Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 10:00

Revista é lançada para prevenir acidentes de trabalho

Especializada em segurança do trabalho, o Guia do EPI foi criada para ajudar a diminuir o alto índice de acidentes de trabalho no país.

Mais de 700 mil acidentes de trabalho acontecem anualmente no Brasil com cerca de sete mil mortos. Os números foram divulgados pelo Ministério da Previdência e Assistência Social e comprovam que o país paga o equivalente a R$ 23 bilhões por ano, ou seja, 2% do Produto Interno Bruto (PIB), pelos custos de horas de trabalho perdidas, indenizações, assistência médica e treinamentos para reinserção dos empregados acidentados. Por conta desses dados alarmantes, a editora Brazil Empresas lançou esse mês o Guia do Epi 2009, um anuário especializado em equipamentos de proteção individual de segurança do trabalho. O objetivo é prevenir que esses números aumentem ainda mais.

O Brasil está entre os países com maiores índices de mortes por acidentes do trabalho no mundo, ficando atrás da Índia, Coréia do Sul, El Salvador. Esse ranking aponta, principalmente, para as indústrias de carvão mineral, siderúrgicas e madeireiras como as principais responsáveis pela alta freqüência dos acidentes. No mundo, cerca de 2 milhões de trabalhadores morrem anualmente em decorrência desses acidentes, além de doenças relacionadas ao trabalho, respondendo por cerca de 360 mil mortes.

Além do lançamento do Guia do Epi 2009, outras medidas estão sendo tomadas. De acordo com o Ministério da Previdência e Assistência Social, as empresas que baixarem os índices de acidentes de trabalho a partir de janeiro de 2010 vão ser beneficiadas com o pagamento de alíquota diferenciada à Previdência Social. Atualmente, elas recolhem de 1% a 3% sobre a folha salarial, conforme o índice de acidentes, e passarão a ter esses fatores multiplicados por 0,5% a 2%, de acordo com os resultados de sua política de redução de acidentes.

Guia do Epi - No último dia 13 de abril foi lançada em São Paulo a primeira edição do Guia do Epi 2009. Com tiragem de 30 mil exemplares e mais de mil anunciantes, a estimativa é que o número de leitores ultrapasse 90 mil. De acordo com o presidente Michel Duarte, inovação, criatividade e relacionamento são os ingredientes básicos que o anuário apresenta e pretende oferecer através de uma linha editorial jovem, séria e profissional um canal direto entre os agentes do setor.

Vale lembrar que o Guia do Epi 2009 tem distribuição gratuita para qualquer lugar do Brasil. Para recebê-lo é preciso se cadastrar no portal www.guiadoepi.com.br. Outras informações no telefone (11) 3868-4837 ou no e-mail [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira