Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2009 - 09:56

Programa Agropalma Jovem Aprendiz forma sua primeira turma de profissionais

A primeira turma de alunos do Programa Agropalma Jovem Aprendiz celebra a conclusão de suas atividades na empresa. Lançado em 2006, o AJA oferece capacitação técnica e contato com o mercado de trabalho a jovens com idade entre 14 e 18 anos, filhos ou dependentes legais de colaboradores da empresa.

Após dois anos de atividades com acompanhamento escolar e social, 18 adolescentes concluíram a etapa como aprendizes e alguns já comemoram a inserção no mercado de trabalho. É o caso de Márcia Cristina Alves França, que ingressou no Programa AJA perto dos 18 anos e hoje, aos 21, foi contratada como auxiliar administrativa e trabalha no departamento de adubação do Grupo Agropalma, em Tailândia (PA).

“É um momento emocionante em que relembramos os últimos anos, desde quando tudo começou, o processo seletivo, o período de estudos, até o dia de hoje, com a satisfação da conquista do emprego”, relata Márcia. Ao longo de sua trajetória, a jovem dividiu-se entre o ensino médio que cursava à noite na Escola Agropalma e o aprendizado prático na empresa, com passagem por diversos setores.

Além da boa formação e proximidade com os professores, os alunos tiveram acompanhamento social permanente, incluindo encontros com psicólogas a cada troca de setor e reuniões com os familiares. “Essa ação conjunta permitiu aos alunos uma formação compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico dos jovens. Por meio de avaliações de desempenho, foi possível revelar talentos e observar o amadurecimento pessoal e profissional dos estudantes”, afirma Luciana de Melo Machado, psicóloga da Agropalma e gestora do Programa AJA.

Desde o início de suas atividades, o Grupo Agropalma enxerga a educação como um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável. “A carência de escolas nos municípios paraenses de Tailândia e Moju, região onde está localizado nosso complexo agroindustrial, é o grande motivador dessas ações. A falta de mão-de-obra qualificada faz com que a empresa invista constantemente na capacitação e no aprimoramento profissional de seus colaboradores”, informa Túlio Dias, gerente de responsabilidade socioambiental da Agropalma.

A primeira iniciativa da companhia foi a inauguração da Escola Agropalma, em 1986, que hoje dispõe de cerca de 500 vagas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de sediar o Programa AJA. Em 2008, por meio de um convênio firmado com a Universidade da Amazônia (UNAMA), a Agropalma passou a oferecer aos seus profissionais a oportunidade de frequentar cursos de graduação em Gestão Empresarial. No mesmo ano, uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) permitiu também o acesso a um curso de MBA in Company em Gestão Empresarial com Foco em Agribusiness. Tais projetos de educação somaram, somente em 2008, investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão.

Grupo Agropalma (www.agropalma.com.br) - Com 64 mil hectares de reservas florestais, 39 mil hectares de áreas de plantio e 5 indústrias de extração de óleo bruto situados nos municípios de Tailândia, Acará, Moju e Tomé-Açu, a 150 quilômetros de Belém – na capital estão a refinaria, a fábrica de gorduras vegetais e margarinas e a usina de biodiesel –, o Grupo Agropalma é o maior produtor individual de óleo de palma da América Latina.

Responsável pela geração de mais de 5 mil empregos diretos, o grupo vem investindo há 27 anos na região Amazônica com a implantação de seu complexo agroindustrial, que contempla o plantio da palma e a produção de óleo para o abastecimento dos mercados nacional e internacional.

Essa iniciativa fez com que a empresa desenvolvesse uma infraestrutura de apoio na região: criação de malha viária, agrovilas com residências, alojamentos, clubes recreativos, refeitórios, ambulatórios, farmácia, escola de ensino infantil, fundamental e médio, com instalação de energia elétrica, abastecimento de água e assistência médica. Essas atividades geram receita e proporcionam melhoria do nível de vida dos funcionários e da população residente nas comunidades próximas que, direta ou indiretamente, possuem algum tipo de relacionamento com a companhia.

Já foram investidos cerca de US$ 250 milhões no empreendimento, valor que traduz o maior investimento que uma instituição de capital privado nacional já realizou em cultura de palma na América Latina. Isso comprova o compromisso do Grupo Agropalma em promover o desenvolvimento sustentável, conciliando atividades produtivas ambientalmente corretas com o desenvolvimento social, a partir de alternativas econômicas viáveis para a região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira