Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2007 - 07:33

Rio de Janeiro ganha Aquário Marinho de porte internacional


Com 5,4 milhões de litros de água, o AquaRio será o Maior Aquário Marinho da América Latina.

A cidade do Rio de Janeiro, com uma vocação natural para o turismo ligado ao mar, há muito merece um Aquário Marinho de visitação pública de nível internacional. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, proposto pelo Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, será um moderno equipamento de lazer, turismo, pesquisa, conservação e educação ambiental que criará a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação a um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras ainda não vistas no Brasil e ter o tão desejado e necessário Centro para Recuperação da Fauna Marinha no Rio de Janeiro.

Com 25 mil m2 de área construída e 5,4 milhões de litros de água, o AquaRio será o Maior Aquário Marinho da América Latina e terá 12 mil animais de 400 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infra-estrutura necessária proporcionarão um entretenimento educativo e prazeroso ao público.

Estudos apontam uma expectativa de visitação mínima de cerca de quatro mil pessoas por dia. Uma das maiores atrações do AquaRio será o tanque principal com 3,7 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior e dividindo-o em dois volumes: o Recinto Oceânico com 2,3 milhões de litros, onde a combinação da impressionante massa d’água com a grande quantidade de peixes transmitirá um forte impacto e sensação, e o Recinto de Mergulho, com 1,4 milhões de litros, onde o público terá a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões em uma experiência incrível e usualmente pouco acessível à grande maioria. Além disso, haverá áreas específicas (tanques de toque) onde o público, especialmente as crianças, poderá interagir com alguns dos animais expostos.

O AquaRio terá um grande componente tecnológico: o Aquário Marinho Virtual. Serão trazidas para o Brasil e para a cidade do Rio de Janeiro instalações que permitem a total interatividade para que o visitante tenha acesso a conceitos e informações sobre as espécies que não podem ter contato direto com o público, por motivos de segurança, saúde pública ou mesmo para evitar estresse ou danos aos animais. O AquaRio terá também um forte componente museológico. Exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático estarão disponíveis para agregar mais conhecimento ao visitante e para garantir a preservação de acervos e coleções científicas.

Através de suas instalações e equipamentos o AquaRio dará suporte a um Departamento de Educação, que promoverá sempre programas, eventos, festivais e cursos relacionados à educação ambiental, e a um Departamento de Pesquisa, que, a partir do manejo e manutenção dos animais em cativeiro, realizará pesquisas científicas nas diversas áreas da biologia e da veterinária em contato direto com Universidades e Centros de Pesquisa.

Como em outras cidades turísticas do mundo, a existência de um Aquário de visitação publica oferecerá um excelente programa para o visitante, somando uma nova atração turística às já existentes em nossa cidade.

Localização do AquaRio - O AquaRio estará localizado na área portuária do Rio, no Prédio da Ex-Cibrazem localizado na Av. Rodrigues Alves números 379, 431, 433 e 435, em frente ao Armazén 8. Cidade do Samba AquaRio

Números do AquaRio, as dimensões e volumes - Área de exposição e lazer do Aquário: 11.000 m2 | Área técnica do Aquário: 7.000 m2 | Área de estacionamento do Aquário: 7.000 m2 (293 vagas) | Área total construída do Aquário: 25.000 m2 | Volume total de água: 5,4 milhões de litros | Área molhada do Aquário: 2.300 m2 | Número de tanques: 2 tanques principais e 40 secundários | Volume do tanque principal: 3,7 milhões de litros | Terá 7 metros de pé-direito e um túnel passando por dentro e dividindo-o em dois volumes: Recinto Oceânico - 2,3 milhões de litros e Recinto de Mergulho - 1,4 milhões de litros | Animais em Exposição 12 mil animais de 400 espécies diferentes Valor de Investimento Investimento Total - R$ 65.000.000,00.

A construção e operação do Aquário Marinho do Rio de Janeiro - AquaRio será de inteira responsabilidade do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro e deverá contar com investimentos privados.

Expectativa de Inauguração Dezembro de 2008: A assinatura do contrato de cessão do prédio da Ex-Cibrazem pelas partes ocorrerá tão logo o mesmo seja finalizado pela prefeitura do Rio, para que as aprovações e licenciamentos exigíveis conforme legislação atinente sejam iniciados.

Espaços do AquaRio - Área Molhada: Tanque principal – Recinto oceânico e Recinto de Mergulho (com peixes, raias e tubarões) | Tanques - Tubarão, Moréia, Lagosta, Cardume, Água-viva, Manguezal, Recife de Coral Atlântico, Recide de Coral Indo-Pacífico.

Complexos: Tanques de Toque - Túnel de onda, toque-tubarão, toque-Raia, toque-invertebrados Costão Rochoso - Tanques diversos com peixes do ambiente rochoso | Praia Arenosa - Recinto da praia e tanques diversos com peixes e invertebrados do ambiente de praia.

Atlântico Sul - Recinto dos pinguins e recinto dos Lobos-marinhos | Pantanal - Exposição e ambientação de peixes, répteis e anfíbios do Pananal | Amazônia - Exposição e ambientação de peixes, répteis e anfíbios da Amazônia. Recuperação de Animais Marinhos.

Área Seca: Aquário virtual – Diversas instalações e estações virtuais, com tecnologias inovadoras jamais vistas no Brasil, estarão permeadas no aquário real.

Museu - Estação do plâncton, Coleção Permanente, Atividades temporárias e Reserva Técnica com 900 m2.| Centro de Visitantes - Auditório, laboratórios e atividades infantis. | Centro de Treinamento e Eventos - Auditório, salas de aula e biblioteca. | Espaço comercial - Loja do aquário, loja-escola de mergulho, restaurante, lanchonete, sorveteria, café.

Galeria comercial - 745 m2 para atividades comerciais, como agência bancária, papelaria e outros. Dependências Técnicas e Áreas de serviço - Setor de Manejo, Setor de Veterinária, Criatórios, Bilheteria, Vestiário, Refeitório, Cozinha, Administração, Salas de Técnicos, Alojamentos, Oficina e Garagem da equipe.

Expectativa de Visitação do AquaRio: 8% da População do Município = 480 mil | 4% da População do Estado = 360 mil | 10% dos Turistas Estrangeiros = 185 mil | 12% dos Turistas Brasileiros = 415 mil | Total = 1.440.000 visitantes/ano 120 mil visitantes / mês 4 mil visitantes / dia. Horário de Funcionamento: Aquário: todos os dias, de 9 às 18 horas. | Lojas, lanchonete, sorveteria e café: todos os dias de 9 às 18 horas. | Restaurante: 2ª a 5ª e domingo, de11 às 22 horas; 6ª e sábado, de 11 às 24 horas. * As unidades de alimentação terão acesso independente do aquário.

Benefícios Gerados pelo AquaRio: 1- Benefícios Econômicos - Geração de renda O AquaRio, quando em plena operação e manutenção, deverá gerar cerca de 125 a 220 empregos diretos.*Não estão incluídos os empregos criados pelos espaços comerciais.

Benefícios Econômicos - Incremento do Turismo: Como o maior aquário marinho da América Latina e o único no Brasil com padrão internacional, o AquaRio despertará grande interesse de visitação pública, gerando forte aumento no fluxo de turistas da América do Sul e de turistas brasileiros. Além disso, aproveitando o crescente fluxo de turistas extrangeiros que desembarcam no Porto do Rio, o AquaRio vai se tornar uma excelente opção turística na Zona Portuária.

Benefícios Econômicos - Revitalização da Zona Portuária do Rio: O AquaRio pretende ter grande influência e até mesmo se tornar um “marco” no Plano de Revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. E é no exemplo da cidade de Baltimore (EUA) que nos espelhamos. Lá, no final dos anos 80, as autoridades locais decidiram investir pesadamente na revitalização do porto em decadência, tendo como marco um aquário de visitação pública.

O sucesso foi total. Os US$ 26 milhões investidos retornaram dois anos antes do previsto e a área é hoje extremamente valorizada, recebendo quase 2 milhões de visitantes a cada ano.

Benefícios Ambientais: 1 - Reciclagem: o AquaRio terá grande preocupação com a reciclagem dos materiais utilizados e descartados. Latas de lixo específicas e placas educativas estarão disponíveis para orientar o público visitante.

2 - Reutilização: o AquaRio reutilizará ao máximo o principal recurso disponível __ a água do mar. Após a captação total da água a ser utilizada nos aquários, na Baía da Guanabara, o aquário necessitará de 10% do volume total a cada mês para renovação da água e de seus nutrientes minerais.

3 - Captação da água da chuva: o AquaRio terá um sistema de captação e acondicionamento da água da chuva para ser utilizada nas instalações hidráulicas sanitárias.

4 - Energia Solar: o AquaRio deverá instalar os equipamentos necessários para obter a energia solar a ser utilizada para atender parte de suas necessidades.

5 - Educação e Responsabilidade Ambiental: o AquaRio, junto com o Instituto Ecológico Aqualung, terá permanentemente campanhas educativas e de atuação nas áreas de proteção, recuperação e preservação da fauna marinha. O Projeto Tubarões no Brasil será um deles.

Equipe do AquaRio: 1 - Concepção, Direção Geral, Curadoria e Responsabilidade Técnica Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio, tem respeitada atuação na área de meio ambiente há mais de 17 anos, é um dos biólogos marinhos mais conhecidos em todo o país. Além das centenas de matérias, artigos e entrevistas sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados/veiculados nos últimos anos em diversos programas de televisão, revistas e jornais, Marcelo Szpilman é também autor de cinco livros na área marinha: Guia Aqualung de Peixes,Aqualung Guide to Fishes, Seres Marinhos Perigosos, Peixes Marinhos do Brasil e Tubarões no Brasil. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, diretor da Aqualittera Editorial, Cultural e Educacional e diretor-presidente do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

2 - Parceiro Tecnológico: Ydreams, é uma empresa portuguesa de soluções tecnológicas, fundada em Junho de 2000 por profissionais e investigadores de renome mundial nas áreas da informática, telecomunicações, engenharia, processamento de imagem e sistemas de informação geográfica. A empresa vem desenvolvendo tecnologia de ponta e patentes pioneiras em áreas tais como a realidade aumentada, otimização de percursos, data mining espacial e entretenimento para dispositivos móveis, entre outros. Em seis anos, a YDreams desenvolveu diversos serviços e produtos móveis, websites, instalações interativas e visualizações 3D, dos quais se destacam: Casa do Futuro Inclusiva (Cinco instalações interativas da Ydreams integram a panóplia de interacções da Casa do Futuro Inclusiva, vocacionadas para estimular crianças com necessidades especiais). Adidas Eye Ball (duas instalações em forma de uma bola de futebol gigante, com uma altura de 6 metros, equipadas com vários tipos de sensores e equipamento que permitem a interação das pessoas com os vários conteúdos como jogos, informações desportivas, passatempos e outros. Vodafone Interactive Cube, que permite a interação via celular com um telão instalado num espelho de água. Este projeto, desenvolvido em cooperação com a IDEO, recebeu um Gold Award da Industrial Design Society of America. Virtual Sightseeing(r) - Miradouro Virtual - no Castelo de Pinhel e no Pão de Açúcar (Brasil). O Castelo de Pinhel foi o monumento escolhido para a implementação do primeiro miradouro virtual, dispositivo que permite a inserção em tempo real de informação contextual sobre a panorâmica envolvente.

Preponente do AquaRio: O Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, preponente do projeto AquaRio, é uma entidade sem fins lucrativos, 100% brasileira e 100% carioca, e foi criado, com uma equipe multidisciplinar com grande experiência prática na área, especificamente para conceber e capitanear a implantação e operação de um aquário marinho no Rio de Janeiro.

3 - Concepção e Desenvolvimento do Projeto Arquitetônico: Alcides Horacio Azevedo, titular da Alhora Arquitetos Associados, Arquiteto pela UFRJ, com cerca de 40 anos de experiência profissional é autor de mais de 300 projetos nas áreas institucionais, comerciais e de serviços. Nos últimos anos alguns de seus projetos mais destacados foram na área de Retrofit em imóveis preservados pelo Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, distinguidos inclusive com os prêmios anuais nesta categoria da Ademi/RJ, em 2002 e 2005, e da Ademi/SP, em 2006.

4 - Comunicação e Marketing PROLE, fundada em 2005 por André Eppinghaus, Flavio H. Azevedo e João Paulo Pereira, profissionais com trajetória reconhecida no mercado de comunicação e marketing, tem entre seus principais negócios atuais projetos com: Grupo Estação de Cinema, SomLivre, Embratur, Copacabana Palace, Grupo Multiplan, Vivo, TvZero, FSB Comunicação Empresarial, Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Ydreams e Sistema Globo de Rádio.

5 - Desenvolvimento, modelagem e enquadramento do projeto CRIATO, criada em janeiro de 2001, para atuar na produção executiva, captação e gerenciamento de recursos para projetos culturais, vem desde então atuando como consultora de grandes empresas e prestando assessoria à diversas organizações do terceiro setor. Tal vocação se origina na formação profissional e na experiência de seus integrantes. A Criato reúne a vivência em organizações empresariais e instituições públicas, com o convívio e a atuação em organizações e entidades culturais e sociais. Nos últimos anos, a Criato vem atuando em projetos culturais fortemente caracterizados por suas inovações tecnológicas, participando não só no desenvolvimento destas soluções, mas também no oferecimento de instalações interativas para Museus e Centros de Ciência ao mercado cultural brasileiro através de parcerias com importantes centros de pesquisa na Europa. Atualmente, a empresa vem trabalhando com importantes clientes como o ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, e desenvolvendo projetos para a criação de Museus e Centros de Ciência no Brasil, onde destacamos os Centros de Ciência e Cultura ONS, no Rio, Florianópolis e Recife, bem como o Centro de Memória do Luso Imigrante.

6 - Assessoramento e Consultoria Jurídica - Weikersheimer & Castro Advogados Associados, constituído em 1993, é atualmente conduzido pelos sócios Deana Weikersheimer e Marco Túlio de Barros e Castro. Possui atuação destacada nas seguintes áreas: Propriedade Intelectual, Tecnologia de Informação e Comunicação, Empresarial, Fomento à inovação, Fomento à Cultura, Meio ambiente, Administração Pública e Relações de consumo.

Veja apresentação em vídeo do projeto AquaRio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira