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08/05/2009 - 10:17

Abilux prepara lançamento do LUX EXPORT

"Adesões ainda podem ser feitas".

Com o objetivo de inserir a indústria brasileira da iluminação no mercado internacional, a ABILUX (Associação Brasileira de Iluminação) vem trabalhando no sentido de buscar oportunidades para que os produtos made in Brazil conquistem espaço em mercados que tenham interesse real no estabelecimento de relações comerciais com empresas nacionais do setor.

Para a viabilização de um programa que atenda as expectativas das associadas, a diretoria da Entidade e representantes de empresas têm se reunido para colocar em atividade o Programa de Exportação LUX Export através de uma parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que vem realizando com grande êxito Projetos Setoriais Integrados (PSIs) com mais de 70 segmentos industriais.

A contratação de um gerente para dar andamento à implantação do projeto e a adesão de indústrias dos setores de iluminação residencial/decorativa, comercial, pública e de emergência, além de fabricantes de componentes como reatores, ignotores e transformadores já é uma realidade.

Para Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da Abilux, dar vida a um projeto de exportações em um momento tão delicado da economia mundial é estratégico para o setor.

Uchôa Fagundes lembra que a indústria brasileira de iluminação tem tudo para se transformar em um mercado altamente competitivo e promissor. "O LUX EXPORT é de fundamental importância para ampliar a participação dos produtos brasileiros no mercado externo. Através dele será possível inserir as empresas associadas em programas que visam o aumento da competitividade e a adequação às exigências de normas técnicas internacionais, expandir e consolidar a capacidade exportadora das que já exportam e ampliar a participação das pequenas e médias neste processo", argumenta o presidente.

A indústria brasileira de iluminação exportou em 2008 cerca de US$ 25 milhões. Em 2007 as exportações foram de aproximadamente US$ 17.500 milhões. De janeiro a março de 2009 o volume de vendas para o mercado externo foi de mais de US$ 4.500 milhões.

Lustres de metal para teto e parede, um dos itens aferido, foram os responsáveis, em 2008, por exportações que totalizaram US$ 2.147.187,00. Angola, Chile, Paraguai, Bolívia e Estados Unidos foram os cinco maiores compradores. Quando incluídos lustres fabricados a partir de outros materiais os Estado Unidos passam a ser o maior comprador de peças brasileiras seguido de Angola, Alemanha, Bolívia e Paraguai.

O ranking de países importadores inclui ainda Venezuela, índia, Uruguai, Peru, Japão, Arábia Saudita, Honduras, França, México, Cuba, Espanha, El Salvador, Argentina, Colômbia, Dijibuti, Malta, China, Portugal, Nigéria, Reino Unido, Equador, Austrália, República Dominicana, Panamá, Holanda, Guiné-Bissau, Itália, Gâmbia, Coveite, Moçambique e África do Sul.

O Projeto está aberto a todas as indústrias brasileiras de iluminação associadas à Abilux. Uchôa Fagundes alerta para o fato de que, assim que o grupo for fechado, a possibilidade de integrar o LUX EXPORT fica bem mais difícil já que as empresas, ao aderirem ao Projeto, passam a contribuir mensalmente com recursos para a manutenção do Programa.

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