Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 10:06

Atletas da South to South partem para Califórnia


Emerson Piai e Yagê Araújo aterrissam no berço do surf moderno.

A vida de surfista é cobiçada por muita gente. E não é para menos. Com o trabalho focado na praia e com o compromisso de mergulhar nos oceanos atrás das ondas, esses felizardos ainda são pagos para percorrer o mundo e visitar cidades desejadas por qualquer mortal. Em mais uma empreitada, os surfistas Emerson Piai e Yagê Araújo desembarcaram na última segunda-feira, dia 4 de maio, na Califórnia (EUA), e ficam até o dia 15, desfrutando das ondas da cidade considerada a vitrine mundial do surf moderno.

Apesar da viagem soar como um passeio, os dois atletas estão a trabalho. Patrocinados pela marca brasileira South to South, Piai está incumbido de acompanhar Yagê que irá competir no campeonato mundial da Volcom Qualifying Series, previsto para os dias 8 a 10 de maio, em New Port Beach. Sua vaga na competição foi decidida nas ondas brasileiras, onde Yagê foi o campeão Groms do V.Q.S. Tour 2008/09. Por mérito, ganhou a passagem e o direito de participar do evento.

"Foi muito bom, deu altas ondas. É um campeonato muito forte de nível nacional", resume o campeão. Natural de Itacaré, Bahia, Yagê Araújo, 14 anos, levou o título em ondas grandes na praia de Camburi (SP), no último 12 de abril, com a decisão reunindo os oito melhores da categoria Groms. "A final foi bem cansativa mais gosto de surfar nessas condições", afirma o baiano que está radicado há dois anos na cidade de Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Na Califórnia, Yagê planeja repetir o mesmo resultado que teve em Camburi. "Já ouvi falar muito bem desse campeonato e espero ter um bom desempenho. Vencer vai ser importante para a minha carreira". Para isso, ele se dedica aos treinos sem deixar os estudos de lado. "Treino todos os dias à tarde já que na parte da manhã vou para o colégio. Nas terças e quintas faço um treino mais especifico com o Jorge Piai, pai do Emerson, que nos filma e simula baterias. E também levo uns puxões de orelha (risos)".

Morando na casa dos Piai, Yagê foi se adaptando ao novo ambiente, apesar da saudade que sente. "No começo foi mais difícil até mesmo pela adaptação. Sinto saudades da minha família, principalmente da minha mãe. Mas sempre que posso vou pra lá e ela também vem pra cá", comenta o garoto que agradece a oportunidade oferecida pela família de surfistas do Guarujá. "O Piai é como se fosse o meu irmão mais velho, o Jorge organiza tudo e temos também a Tânia que cuida de nossa alimentação, roupas, sempre deixando a casa limpinha. Não podia morar em um lugar melhor".

E é no papel de irmão mais velho que Emerson, 21 anos e surfista profissional, está acompanhando Yagê. "Como ele não tem experiência fora do país e também não fala inglês, meu pai pediu para que eu fosse com ele. A princípio, ele que ia acompanhar o Yagê, mas em função dos seus compromissos de trabalho e por achar que seria mais vantajoso sobrou para mim, que adorei a idéia. Além disso, ainda existe a possibilidade de participar do campeonato". | www.southtosouth.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira