Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2009 - 09:52

Alcoa apresenta seu Relatório de Sustentabilidade pelo sexto ano consecutivo

Publicação retrata a evolução das iniciativas da empresa no sentido de seu desenvolvimento sustentável no Brasil.

Pelo sexto ano consecutivo, a Alcoa apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2007/2008. A publicação retrata a atuação da Companhia no País, de Agosto de 2007 a Dezembro de 2008. As informações referem-se às atividades das unidades de Itapissuma-PE, Juruti-PA, Poços de Caldas e Itajubá-MG, Sorocaba e Utinga-SP, Tubarão-SC; do consórcio Alumar, em São Luís-MA, além dos escritórios da capital paulista e abrangendo ainda as usinas hidrelétricas em que a Alcoa tem participação acionária. Todo o conteúdo está disponível no site da Alcoa no Brasil - www.alcoa.com.br

Esse Relatório mostra o compromisso da Alcoa com a sustentabilidade, comprovado por meio de reportagens em estilo jornalístico e focalizando as seis questões ligadas à sustentabilidade que são mais relevantes para a Empresa no País: desenvolvimento local e regional; gestão e desenvolvimento de pessoas; estratégias das relações do trabalho; gestão de resíduos e emissões; acesso à energia e seu uso eficiente; e conservação e biodiversidade – todos interligados pelos dois temas transversais: diálogo com partes interessadas; e transparência e responsabilidade.

“A agenda da Alcoa para a sustentabilidade está em permanente construção. Com esse Relatório, procuramos prestar contas à sociedade da nossa atuação, nesse sentido. Esse é mais um canal para aprofundarmos o diálogo com nossos públicos e construirmos relações de confiança duradouras”, diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

Entre os assuntos cobertos pelo Relatório destacam-se: - Estrutura para a criação do Conselho Juruti Sustentável, que reúne representantes do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil. O Conselho, já operando em caráter oficial e definitivo, estabelece um espaço permanente de diálogo e ação coletiva entre as partes interessadas no desenvolvimento sustentável do município.

- Redução e neutralização de emissões. A unidade de Poços de Caldas registrou 50% de redução nas emissões de gases de efeito estufa com o projeto de modernização tecnológica New Soderberg.

- A Alcoa passou a integrar, como membro-fundador, o Programa Brasileiro GHG Protocol – Greenhouse Gas Protocol, metodologia internacional mais utilizada por empresas para quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa.

Pela primeira vez a publicação reporta as atividades desenvolvidas pela Empresa na região, particularmente no Brasil, orientada pelas diretrizes da terceira versão – G3 - propostas pela GRI-Global Reporting Initiative . Essa organização, com sede em Amsterdã, na Holanda, consolidou um padrão mundial para a produção de relatórios de sustentabilidade.

Lançada em 2006, a G3 busca promover o alinhamento com os valores defendidos, por exemplo, pelo Pacto Global e pelos Princípios do Equador, entre outras ações mundiais ligadas diretamente à responsabilidade empresarial. Nesse contexto, a GRI exige que as publicações elaboradas sob sua chancela priorizem aspectos como transparência, relevância, confiabilidade, comparabilidade e abrangência.

“Ao avançar na adoção das diretrizes da GRI, a Alcoa reafirma seu compromisso com as boas práticas de governança e a prestação de contas às partes interessadas”, finaliza Franklin L. Feder.

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 35 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu em 2009 a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira