Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2009 - 09:50

Quest Software inaugura Centro de Inovação Tecnológica que irá disputar mercado de 200 milhões de dólares

Investimentos da ordem de 1 milhão de reais estão por trás da iniciativa que reúne Quest Software e Allen Informática e que visa oferecer serviços de alto nível para corporações usuárias de ambiente Microsoft; soluções de virtualização e de migração de sistemas serão algumas das ofertas do centro que tem sede em Petrópolis, Rio de Janeiro, e conta com a colaboração de 200 profissionais.

São Paulo – A Quest Software, um dos principais fornecedores de soluções de gerenciamento de aplicações, banco de dados, ambiente Windows e ambientes virtuais, anuncia a inauguração do Quest Innovation Center. “Estamos investindo 1 milhão de reais nesta iniciativa; nosso objetivo é oferecer soluções e serviços de alto nível para o mercado corporativo de TI”, explica Celso Amaral, diretor geral da Quest Brasil. “Com sede em Petrópolis, Rio de Janeiro, iremos oferecer soluções de gerenciamento de TI para empresas instaladas no Brasil e na América do Sul”. Uma pesquisa da Forrester Research indica que em 2009 este mercado deverá gerar 200 milhões de dólares em serviços e soluções de gerenciamento de TI. O Quest Innovation Center é fruto da parceria entre a Quest e a Allen, integradora de soluções com mais de 20 anos de experiência. O ecossistema do centro é formado por 200 profissionais, número que deve subir a 300 até o final deste ano.

Hoje, a Allen é uma das maiores parceiras de negócios da Microsoft, oferecendo serviços para consolidar e aumentar a qualidade de ambientes missão crítica. “O Quest Innovation Center traz para o mercado o ‘best of breed’ de diversos fornecedores”, enfatiza Alessandra Barea, gerente de alianças e parcerias da Quest Software Brasil. “A Microsoft é a marca de qualidade que, hoje, está presente em todas as 500 maiores empresas brasileiras; a Quest Software, por outro lado, é a criadora de ferramentas de gerenciamento que aumentam ainda mais a força do ambiente Microsoft e a Allen, finalmente, é o braço de serviços dessas duas empresas, um time de profissionais capazes de extrair o melhor das soluções Microsoft e Quest nos ambientes heterogêneos das grandes empresas”, destaca.

Segundo Alessandra, um dos principais focos da parceria será, também, a criação de novas ofertas baseadas nas plataformas Quest e Microsoft. “A expertise dos profissionais do centro será a base de desenvolvimento de novos pacotes, soluções sob medida para os desafios enfrentados por empresas de todas as indústrias, em qualquer geografia”, comenta.

Expertise em Virtualização e em Migração - O Quest Innovation Center irá oferecer serviços e soluções de pré e pós vendas para todo o universo Microsoft, da área de infraestrutura (Active Directory) à de mensageria (Microsoft Exchange), passando por todo o universo de banco de dados (SQL Server) e aplicações de negócios (plataforma Microsoft .NET). “Um de nossos diferenciais é que seremos o primeiro centro de tecnologia com grande expertise em virtualização de sistemas, uma área em que a Microsoft e a Quest atuam de forma totalmente complementar”, comenta Airton Coelho, diretor de novos negócios da Allen.

Alessandra Barea, da Quest Software Brasil, concorda com esta visão. “2009 é o ano em que a virtualização está explodindo no Brasil; a necessidade de controlar custos e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade dos serviços prestados pela TI ao negócio está fazendo com que mais e mais projetos de TI incorporem nossas soluções de virtualização”. O crescimento da virtualização encontra, no Quest Innovation Center, um parceiro confiável. “Sabemos que a virtualização traz novos desafios em termos de gerenciamento de ambientes, desafios já vencidos pela soma dos talentos Microsoft/Quest/Allen”, comenta Alessandra. “Na nossa visão, a oferta de soluções de virtualização sob medida para a demanda de cada empresa será um dos diferenciais do Quest Innovation Center”, aponta.

Outra área que deverá ter destaque nas ofertas do Quest Innovation Center é a voltada à migração de ambientes de mensageria e colaboração Lotus Notes para o universo Microsoft Exchange e Microsoft SharePoint. “Este ponto também é crítico para as corporações; migrar caixas postais de e-mail e aplicações de workflow e colaboração exige uma grande expertise, conhecimento que já existe dentro do Quest Innovation Center e segue se renovando sempre”, diz Coelho.

Serviços de pré e pós-vendas - O Quest Innovation Center oferece serviços de pré-vendas como apresentações técnicas, demonstrações de soluções e construção de POC (provas de conceitos). Após o fechamento do contrato com a corporação usuária, outros serviços entram em cena, como desenvolvimento, implementação e suporte técnico. “Em todos os momentos, o que irá nos diferenciar é nossa abordagem multidisciplinar e heterogênea; mais do que nos fixarmos nos detalhes dos universos Microsoft e Quest Software, temos a missão de integrar essas plataformas com todos os outros ambientes de TI”, comenta Coelho. Para Alessandra Barea, essa visão é uma das marcas da filosofia por trás do Quest Innovation Center. “A equipe de profissionais do centro nada mais faz do que criar serviços que dão corpo a recursos que já estão presentes nas soluções Quest de gerenciamento; uma das marcas dos nossos softwares é, justamente, criar pontes tecnológicas entre ambientes diversos, de forma a garantir a qualidade da área de TI como um todo”.

Estreita parceria com a Microsoft - Esta visão é o que está por trás da estreita parceria entre a Quest Software – empresa com sede na Califórnia que faturou, em 2008, 735 milhões de dólares – e a Microsoft. “Hoje, 50% do nosso faturamento mundial vem de nossas soluções de gerenciamento para ambientes Microsoft; as novas versões dos softwares Quest são desenvolvidas com pleno suporte da Microsoft – chegamos a ter equipes que atuam dentro dos laboratórios da Microsoft em Redmond, Washington”, observa Alessandra, da Quest. Em 2004 e 2007, a Quest Software foi eleita pela Microsoft sua melhor parceira ISV; nos anos de 2005, 2006 e 2008, chegou até as fases finais de montagem deste ranking. “Esse reconhecimento é a resposta da Microsoft a excelência de nossas soluções e nossa capacidade de aumentar a qualidade do ambiente Microsoft como um todo, tanto de forma isolada como dentro do universo heterogêneo de TI das grandes empresas”, diz Alessandra.

Embora ofereça um largo leque de serviços, o Quest Innovation Center orgulha-se de um serviço em especial: sua capacidade de construir POCs (provas de conceito) impecáveis e sob medida para a realidade de TI e de negócios de cada corporação usuária. “Num ano de crise como este, o papel da POC é cada vez mais crítico no processo de decisão de compra das empresas usuárias”, comenta Coelho, da Allen. “As empresas estão cancelando projetos que não provaram sua eficácia e priorizando as questões críticas, essenciais para a continuidade da TI e dos negócios”. Dentro deste quadro, não é de se espantar que mais e mais concorrências exijam a construção de uma POC do fornecedor que está disputando o projeto. “O Quest Innovation Center apresenta todas as credenciais em termos de infraestrutura de laboratório e de expertise técnica para realizar as POCs mais complexas”, disse.

Investimentos em treinamento e certificação - Para manter este espírito de excelência e atualização constante, o Quest Innovation Center investe continuamente no treinamento e certificação de seu time de profissionais. “Na verdade, vamos além dos conteúdos propiciados pela Microsoft e pela Quest”, comenta Aírton Coelho, da Allen. “O Quest Innovation Center está estreitamente ligado a universidades e escolas que se destacam pelos projetos de pesquisa na área de TI aplicada aos negócios”.

Coelho, que também é professor universitário, sabe do que está falando. “Hoje, somente 10% das pesquisas realizadas nas universidades brasileiras chega ao mercado em forma de produto ou solução; estamos lutando para mudar este quadro e a própria existência do Quest Innovation Center é uma prova de que estamos conseguindo”. Coelho explica que os líderes do Quest Innovation Center fazem parte de diversas comunidades acadêmicas. São profissionais que mantém um canal de comunicação permanente com bolsistas e pesquisadores, de modo a aplicar resultados de pesquisas em soluções de tecnologia da informação. “Mantemos laços com instituições como a Universidade Católica de Petrópolis, a Universidade Estácio de Sá, a FAETEC, o IST/LNCC, e várias outras do estado do Rio de Janeiro; há um fluxo ininterrupto de troca de experiências e informações entre nós e esses avançados centros acadêmicos”, resume.

Até 2012, exportação de serviços - Desde o seu nascimento, o Quest Innovation Center está sendo visto como uma iniciativa que, em curto prazo, dará frutos globais. “Num primeiro momento, iremos nos focar em atender às corporações instaladas no Brasil; já em 2012 esperamos, por meio de parcerias, oferecer nossos serviços para os países da América do Sul”, aponta Alessandra Barea, da Quest.

Perfil da a Quest Software - A Quest Software, Inc., um dos principais fornecedores de sistemas corporativos de gestão de TI, fornece produtos inovadores que ajudam as organizações a obterem mais desempenho e produtividade de suas aplicações, bancos de dados, infra-estrutura Windows e ambientes virtuais. Por meio de uma profunda expertise em operações de TI e um foco contínuo no que há de melhor, a Quest ajuda mais de 100.000 clientes a satisfazer as mais altas expectativas da TI corporativa. A companhia também oferece ferramentas para gestão de clientes através de sua subsidiária ScriptLogic e soluções de virtualização de servidores e de desktops através de sua subsidiária Vizioncore. A Quest Software pode ser encontrada em seus escritórios ao redor do globo e no endereço www.questsoftware.com.br

Allen Informática - Fundada em 1986, a Allen se destaca no mercado de Tecnologia da Informação, especialmente na comercialização de produtos, na capacitação e implantação de serviços, com atuação nacional em 9 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Porto Alegre. A Allen tem como missão prestar serviços de Tecnologia da Informação com qualidade e profissionalismo, agregando valor aos produtos e entregando soluções ajustadas às necessidades dos seus clientes. Allen é certificada pela ISO 9001:2000 em todos os segmentos de atuação, pelo Bureau Veritas Certification, com a seguinte Política da Qualidade: ”Garantir a satisfação do seu cliente, fornecendo soluções em Tecnologia da Informação focada para Negócios com eficiência, qualidade e comprometimento”. | www.allen.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira