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09/05/2009 - 10:50

Relacionamento entre mães e filhas, na venda direta, vira fonte de renda

Motivação mútua entre revendedoras mães e filhas alavanca vendas e estimula a cumplicidade da relação.

A chegada do Dia das Mães tem um duplo significado para uma parte considerável das revendedoras do setor de venda direta. A data, tradicionalmente, já representa uma das maiores oportunidades de venda do ano no segmento, que tem nas mulheres um dos seus maiores focos de consumo e força de venda. Nesse universo, não é raro encontrar mães e filhas trabalhando juntas, relatando como a experiência contribui para aproximá-las umas às outras.

De acordo com Lírio Cipriani, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), é a própria dinâmica da venda direta que contribui pelo interesse de mães e filhas pelo setor: “A autonomia e a flexibilidade do negócio o torna acessível tanto à dona de casa quanto à jovem que nunca teve uma experiência de trabalho”, diz.

A revendedora Carlota Batista, da Herbalife, que trabalha com a filha Taís Moraes Batista, testemunha o benefício obtido com o trabalho em família: “Ganhamos mais tempo perto uma da outra, e aprendemos a respeitar mais o ritmo de cada uma. Ter os filhos por perto também nos negócios é um sonho que se tornou realidade”, observa a mãe.

Sem canibalizar as vendas uma da outra, como quando duas lojas atuam próximas uma da outra, mãe e filha inventam seus próprios modelos de parcerias, mas que lembram conhecidos jargões econômicos, como a sinergia – aqui em família. A revendedora Hatune Utagava, que trabalha com a filha pela Amway, relata como a troca de idéias ajuda a melhorar as vendas. “Muitas vezes trocamos indicações de clientes para nos ajudarmos reciprocamente”, conta.

Eliene Palma, da Hinode, observa que trabalhar junto também requer disposição para superar as adversidades: “Quando a Jaqueline começou, ainda era uma adolescente, então foi um pouco difícil. Mas com o tempo ela percebeu a importância da experiência, tal qual hoje eu percebo como é fundamental a participação dela no desenvolvimento das nossas estratégias”, reconhece.

Rosangela Aparecida Soller Gomes Correa, de 49 anos, é consultora da Natura há 10 anos e, hoje, tem uma pronta-entrega na região do Ipiranga. As filhas Laís Gomes Correa, de 23 anos, e Denise Gomes Correa, de 24 anos, também são revendedores das vendas diretas. A mãe, que já é avó de uma netinha de 1 ano, vê muitas vantagens na atividade. Além da flexibilidade de horários, o melhor de tudo é poder trabalhar junto das filhas. “Somos uma equipe de sucesso!”, ressalta.

Elza Maria Gomes começou a revender produtos Avon há 34 anos, quando precisava sustentar sua família. Mas, ao longo do tempo, descobriu seu dom para vendas e então decidiu dedicar-se com afinco nesta atividade. Seus quatro filhos cresceram vendo a mãe revender cosméticos e, hoje, três deles já se tornaram revendedores autônomos. São verdadeiros empreendedores, investem na pronta-entrega de produtos, geram renda e empregos.

A revendedora Ana Maria Rezier desde cedo notava o entusiasmo da filha Geisiane com o catálogo da Hermes, até que a levou para uma apresentação de recrutamento, deixando-a muito animada. As duas, então, tiveram uma conversa de mãe pra filha, sobre a responsabilidade de todo negócio. A jovem refletiu e decidiu topar o desafio. A experiência foi tão boa que Geisiane se tornou líder de uma equipe de 25 consultoras.

Com o exemplo que veio da mãe Lucia Spirandelli, a consultora de beleza Luciana Spirandelli percebeu que teria na Mary Kay uma oportunidade de renda que também lhe permitisse mais tempo com seus filhos pequenos. Formada em Administração e com MBA na área, Luciana se mostrava resistente à profissão de consultora. Porém, com a postura empreendedora da mãe, que fazia da venda direta a sua micro-empresa, enxergou uma oportunidade de gerenciar seu próprio negócio.

Segundo o monitoramento da ABEVD, o mercado de cuidados pessoais responde por 89% do faturamento do segmento das vendas diretas, o que explica como as vendas diretas estão igualmente concentradas nas mãos das mulheres. De olho nesse filão, também os produtos de cuidados do lar e os suplementos nutricionais têm boa performance de vendas. Juntos, fazem do Dia das Mães uma data tão importante quanto a do Natal.

Sobre as vendas diretas - As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a economia brasileira, responsável pela contribuição fiscal da comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos, sendo 88% da categoria de cuidados pessoais, 6% de suplementos nutricionais, 5% de cuidados do lar, e 1% de serviços e outros.

Também chamadas de vendas por relacionamento, as vendas diretas ocorrem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos. Não deve ser confundida com a venda porta a porta, uma vez que esse termo está sujeito à toda sorte de mercadorias, de origem desconhecida, e sobre a qual não se aplicam as diretrizes de ética do Código de Conduta da ABEVD.

ABEVD é uma associação fundada em 1980 por empresas que buscavam o desenvolvimento do sistema de Vendas Diretas no Brasil. Atualmente conta com 46 associadas, sendo 30 empresas de Vendas Diretas, oito associados consultores e oito associados fornecedores. São eles:

Amway, Avon, Bálsamo Perfumes, Casa do Agente, Cellcred, Compra Certa, Embelleze Style, Herbalife, Hermes, Hidra Cosméticos, Hinode, Inspiração Perfumes, Jafra, Lyor, Mary Kay, MonaVie, Natura, Nature’s Sunshine, Perfam, Phoneclub, Photon do Brasil, Redepin, Samba 38, Tahitian Noni, Tiens do Brasil, Tupperware, Up Essência, Vitaderm, WOW, Yakult Cosmetics, Arruda Pires Consultoria Jurídica, DirectBiz Consultants, Leite, Tosto e Barros Advogados, Lopes Pinto, Nagasse e Serafino Advogados, Loyalty Marketing, M&BA Marketing Business, MMC&Zarif Advogados, Syntec, Applauso Veículos, DineroMail, Integration, Laboratórios Pfizer, Gera Gestão de Modelos Comerciais, Okto Mobile, PCI Integrated Management Services, VeroAd Design. | www.abevd.org.br.

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