Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2009 - 10:17

Nova oferta da CPM Braxis garante sucesso em todas as etapas dos projetos de TI

XPrecision garante que iniciativas de implementação sejam realizadas dentro de prazos e custos estipulados.

A CPM Braxis, maior empresa brasileira de serviços de TI, apresenta o XPrecision, conjunto de serviços e recursos voltados à garantia da qualidade de todas as etapas da gestão de um projeto de TI. Ao aplicar os conceitos de Change Management, Business Process Management (BPM) e Project Management Office (PMO), o XPrecision combina as melhores práticas de mercado, as mais atuais ferramentas tecnológicas e a expertise de profissionais qualificados para garantir que as empresas não tenham surpresas com custos adicionais ou com o não cumprimento de prazos. A CPM Braxis é a única no mercado a fornecer os três conceitos consolidados em uma única oferta.

Como sustentação à aplicação dos pilares que formam o XPrecision, a empresa emprega a XMethod for Business Solutions, metodologia própria desenvolvida a partir das melhores práticas globais e da experiência dos profissionais CPM Braxis em diversos projetos bem-sucedidos. Entre suas características inovadoras estão seu foco em processos (e não em módulos), a geração automática do business blueprint e do documento de configuração SAP.

“Os clientes estão mais exigentes e mais conscientes de suas necessidades. Por isso, a condução dos projetos precisa atender às expectativas em relação ao padrão de qualidade e ao cumprimento dos requisitos previamente propostos. Toda a expertise precisa, cada vez mais, ser aplicada nos pontos críticos, sejam eles de caráter técnico, humano ou de processos”, destaca o gerente de projetos da CPM Braxis, Leandro Doca.

Change Management – Os projetos de implementação de qualquer ferramenta tecnológica devem considerar não apenas o trabalho técnico, mas também sua influência na estratégia de negócios da empresa. Para tanto, é necessário considerar a importância do fator humano, uma vez que são os usuários os principais componentes para garantir essa transição de foco.

As ações de Change Management suportam os projetos de implementação ao facilitar os processos de mudança e garantir a adesão da organização cliente. Sua base de atuação é o fator humano e sua relação com a cultura corporativa, estabelecendo procedimentos transparentes de gestão dos impactos organizacionais, comunicação e treinamento. Ao aproximar os usuários do projeto, é possível estabelecer um patamar de segurança que elimina a resistência natural e fomenta o compromisso individual com a mudança - o senso de propriedade.

Doca acredita que pelo fato de o ser humano ser resistente à mudanças, a chegada de um novo sistema normalmente desperta reações negativas nos usuários diretos ou indiretos. “Este é um dos pontos mais sensíveis dentro dos projetos de implementação, com crescente entendimento de sua importância. Se o usuário não for envolvido como parte importante dos processos, haverá um hiato entre o final dos trabalhos técnicos e o início dos impactos benéficos nos negócios”, aponta o executivo.

“Esta visão é uma mudança de paradigma que vem se consolidando no mercado de TI. Antes o conhecimento era documentado para garantir a continuidade dos processos, independentemente do funcionário que ocupasse o posto. Hoje, a influência do profissional no sucesso das corporações é, cada vez mais, reconhecida”, enfatiza Doca.

Business Process Management – Todo gestor tem como missão principal entender, analisar e controlar os processos de negócios. Em muitas situações, as ferramentas tecnológicas são componentes essenciais na execução eficiente da gestão. Entretanto, quando tais ferramentas não conseguem prover o suporte adequado, qual será o impacto negativo nas decisões estratégicas?

“Os sistemas tecnológicos precisam estar alinhados aos processos de negócios. Cada módulo e cada recurso deve estar diretamente relacionado com o seu procedimento-fim, garantindo a integridade das informações em todos os momentos. Sem isso, seria como imaginarmos um avião sem plano de vôo”, destaca Doca.

Para o executivo, o XPrecision combina a melhor ferramenta de desenhos de processos com uma acurada verificação de qualidade, a fim de garantir o diálogo e a interação entre as áreas de negócios e os módulos do ERP. “Em resumo, seria como pavimentar o caminho para garantir uma bem-sucedida implementação do sistema de gestão”, complementa.

Project Management Office – Segundo pesquisa realizada pelo Standish Group International, 31% dos projetos de TI são cancelados antes do seu término e 88% ultrapassam o prazo, o custo ou ambos. Para minimizar estes riscos, a CPM Braxis disponibiliza ferramentas de gestão e profissionais seniores para garantir a aplicação da metodologia determinada, fornecer informações para a tomada estratégica de decisões e monitorar prazos, orçamentos e o progresso como um todo.

Leandro Doca explica que, para entendermos a importância do PMO nos projetos, é só imaginarmos uma equipe de rally. “É muito importante que o piloto tenha habilidade, reflexos e domínio das técnicas de direção. Entretanto, sem um bom navegador, a equipe jamais conseguirá vencer. O PMO é este navegador, que garante que os diferenciais técnicos sejam empregados de maneira correta”.

O PMO é responsável por definir os padrões de documentação que serão utilizados ao longo de todo o projeto, auxiliar os gerentes de projeto na elaboração dos planos, definir procedimentos para elaboração e controle de cronogramas, fornecer indicadores para acompanhamento e promover o constante controle de qualidade, entre outros aspectos.

Perfil da CPM Braxis - A CPM Braxis é a maior empresa brasileira de serviços de TI e uma das maiores da América Latina. Oferece consultoria, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, integração de software e serviços de suporte à infra-estrutura remota para empresas globais. Com um histórico de mais de 26 anos de sucesso, 12 centros de desenvolvimento e 5,4 mil profissionais, a CPM Braxis tem plantas de desenvolvimento especializadas, centros de teste e comando para gerenciamento remoto de infra-estrutura, bem como centros de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP.

A proposta de valor da CPM Braxis inclui domínio dos conhecimentos específicos relativos à indústria, capacidade de executar operações paralelas simultaneamente, estrutura de preços competitivos e escalabilidade, assim como modelos de entrega flexíveis, processos robustos e metodologias de primeira linha. A excelência de seu trabalho baseia-se em criatividade e inovação, na capacidade de atrair e manter os melhores e mais brilhantes talentos e no baixo nível de rotatividade de seu pessoal. A CPM Braxis é a única empresa brasileira mencionada no Black Book of Outsourcing como uma das 50 melhores companhias globais de outsourcing, ocupando a 24ª posição. É também a primeira empresa de serviços de TI do Brasil a conquistar a certificação CMMI Dev 1.2 Nível 5.| www.cpmbraxis.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira