Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2009 - 10:49

Mães profissionais: o desafio de não deixar nada de lado

É crescente o número de mulheres que precisam conciliar os filhos e a família com o trabalho. Entendo isso não apenas como uma imposição da situação financeira de algumas famílias, mas também como um desejo da mulher moderna. Aqueles padrões que ditavam que a elas cabia somente a educação das crianças e os cuidados da casa deixaram de ser realidade há muito tempo. Agora, as mulheres além de continuarem com essas tarefas – assim como os homens – também acumulam as responsabilidades de um trabalho fora de casa.

Portanto, a grande questão que se faz presente é: como conciliar carreira e maternidade? A resposta para esta pergunta é complexa e não segue uma fórmula – mulheres diferentes podem encontrar saídas também diferentes. Porém, algumas estratégias e práticas cabem na maior parte dos casos.

Primeiramente, engana-se quem pensa que a obrigação de achar soluções para o impasse “vida pessoal x carreira” é exclusivo da mulher profissional. As empresas também podem contribuir para que essa situação seja melhor para as mães como, por exemplo, proporcionar horários mais flexíveis e até mesmo a possibilidade de elas trabalharem em casa para os cargos e profissões que permitam essa flexibilidade. Isso tornaria, inclusive, as profissionais mais eficientes, uma vez que não teriam que lidar com o conflito de “escolher” entre os filhos e o emprego.

Outro ponto importante é a priorização. Isso é sim essencial, mas uma profissional que é também mãe não pode abrir mão de nenhuma dessas funções. Claro que terá dias em que a criança precisará de mais atenção do que o emprego, e vice-versa, mas isso não pode virar regra geral, uma atividade não deve tirar o foco da outra.

Para tanto, a organização também é fundamental. Às vezes, perdemos muito tempo com coisas pequenas e banais e acabamos comprometendo o que de fato tem valor. Um bom planejamento diário torna a rotina mais dinâmica e diminui as chances de perdas de tempo desnecessárias. No mais, acredito que as mulheres são capazes, sim, de encarar essa dupla jornada, desde que sempre auxiliadas pelos parceiros e compreendidas pela empresa.

. Por: Renato Grinberg, diretor Geral da Trabalhando.com.br e especialista em mercado de trabalho. Aos 35 anos, Grinberg tem em seu currículo passagem por várias multinacionais, como a diretoria Geral da Latin American Multichannel Advertising Council (LAMAC), além de uma carreira internacional tendo trabalhado em empresas como a Sony Pictures e Warner Bros. em Los Angeles. Renato é formado em Música e Filosofia pela FAAM, pós-graduado em administração de empresas pela UCLA e possui MBA pela University of Southern California, Marshall School of Business.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira