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09/05/2009 - 10:04

Santos Brasil apresenta crescimento de 4,5% da receita líquida no primeiro trimestre de 2009


São Paulo – A Santos Brasil Participações, maior operadora de contêineres da América do Sul e uma das mais importantes prestadoras de serviços de logística do Brasil, registrou receita líquida de R$ 164,2 milhões no primeiro trimestre de 2009, crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado está em linha com a expansão da receita bruta, que chegou a R$ 184,7 milhões, com elevação de 4,2%.

O EBTIDA da companhia atingiu R$ 54,8 milhões no primeiro trimestre de 2009, com margem de 33,4%. Para efeito de comparação, o EBTIDA consolidado nos três primeiros meses 2008 seria de R$ 54,2 milhões, se adotadas retroativamente as novas normas do IFRS (International Financial Reporting Standard) .

O lucro líquido consolidado da Santos Brasil no primeiro trimestre foi de R$ 12,7 milhões ante R$ 18,2 milhões do mesmo período do ano passado.

Composição de Receitas - As operações de logística da Santos Brasil e de suas controladas com foco na área – caso de Mesquita e Union - contribuíram com 50,4% das receitas brutas verificadas pela holding no período. Somente a Mesquita contabilizou crescimento de 50,6% da receita bruta, que atingiu R$ 36,4 milhões. O volume armazenado consolidado, por sua vez, foi de 38.837 contêineres, redução de 2,4% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

A fatia restante das receitas da Santos Brasil deriva das operações de movimentação de contêineres. Nos três primeiros meses de 2009, o volume movimentado pela companhia foi de 153.491 contêineres, dos quais 75,5% cheios. Houve uma redução de 21,5% na movimentação em relação ao mesmo período de 2008, que refletiu a crise econômica global e acompanhou a desaceleração do comércio mundial.

Perspectivas e investimentos - As incertezas sobre a economia mundial e seus reflexos no comércio exterior levaram a Santos Brasil a rever sua previsão de movimentação para 2009 para 1.086.000 TEUS (unidade relativa a contêineres de 20 pés), ante o volume de 1.230.000 anteriormente informado. Apesar da perspectiva, a companhia mantém sua projeção de EBITDA de R$ 248 milhões no acumulado de 2009.

Já a previsão de investimentos da companhia para o ano foi ampliada de R$ 150 milhões para R$ 190 milhões, não incluídas eventuais aquisições. A revisão deve-se à decisão da companhia de dar prosseguimento às obras de expansão do seu terminal de contêineres em Santa Catarina, o Tecon Imbituba, com o objetivo de adequá-lo às oportunidades do mercado do sul do país. “Estamos pautados em uma possível retomada da economia no médio prazo”, destaca Washington Kato, diretor econômico financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil.

A companhia também tem investido constantemente na modernização de seus terminais de contêineres. O Tecon de Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, por exemplo, acaba de receber três portêineres (guindastes sobre trilhos que percorrem o costado do navio), capazes de movimentar simultaneamente dois contêineres cheios de 40 pés ou quatro de 20 pés, o dobro da capacidade de outros guindastes. São os primeiros aparelhos do gênero no continente americano e que devem iniciar operação até o mês de junho. Outros três portêineres devem chegar até agosto. Os terminais de Imbituba e Convicon também receberam mais equipamentos novos recentemente - do tipo MHC (guindastes móveis).

Perfil da Santos Brasil - A Santos Brasil Participações S/A é uma das mais importantes prestadoras de serviços de infraestrutura portuária e logística do Brasil. Listada no nível 2 de governança corporativa da Bovespa, a empresa é a holding controladora da Santos-Brasil S.A., operadora do Tecon de Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul. Opera também mais dois terminais de contêineres (Tecon Imbituba e Convicon – Contêineres de Vila do Conde) e empresas de logística portuária e integrada (Mesquita e Union). A companhia se destaca por adotar modelo de gestão focado no aumento de produtividade e de agregação de valor para seus clientes.

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