Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 10:23

Lojas Americanas: crescimento de 11,0% na receita líquida “mesmas lojas” do quadrimestre e aumento de 0,7 p.p. na margem ebitda consolidada do 1T09

Rio de Janeiro – Lojas Americanas S.A. [Bovespa: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], empresa que ocupa posição destacada no ranking das maiores redes de varejo do Brasil, com 469 lojas em 07/05/09 e presença em 22 estados mais o Distrito Federal, anunciou no dia 7 de maio (quinta-feira), seus resultados do 1º trimestre de 2009 (1T09). As informações contábeis incluídas nas Informações Trimestrais a seguir, exceto onde indicado em contrário, são apresentadas de acordo com as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e em Reais (R$), e as comparações referem-se ao primeiro trimestre de 2008 (1T08). Para efeito de comparabilidade entre os períodos, a Companhia realizou os ajustes aplicáveis às demonstrações financeiras, regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM e pelos pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), para que os resultados do primeiro trimestre de 2008 e de 2009 estejam adequados à Lei 11.638/07. É importante mencionar que os resultados do 1T09 estão influenciados pela sazonalidade do evento Páscoa, que em 2008 ocorreu no 1º trimestre e em 2009 em abril.

Estrutura de varejo multicanal - Lojas Americanas atua com uma estrutura de atendimento multicanal. Além da rede de lojas físicas, a Companhia chega aos seus clientes com um amplo sortimento de produtos e serviços comercializados via internet, telefone, catálogos, TV e quiosques. A B2W – Companhia Global do Varejo, resultado da fusão entre Americanas.com e Submarino em 2006, possui um portfólio com as marcas Americanas.com, Shoptime, Submarino, Blockbuster Online, Ingresso.com, Submarino Finance e B2W Viagens, que oferecem mais de 30 categorias de produtos e serviços através dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques. A participação da Lojas Americanas na B2W ao final do primeiro trimestre de 2009 era de 56,62%.

Receita Bruta:No primeiro trimestre de 2009 (1T09), a receita bruta consolidada da Companhia totalizou R$ 2,179 bilhões, comparada aos R$ 2,171 bilhões registrados no mesmo período de 2008 (1T08). Na visão da controladora, a receita bruta no 1T09 totalizou R$ 1,121 bilhão, comparada ao R$ 1,149 bilhão registrado no 1T08. -É importante ressaltar que existe um descasamento nas vendas da Companhia já que o evento Páscoa em 2008 ocorreu no primeiro trimestre enquanto em 2009 ocorreu em abril, destaca a empresa

Receita Liquida: No 1T09, a receita líquida consolidada de Lojas Americanas e suas controladas atingiu R$ 1,655 bilhão, comparada ao R$ 1,638 bilhão registrado no 1T08. A receita líquida da controladora no 1T09 foi de R$ 909,5 milhões, comparada aos R$ 917,8 milhões registrados no 1T08. Para eliminar o efeito do evento Páscoa, estamos divulgando, excepcionalmente, o crescimento da receita líquida no conceito “mesmas lojas”, ou seja, excluindo as lojas novas com menos de um ano da inauguração, no quadrimestre de janeiro a abril. Neste período, o crescimento foi de 11,0% em relação ao primeiro quadrimestre de 2008.

Margem Bruta: No 1T09, a receita líquida consolidada de Lojas Americanas e suas controladas atingiu R$ 1,655 bilhão, comparada ao R$ 1,638 bilhão registrado no 1T08. A receita líquida da controladora no 1T09 foi de R$ 909,5 milhões, comparada aos R$ 917,8 milhões registrados no 1T08. Para eliminar o efeito do evento Páscoa, estamos divulgando, excepcionalmente, o crescimento da receita líquida no conceito “mesmas lojas”, ou seja, excluindo as lojas novas com menos de um ano da inauguração, no quadrimestre de janeiro a abril. Neste período, o crescimento foi de 11,0% em relação ao primeiro quadrimestre de 2008.

No 1T09, a receita líquida consolidada de Lojas Americanas e suas controladas atingiu R$ 1,655 bilhão, comparada ao R$ 1,638 bilhão registrado no 1T08. A receita líquida da controladora no 1T09 foi de R$ 909,5 milhões, comparada aos R$ 917,8 milhões registrados no 1T08.

Para eliminar o efeito do evento Páscoa, estamos divulgando, excepcionalmente, o crescimento da receita líquida no conceito “mesmas lojas”, ou seja, excluindo as lojas novas com menos de um ano da inauguração, no quadrimestre de janeiro a abril. Neste período, o crescimento foi de 11,0% em relação ao primeiro quadrimestre de 2008.

Merece destaque também a participação na Financeira Americanas Itaú (FAI), joint-venture com o Banco Itaú, responsável pela oferta de crédito e produtos financeiros aos clientes.

Lojas Americanas atua com uma estrutura de atendimento multicanal. Além da rede de lojas físicas, a Companhia chega aos seus clientes com um amplo sortimento de produtos e serviços comercializados via internet, telefone, catálogos, TV e quiosques.

A B2W – Companhia Global do Varejo, resultado da fusão entre Americanas.com e Submarino em 2006, possui um portfólio com as marcas Americanas.com, Shoptime, Submarino, Blockbuster Online, Ingresso.com, Submarino Finance e B2W Viagens, que oferecem mais de 30 categorias de produtos e serviços através dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques. A participação da Lojas Americanas na B2W ao final do primeiro trimestre de 2009 era de 56,62%.

É importante mencionar, para a análise das margens em percentual da receita líquida (RL) da Companhia, que o Regime de Substituição Tributária do ICMS (ST) passou a vigorar em alguns estados brasileiros, principalmente no estado de São Paulo – onde se encontram grande parte dos nossos fornecedores e onde temos 184 lojas. A ST, que altera a forma de recolhimento do ICMS para alguns segmentos de produtos, registra este tributo no Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e não na linha de impostos sobre vendas.

- É importante mencionar, para a análise das margens em percentual da receita líquida (RL) da Companhia, que o Regime de Substituição Tributária do ICMS (ST) passou a vigorar em alguns estados brasileiros, principalmente no estado de São Paulo – onde se encontram grande parte dos nossos fornecedores e onde temos 184 lojas. A ST, que altera a forma de recolhimento do ICMS para alguns segmentos de produtos, registra este tributo no Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e não na linha de impostos sobre vendas, -frisa a nota.

Lucro Líquido - O lucro líquido no primeiro trimestre de 2009 foi de R$ 2,5 milhões, comparados aos R$ 11,7 milhões registrados no mesmo período de 2008.

Perfil da Lojas Americanas S.A. - Lojas Americanas foi fundada em 1929, em Niterói (RJ), e está presente em todas as regiões do país (22 estados mais o Distrito Federal), com 469 lojas – 272 no formato Tradicional, 193 no formato Express e 4 no formato BLOCKBUSTER® - equivalentes a 496 mil metros quadrados de área de vendas. As lojas tradicionais possuem área média de vendas de 1.500 metros quadrados, reposição diária de estoques e aproximadamente 60 mil itens. O modelo Express segue o conceito de lojas menores, com área média de vendas de 400 metros quadrados, logística just-in-time e sortimento selecionado em torno de 15 mil itens, adequado às características de cada localidade e ao perfil dos clientes dessas lojas.

A Lojas Americanas garante a seus clientes preços competitivos em relação à concorrência e oferece produtos de qualidade reunidos nos Mundos Lar, Lazer, Beleza, Infantil, Confecção e Alimentos de Conveniência.

O varejo físico de Lojas Americanas conta com três centros de distribuição localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. As ações da Lojas Americanas estão listadas na Bovespa sob os códigos LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira