Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2007 - 08:57

Brasil quer prevenir gripe aviária: governo prepara plano nacional de ação preventiva para conter eventual pandemia

O Ministério dos Transportes acaba de anunciar um investimento de R$ 20 milhões em um plano nacional para prevenção da gripe aviária. Mesmo sem nenhum registro do problema no Brasil, o país aderiu aos alertas da OMS (Organização Mundial da Saúde), que há pelo menos dois anos vem falando com governos e sociedade civil para o risco de uma pandemia de gripe. A entidade também vem orientando todos os setores a fazer um planejamento estratégico para a eventual chegada da doença, que já matou centenas de pessoas na Ásia e na África, entre outros países.

A ação divulgada pelo Ministério contemplará 10 portos brasileiros, que irão investir na instalação de equipamentos que irão auxiliar no controle de contaminação e esterilização de cargas e tratamento de resíduos sólidos das embarcações. O plano também prevê a preparação da rede de saúde de cada cidade para atender eventuais casos ou suspeitos.

Gripe aviária - Os especialistas alertam que além do alto grau de mortalidade apresentado até o momento (60%), a velocidade de propagação do vírus da gripe aviária também é um grande fator de preocupação. Graças à eficiência dos transportes, grande parte dos médicos aposta que, se transmitido entre humanos, o vírus levaria cerca de quatro dias para se propagar pelo mundo. A maior pandemia de gripe da história, a Gripe Espanhola, em 1918, demorou quatro meses para atingir todos os continentes e matou 50 milhões de pessoas.

A doença, que teve início no Sudeste Asiático e já se manifestou em alguns países europeus, está avançando e uma possível nova mutação do vírus influenza que permita sua transmissão de humano para humano pode transformar a doença em uma nova epidemia de proporções mundiais.

Uma das principais estratégias propostas pela OMS para combater o problema é o uso em massa do antiviral Tamiflu (fosfato de oseltamivir), fabricado pelo laboratório Roche. A eficácia do medicamento no combate aos pacientes infectados pela gripe aviária se dá por seu mecanismo de ação. A gripe aviária é provocada pela variedade do vírus influenza H5N1. O N é a neuraminidase, uma proteína da superfície do vírus responsável por sua disseminação no organismo hospedeiro. Ao inibi-la, Tamiflu impede que o vírus se espalhe pelo corpo, bloqueando a infecção e prevenindo complicações que possam levar à morte. A neuraminidase é uma proteína comum a todos os tipos de vírus da gripe, por isso mesmo uma mutação que permita ao vírus o contágio entre humanos não deve prejudicar o mecanismo de ação do remédio. Tamiflu é o único inibidor de neuraminidase com atuação sistêmica, isto é, em todo os órgãos do corpo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira