Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 10:19

Dimep implanta solução de transmissão de dados da Prime Systems

Líder em equipamentos de controle de frequência adota com sucesso aplicativo da mineira Prime Systems, OS Mobile, que terá crescimento de 120% em 2009.

A Dimep Sistemas, fornecedora de sistemas de ponto e controle de acesso de pessoas e veículos, adotou recentemente uma tecnologia para aperfeiçoar a gestão e o acompanhamento de seus atendimentos técnicos em campo. Trata-se do aplicativo de transmissão de dados OS Mobile, desenvolvido pela empresa de TI do Grupo Seculus, Prime Systems. “O OS Mobile permite a gestão das equipes de campo por meio do monitoramento das ordens de serviço, vinculada ao recurso de geoposicionamento”, explica o diretor presidente da empresa, Roberto Willians Azevedo.

O aplicativo OS Mobile foi implantado na equipe de assistência técnica para atender chamados de clientes de São Paulo e região metropolitana. Agora, as ocorrências são comunicadas por meio de equipamentos Nextel aos 25 técnicos de campo. “Adotamos o OS Mobile para ter maior controle sobre os atendimentos e agilizá-los”, afirma o diretor da área de assistência técnica da Dimep, Sérgio Dimas. Outro recurso utilizado é o GPS, que permite a visualização dos técnicos mais próximos do cliente no momento da solicitação.

Na prática, a Dimep recebe e lista as ocorrências do dia, localiza os técnicos que se encontram geograficamente mais próximos do cliente em questão e envia mensagens informando qual a solicitação— reparação, reajuste, conserto de máquinas ou prevenção. A partir daí, a empresa monitora o atendimento do chamado. Um painel instalado no setor de atendimento mostra a produção efetiva de cada técnico, ou seja, quantos atendimentos ele realizou no dia ou no mês. Assim, é possível balancear o trabalho de cada um. “Uma empresa compra 200 catracas eletrônicas da Dimep. De tempos em tempos, encaminhamos técnicos até lá para uma manutenção preventiva, evitando, assim, possíveis problemas no equipamento. Por meio do Nextel, o técnico aponta as atividades inerentes ao atendimento, informa o momento em que chegou ao cliente, o início e status do atendimento, entre outros detalhes, amarrados ao recurso de geoposicionamento”, exemplifica Dimas.

Apesar da adoção recente do aplicativo, o diretor já constata resultados positivos. “O aplicativo permite uma visibilidade maior de todas as demandas. Monitoramos os processos e dividimos os clientes entre a equipe. Não é mais necessário chamá-los pelo rádio, averiguar quem pode atender a ocorrência”, conta. Outra mudança foi o uso de fichas impressas. Antes do OS Mobile, a Dimep utilizava formulários em papel para gestão das ordens de serviço. O encarregado do técnico só recebia um retorno do serviço executado no dia seguinte, por meio do documento impresso. “Esperamos um ganho de 20% a 30% em produtividade. Antes, um técnico fazia cinco atendimentos por dia, agora, a base é de sete ou oito. O trabalho diário ganhou agilidade e rapidez, os processos ficaram mais transparentes, pois conseguimos acompanhar a evolução do trabalho em tempo real”, enfatiza Dimas.

Atualmente, o OS Mobile é usado somente na área de atendimento técnico, mas a empresa pretende expandir o projeto para outros setores, como o de gestão administrativa.

Solução que cresce - Outras empresas adotaram o OS Mobile com sucesso, como a CTBC, empresa de tecnologia da informação e telecomunicações do Grupo Algar, Júlio Simões, especializado em serviços de transportes e soluções logísticas, e Instituto Hermes Pardini, laboratórios de análises clínicas, exames gerais e especializados. “O OS Mobile é inovador por que permite a criação de qualquer aplicação móvel corporativa em poucos minutos, de acordo com o fluxo de trabalho em campo do cliente”, explica o diretor presidente da Prime Systems, Roberto Willians Azevedo, que estima um crescimento de 120% para o aplicativo em 2009.

Além do ineditismo do produto, a expansão está atrelada aos resultados e tendências positivas do mercado de TI, que, segundo Azevedo, continua oferecendo oportunidades e favorecendo a comercialização de soluções, mesmo no atual cenário de crise. “Em contexto de crise, os clientes olham para as ineficiências de suas operações e buscam alternativas, o que costuma ser postergado em tempo de bonança. Ganhamos na bonança e um pouco mais na crise, com foco em produtividade”, afirma. A empresa pretende ainda empreender ações internacionais em torno do OS Mobile.

Prime Systems - Fundada há 13 anos, a Prime Systems, empresa de TI do Grupo Seculus, é especializada no desenvolvimento de soluções de mobilidade corporativa. Apresentou um crescimento médio de 63% nos últimos três anos. Desenvolve sistemas que dão mais eficiência e agilidade às diversas operações de empresas em campo. Conta, atualmente, com mais de 100 clientes, dos mais variados segmentos. Com sede em Belo Horizonte, mantém um laboratório de pesquisa e desenvolvimento com mais de 50 colaboradores.

Dimep - Fundada em 1936 pelo professor Dimas de Melo Pimenta, a empresa dedicou-se inicialmente à fabricação de marcadores de tempo, mas expandiu suas atividades e tornou-se a pioneira no segmento de sistemas de ponto e controle de acesso de pessoas e veículos. A empresa possui mais de 5.000 contratos, abastece cerca de 65% do mercado interno brasileiro e exporta para outros países da América Latina, Europa, e África.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira