Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 09:21

Ferramentas de termografia da Fluke ajudam a controlar a propagação do vírus da gripe suína no México

Aeroportos locais instalaram os termovisores para identificar altas temperaturas da pele de imediato e sem contato.

São Paulo– Após o rápido crescimento dos casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe suína – Influenza A H1N1 – os países aumentam a vigilância e buscam novas opções para diminuir a propagação da doença. Dentre elas, uma tecnologia popular no meio industrial – a termografia – está recebendo a atenção dos profissionais da área de saúde, já que permite identificar, sem nenhum contato, as alterações de temperatura nas pessoas, através de um medidor infravermelho.

Na semana passada, os aeroportos do México investiram quase meio milhão de dólares na compra de termovisores (câmeras infravermelhas) da Fluke Corporation, uma subsidiária da Danaher Corporation (NYSE: DHR) líder em tecnologia eletrônica portátil de testes e medição, para ajudar na triagem de pessoas que possam estar infectadas com o vírus da gripe suína.

Os termovisores infravermelhos portáteis permitem que funcionários de aeroportos, trânsito, saúde pública e outros façam uma varredura e meçam rapidamente a temperatura da pele de um grande número de pessoas. Aquelas que mostrarem temperaturas acima do normal podem ser isoladas para uma avaliação mais detalhada, ajudando a evitar a disseminação da doença. Os termovisores estão em uso nos aeroportos do México, inclusive no Benito Juarez, na Cidade do México. A Dominion (um grupo de empresas integradoras de sistemas), representante da Fluke no México, trabalhou com os funcionários dos aeroportos para oferecer treinamento e consultoria, a fim de garantir uma triagem de alta qualidade.

As autoridades mexicanas reagiram de modo decisivo para controlar o surto, fechando edifícios e cancelando eventos públicos, entre outras medidas. A triagem de passageiros por meio de termovisores é uma dessas ações. O jornal Chronicle disse que “o aeroporto de Cancun está usando termômetros infravermelhos para detectar estado febril nos passageiros do desembarque”.

Com os termovisores infravermelhos portáteis da linha Flexcam da Fluke e os scanners infravermelhos de suas subsidiárias - Raytek e IRCON - os funcionários de saúde pública poderão fazer rapidamente a varredura e medir de imediato a temperatura da pele de um grande número de pessoas. Aqueles que apresentarem as temperaturas mais elevadas devem ser encaminhados para avaliação adicional, ajudando a prevenir a propagação da doença.

As câmeras termográficas exibem na tela a temperatura de uma pessoa, através de uma escala de cores, que se inicia por dois tons de azul, passando pelo verde, amarelo, laranja e roxo. Estas duas últimas cores refletem temperaturas superiores a 38º e os que se enquadrarem nessa classificação, deverão ser avaliados por um médico para confirmar a existência da febre através de um termômetro de uso clínico. Em seguida, é feita uma análise detalhada e, se essas pessoas apresentarem mais sintomas, além da febre, devem ser conduzidas a um hospital.

Todos os objetos emitem energia infravermelha, incluindo o corpo humano. Assim, quando se lê uma temperatura superior à normal em uma pessoa, as imagens térmicas podem acionar um alarme ou luz. Os termovisores Fluke incorporam a tecnologia Fluke IR Fusion ®, que integra as imagens de infravermelho e as visíveis e ajuda o operador a determinar exatamente onde se localiza a fonte de calor. Podem ser detectadas diferenças de temperaturas menores do que 5º graus C.

Dentre outras vantagens, essas ferramentas permitem o rastreio sem nenhum contato; leituras rápidas de temperatura de grandes grupos de pessoas; medida segura e não invasiva através do infravermelho sem riscos à segurança pública ou à privacidade; rastreamento de pessoas mesmo em movimento. Os termovisores e os scanners infravermelhos são projetados para uso industrial, mas podem ser utilizados com eficiência, em diversas áreas como: aeroportos, portos marítimos, postos rodoviários e estações ferroviárias; hospitais e escolas; fábricas e edifícios de escritórios; estádios, eventos e convenções; e outras áreas públicas.

Além das aplicações em saúde pública, os Termovisores Fluke constituem-se em ferramentas inestimáveis para detectar danos com a umidade e a falta de isolamento, identificar perdas de energia, inspecionar telhados e equipamentos elétricos e mecânicos e para muitas outras tarefas cotidianas solucionando problemas de manutenção e diagnóstico de falhas. A Fluke oferece, ainda, scanners térmicos fixos através de suas empresas Raytek e Ircon.

Para ajudar a compreender a tecnologia e como utilizá-la para digitalizar grandes grupos, a Fluke possui uma brochura denominada "Infrarede Health Screening", disponível gratuitamente no site www.fluke.com /fluscreen.

Fluke - A Fluke Corporation é líder mundial em ferramentas eletrônicas de teste e software para manufatura, distribuição, e serviços elétricos e eletrônicos. Fundada em 1948, a empresa tem alcançado posição de destaque em todos os mercados nos quais compete e sua marca é reconhecida pela portabilidade, robustez, segurança, fácil utilização e padrões rígidos de qualidade. Pertencente à holding Danaher Corporation, a Fluke tem sede em Everett, Washington, EUA. Os complexos fabris estão situados nos EUA, Reino Unido e Holanda. A Fluke Corporation possui subsidiárias e canais representantes em mais de 100 países na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Austrália e emprega aproximadamente 4.000 pessoas no mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira