Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2009 - 11:10

Banco Central do Brasil avisa que a política cambial continua

Brasília - A estratégia de atuação do Banco Central do Brasil no mercado cambial foi apresentada em Nota à Imprensa de 6 de janeiro de 2004, sobre a política de compra de divisas. Esta indicava que caberia ao BCB realizar compras de divisas no mercado com o intuito de, uma vez atendidas as necessidades do Tesouro Nacional para pagamentos de juros e principal de bônus e Clube de Paris, promover a gradual recomposição das reservas internacionais do país.

A nota especificava também que o Banco Central não se comprometeria a alcançar nenhuma meta específica no processo de aquisição de divisas, embora tivesse por objetivo aumentar as reservas do país no médio prazo. A política de compra de divisas pelo Banco Central seria pautada primordialmente pelas condições de liquidez existentes a cada momento e teria como objetivo não adicionar volatilidade ao mercado cambial nem interferir na tendência de flutuação da taxa de câmbio. Tal política deveria ser vista como um esforço de recomposição de reservas no contexto de um regime de metas de inflação com câmbio flutuante, não devendo ser confundida com o estabelecimento de outras metas para o Banco Central, como a fixação de tetos ou pisos para a taxa de câmbio.

Tal política trouxe benefícios inegáveis para a economia, permitindo o enfrentamento da mais severa crise financeira observada na economia mundial desde os anos trinta do século passado, sem rupturas de política nem descumprimento de contratos. Foi o volume das reservas internacionais que permitiu, e ainda permite, ao Banco Central suprir liquidez em segmentos, como no financiamento do comércio exterior, aonde a atuação do setor privado ainda não se normalizou. Tendo, contudo, o mercado cambial demonstrado, em linhas gerais, melhora nas condições de liquidez, criaram-se circunstâncias que permitem ao Banco Central voltar a ampliar suas reservas internacionais, dependendo sempre das condições de mercado a cada momento. Ao implementar tal política o Banco Central continuará aderindo integral e inequivocamente aos princípios estabelecidos em 2004: atuará de acordo com as condições de mercado, sem adicionar volatilidade ao mercado cambial ao longo do tempo nem interferir na tendência de flutuação da taxa de câmbio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira