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08/05/2009 - 10:43

Uso do ABS e do ESP são temas no 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios

O uso do ABS - Sistema Antibloqueio de Frenagem no Brasil e o futuro da segurança ativa, hoje representado em todo o mundo pelo ESP - Programa Eletrônico de Estabilidade, são alguns dos temas que estão sendo discutidos no 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, em Gramado - RS.

Durante o Colloquium, estes temas serão apresentados por Geraldo Gardinalli, gerente de Engenharia de Aplicação da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina

O ESP representa o que há de mais moderno atualmente em segurança ativa. Em sua geração 8, modelo mais recente produzido pela Bosch, este programa eletrônico de estabilidade incorpora, além das funções do ABS, os benefícios do TCS - Controle de Tr ação, o que garante uma aceleração estável e sem deslizamento das rodas.

O principal benefício do ESP é que, em caso de manobras bruscas de emergência, ele é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo. "O sistema freia as rodas individualmente e gerencia a potência do motor de acordo com a necessidade", explica Gardinalli.

Recentemente, o Parlamento Europeu aprovou a obrigatoriedade do ESP. Este item de segurança deverá fazer parte de todos os novos projetos de veículos feitos pela Comunidade Européia a partir de novembro de 2011, e deverá equipar todos os novos veículos produzidos a partir de 2014. O governo americano também adotou a obrigatoriedade do ESP para todos os novos veículos que forem produzidos nos EUA a partir de 2011.

No Brasil o ESP ainda é pouco difundido, mas, recentemente, o país deu um passo importante para o aumento da segurança veicular. No mês passado, o Contran determinou, por meio da Resolução 312, que o AB S deverá ser obrigatório para todos os veículos novos produzidos a partir de janeiro de 2014, com introdução gradual a partir de janeiro de 2010. "O ABS, assim como o ESP, é um item de segurança ativa, isto é, que atua antes do acidente, contribuindo para evitá-lo e para salvar vidas", ressalta Gardinalli.

9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, de 06 a 8 de maio de 2009, e 07 de maio, às 18h - Local: Centro de Convenções do Serrano Resort – Gramado-RS.Painel: Novas Tecnologias.Palestrante: Geraldo Gardinalli, gerente de Engenharia de Aplicação da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.

Perfil do Grupo Bosch -O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2008, seus cerca de 280 mil colaborador es contribuíram para gerar um faturamento de 45.1 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch investe mais de 3.5 bilhões de euros, ou 8% de seu faturamento global, em pesquisa e desenvolvimento, e requer registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica de Precisão e Eletrotécnica. A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a realização de importantes investimentos de vanguarda para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), uma instituição sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma investidora industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta investidora. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e Robert Bosch GmbH. | Site: www.bosch.com.br

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