empregadores da cidade, ao lado da prefeitura e da fábrica de cimento Holcim. Ainda assim, carecia de mão-de-obra capacitada e de uma gestão mais focada em crescimento.

Enfim, um setor que oferecia uma quantidade significativa de vagas de trabalho, mas não tinha grandes exigências no processo seletivo de profissionais. Havia muitos estabelecimentos informais e aqueles que funcionavam apenas nos períodos em que seus proprietários estavam desempregados ou precisavam de renda extra. Era um quadro, que se mudado, poderia oferecer oportunidades bem maiores.

Foi o que aconteceu nos últimos dois anos. Hoje o centro de Barroso fervilha de pessoas e estabelecimentos que competem não só pelos clientes, mas pela fachada mais bonita, por produtos mais atrativos e pela melhor qualidade no atendimento. Para atuar no comércio local não basta mais ser comunicativo ou simpático. O proprietário do negócio tem de aprender a controlar estoque, fluxo de caixa, conhecer princípios de gestão e buscar a excelência no atendimento ao cliente. Esse foi o diferencial construído pelo Rumo Certo – um projeto de incentivo ao empreendedorismo, desenvolvido pelo Instituto Holcim em parceria com a Associação Ortópolis Barroso e a Associação Comercial e Industrial do município.

O programa Rumo Certo já provocou aumentos de 64% no faturamento médio dos empresários locais, gerando 20% mais empregos. Atualmente 20 micros e pequenos empresários participam do programa. A partir de uma visão macro, foi possível conduzir os comerciantes ao entendimento da realidade local, nacional e até global, fazendo-os enxergar as necessidades de mudança, traçando uma agenda anual e buscando uma gestão profissional de seus negócios.

A evolução foi sentida no cotidiano. As transformações implementadas pelos comerciantes alteraram até aspectos urbanísticos da cidade, com melhoria nas fachadas a fim de valorizar as vendas e agregar valor às lojas. Aos poucos o grupo foi sentindo que poderia influenciar o futuro de Barroso. Hoje, muitos ampliaram seus negócios e 25% deles abriram um segundo empreendimento. Outro ganho importante foi a aproximação entre eles, mostrando que é possível estabelecer diálogo entre a “concorrência” e que o trabalho conjunto motiva todos a melhorar e crescer.

O encerramento do trabalho de capacitação por parte do Instituto Holcim não significa o fim do projeto. Pelo contrário, o Rumo Certo tem como objetivo que os comerciantes caminhem com as próprias pernas e repliquem os conhecimentos a outros pequenos empresários. Acreditamos na multiplicação deste aprendizado, pois os comerciantes de Barroso têm consciência de que o crescimento conjunto trará benefícios individuais bem maiores. Um exemplo desse potencial multiplicador é o fato de parte do grupo do Rumo Certo ter assumido a diretoria da Associação Comercial. Com isso, os conhecimentos aprendidos poderão ser multiplicados para outros comerciantes.

Demissões, incertezas, crise mundial e o reflexo de todo esse cenário na economia local era uma preocupação dos pequenos negociantes do município. Hoje, tais elementos são vistos como desafios a serem superados. Os pilares para o desenvolvimento do comércio em Barroso já formam uma sólida estrutura. Cabe agora aos nossos multiplicadores continuar a construção de um futuro melhor.

. Por: Juliana Andrigueto é coordenadora-geral do Instituto Holcim

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira