Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 10:11

Sala de Máquinas modular para a Usina Hidrelétrica Porce III


A Johnson Controls foi a responsável pelo fornecimento do Sistema de Refrigeração para a produção de gelo em escamas, destinado ao resfriamento de concreto necessário à obra da Usina Hidrelétrica Porce III – Fases 1 e 2 – para a casa de força e barragem, respectivamente.

Em construção pelo consórcio formado pela empresa brasileira Construções e Comércio Camargo Corrêa – CCCC e pelas colombianas Conconcreto e Coninsa, a Usina Hidrelétrica Porce III, em muitos aspectos, tem um projeto típico das usinas existentes na América do Sul, ou seja, um grande desafio para os fornecedores.

Localizada nos Andes, distante 147 km a noroeste da cidade de Medellín, Porce III tem capacidade instalada de 660 MW e, como principal fonte de abastecimento, o rio Porce, que nos primeiros 60 km é conhecido como rio Medellín, pois nasce na cidade de Medellín, a 2.800 metros acima do nível do mar.

A principal necessidade do Consórcio era ter um sistema de produção de gelo em escamas, in loco, utilizando a menor quantidade de partes (peças e equipamentos) possíveis, e que ao final de cada obra pudesse ser desmontado, facilmente transportado e armazenado numa central de equipamentos mais próxima, aguardando o início de uma nova obra.

A equipe de engenharia da Johnson Controls de São Paulo, então a responsável pelo “Sistema de Refrigeração” para a produção de gelo em escamas, que utiliza amônia como fluido refrigerante, em conjunto com a Superintendência de Equipamentos da Camargo Corrêa Brasil, desenvolveu a “Sala de Máquinas Modular”, com capacidade de produção de 40, 60 e 90 toneladas/24hs de gelo em escamas.

A idéia da equipe, de utilizar um “container marítimo” para abrigar a Sala de Máquinas, completou o total atendimento às necessidades colocadas pela Camargo Corrêa e pelo Consórcio Porce III, e também atendeu ao exíguo espaço físico existente no local da obra.

Assim, o “Sistema de Refrigeração” Fase 1, com capacidade de produção de 40 toneladas /24hs de gelo em escamas, foi acondicionado no espaço físico de 2 containers marítimos de 40’ (pés) da seguinte forma: - 1 container tipo marítimo de 40’ (pés) para a “Sala de Máquinas Modular”, contendo 2 Compressores Sabroe, tipo alternativo, duplo estágio, e 1 Compressor de simples estágio, recipiente de líquido, resfriador de água, separador de líquido, painel elétrico e demais componentes de refrigeração; e -1 container tipo marítimo de 40’ (pés) refrigerado para o “Silo automático de estocagem de gelo em escamas”, com os geradores de gelo instalados na parte superior.

“Os equipamentos da Fase 1 (para uma produção de 40 toneladas/24hs) e da Fase 2 (para uma produção de 120 toneladas /24hs) já foram entregues, instalados e estão em operação desde o segundo semestre de 2008”, explica o Engº Carlos Margotto, da Divisão de Refrigeração da Johnson Controls. | www.johnsoncontrols.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira