Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2009 - 10:09

Operação inverno

O período mais frio do ano começa em junho. No entanto, para chegar à primavera com a pele impecável é de extrema importância tomar vários cuidados durante as baixas temperaturas. Veja as dicas da Dra. Mercedes Granja.

Com a chegada do frio, além da dificuldade da grande maioria das pessoas de sair da cama cedo, a pele, as mãos e os cabelos, de fato, são os mais prejudicados com as baixas temperaturas. Banhos mais quentes e demorados, tendência a alergias e descamação são apenas alguns dos problemas que podem ocorrer durante este período do ano. “Sensação de estiramento, pequenas rachaduras, sensibilidade ao toque e aspecto enrugado e ressecado são os principais sintomas que sofrem, sobretudo, o rosto e mãos”, diz a médica nutróloga, cosmiatra e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dra. Mercedes Granja. Para passar por esta estação e ir direto à primavera com um visual revigorado e tratado, é necessário um check-list, sugere a médica, com dicas sobre os cuidados para manter a aparência bonita e saudável. Veja abaixo:

Cabelos: Como eles ficam mais expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores, há um ressecamento dos fios, com o surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado. Neste caso, a atenção deve ser redobrada, com a utilização de xampus mais hidratantes que contenham manteigas como Karité e Illipê ou hidratantes, como Alantoína e proteínas da seda. O secador de cabelos no frio faz bem para a saúde no geral, mas é maléfico para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Seu uso deve ser evitado, portanto, diminuir a frequência de lavagem dos cabelos e escolher o xampu certo para seu tipo de cabelo”, ensina a Dra. Mercedes.

Pele do rosto: O cuidado deve ser redobrado: hidratar e renovar são os lemas. Procure, portanto, utilizar formulações que contenham componentes de alto poder de hidratação, por exemplos:

• Aquaporine Active: Super-hidratante que favorece um aumento dos canais de hidratação da própria pele;

• Silicone DC 9701: Forma uma película impedindo a perda e uniformizando a pele (diminui imperfeições);

• Vitamina C: Tem alto poder de hidratação e pode ser na forma de nanosferas ou lipossomas, isto é, encapsuladas para ter maior poder de penetração;

• Vitamina E: Além de hidratar é um poderoso antioxidante, isto é, combate eficazmente aos radicais livres;

• Ácido retinóico e glicólico: Potentes regeneradores, renovadores da pele e estimuladores do colágeno. O inverno é a época ideal para utilização desses princípios, pois apresentam restrição à exposição solar.

• Kinetin – L: Combinação de três substâncias que são encapsuladas, isto é, na forma de lipossomas, que tem maior penetração na pele. É um conjunto de ADENIN (Regenerador e estimulador do colágeno), Vitamina C e ácido alpha lipóico (antioxidante).

Área dos Olhos: É muito comum apresentar maior sensibilidade, ressecamento e descamações nessa época do ano. Portanto, redobre a atenção com fórmulas à base de:

• Eye Contour Complex: Contém ácido hialurônico, vitamina C, silício orgânico que melhora a circulação, antiradicais livres, clareador e hidratante.

• Densiskin: Silício orgânico que estimula colágeno, reduzindo linhas de expressão.

• Vitamina C: na forma de nanosferas para não apresentar irritações.

• Nodema: Para reduzir inchaços e bolsas dos olhos.

“Cuidado com a higienização dos olhos, opte por creme ou loções de limpeza para retirar maquiagem”, alerta a médica.

Mãos e pés: As mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente e como a sua capacidade de produzir oleosidade natural é menor, pois possui menor quantidade de glândulas sebáceas, a atenção deve ser maior para evitar ressecamentos e até mesmo fissuras. Portanto, proteja-as com luvas ao mexer com produtos de limpeza ou substâncias irritantes. Procure durante o dia utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta), que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. À noite procure fórmulas que contenham Uréia, Ácido lático e lactato de amônio que tem alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, ao dirigir principalmente.

Com relação aos pés, que nessa época ficam “presos” dentro dos calçados, procure realizar esfoliação semanal, sem utilizar lixas ou pedras. Hidrate toda noite com uréia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.

Lábios: Área do rosto que não tem chance de ser protegida em nenhum momento, em função da constante exposição, é a primeira a sofrer, podendo apresentar rachaduras, descamações ou irritações. Então, utilize batons com hidratantes e vitaminas (C e E). À noite, é válido usar manteiga de cacau ou batons hidratantes sem perfumes ou conservantes.

Corpo: Aquele banho quente e demorado tem consequências desastrosas na pele do corpo. No frio, a produção do suor diminui e, portanto, a pele fica com seu conteúdo de água diminuído. A situação piora com o uso de sabonetes e banhos com água quente, pois retiram a camada protetora da pele. O vento também judia da pele, roubando-lhe calor e umidade. Desidratada, a pele torna-se mais sensível. Para contornar, deve-se tentar diminuir a temperatura do banho, bem como a duração do mesmo, usar sabonetes cremosos e hidratantes (há várias marcas no mercado) e, logo após, secar o corpo (não esfregar a toalha e, sim, só encostá-la na pele), aplicar um bom creme hidratante, com a pele ainda quente. Esquecer o uso de buchas e demaquiantes à base de álcool. Se possível, usar tecidos de algodão por baixo de lãs e roupas sintéticas. Proteger as áreas expostas do frio e do vento.

Estrias: Esta época do ano é ideal também para tratamento de estrias com a utilização de ácido retinóico em casa e na forma de peelings no consultório e também aquelas aplicações nas lesões (mesoterapia), também conhecidas como intradermoterapia.

Alimentação: A tendência é ingerir alimentos quentes e calóricos; quentes, por serem mais “confortáveis” ao estômago e às emoções, e calóricos por que nosso corpo “pede” mais energia para manter a temperatura. Desta forma, os carboidratos são os primeiros a serem metabolizados, por poderem liberar energia mais rapidamente, seguidos pelas proteínas e gorduras. Os melhores alimentos são as verduras e legumes sob a forma de sopa, adicionados de uma fonte de proteína animal magra e “temperados” com um fio de azeite ou uma colher de parmesão ralado. As sopas podem ser acompanhadas de croutons e grãos integrais, para aumentar seu poder de saciedade.

“Apesar de todas as dicas, ainda é imprescindível o uso de protetor solar durante o inverno. O sol, ainda que pareça mais fraco, continua emitindo radiações ultravioletas e, portanto, danificando a pele. Quando se vai para regiões montanhosas, o sol torna-se ainda mais agressivo, pois as camadas de ar e poluição que ele tem que ultrapassar é menor e as radiações acabam atingindo a pele com maior eficiência e, portanto, maior dano”, finaliza a Dra. Mercedes.

Dra. Mercedes Granja - Médica formada pela Universidade São Francisco - Faculdade Bandeirante de Medicina; especializações médicas em Nutrologia e Patologia Clinica; pós-graduação em Dermatologia e Medicina Estética; extensão universitária em Mesoterapia Clínica e Estética em Bordeaux-França; educação continuada em Geriatria pela USP; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology; professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. | www.mercedesgranja.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira