Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2009 - 11:38

Mercado Livre atinge lucro por ação de US$ 0,12 no 1T09

A receita do primeiro trimestre de 2009 aumentou 12% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, alcançando US$ 32,3 milhões, o resultado do primeiro trimestre de 2009 foi de US$ 5,4 milhões, um incremento de 161%, o lucro por ação do primeiro trimestre de 2009 foi de US$ 0,12.

São Paulo ― MercadoLivre, Inc. (Nasdaq: MELI; http://www.mercadolivre.com), maior plataforma de compra e venda pela internet da América Latina, apresenta os resultados financeiros correspondentes ao primeiro trimestre finalizado em 31 de março de 2009.

Marcos Galperin, presidente e CEO do MercadoLivre, Inc. comenta: "Estamos satisfeitos por continuar com forte crescimento em 2009, e nos sentimos extremamente motivados pelo nosso desempenho. Estamos particularmente entusiasmados também com o crescimento continuo na quantidade de produtos vendidos, principalmente dos últimos quatro trimestres, um feito para o sucesso sustentado de nossa companhia. À medida em que avançamos no ano, planejamos continuar focados em diversas iniciativas que nos permitirão seguir otimizando nossa plataforma e melhorando ainda mais a experiência de nossos usuários, enquanto geramos crescimento a longo prazo".

Resumo dos Resultados Financeiros do Primeiro Trimestre de 2009 - O MercadoLivre registrou receita líquida consolidada para os três meses finalizados em 31 de março de 2009 de US$ 32,3 milhões, o que representa uma taxa de crescimento trimestral, ano contra ano, de 12,1%.

O crescimento das vendas foi gerado por um aumento tanto na demanda da plataforma de compra e venda quanto na de pagamentos. A quantidade de produtos vendidos apresentou um crescimento de 29,4% e o volume de dinheiro transacionado em moedas locais cresceu 40,7%, bem como o volume de dinheiro transacionado por meio da plataforma de pagamento online, também em moeda local, registrou um crescimento de 31,9%, ano contra ano, apesar do cenário macroeconômico mais fraco na América.

A receita da plataforma de compra e venda (Marketplace) cresceu 10,5%, alcançando US$ 26,0 milhões em relação aos US$ 23,5 milhões do mesmo período do ano anterior e a receita da plataforma de pagamentos registrou também um crescimento de 18,8%, o que representa US$ 6,4 milhões em relação aos US$ 5,4 milhões do mesmo período do ano anterior, ambos atingidos pela desvalorização da moeda local frente ao dólar americano. Os rendimentos líquidos em moeda local para o primeiro trimestre de 2009 cresceram 36,9% em relação ao mesmo período de 2008.

No primeiro trimestre de 2009 a margem bruta cresceu ligeiramente, passando de 79,1% para 79,5% se comparada com o mesmo período de 2008. O ganho bruto cresceu 12,6% e passou dos US$ 22,8 milhões para US$ 25,7 milhões durante o mesmo trimestre do ano anterior.

Os lucros operacionais cresceram 3,4%, passando para US$ 6,8 milhões no primeiro trimestre de 2009, sendo que durante o mesmo período de 2008 o rendimento registrou US$ 6,5 milhões. A margem operacional para o primeiro trimestre de 2009 foi de 20,9%, uma diminuição de 22,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os lucros operacionais foram atingidos pela reavaliação de gastos denominados em dólares americanos na subsidiária venezuelana da companhia em US$ 2,0 milhões, dos quais US$ 0,5 milhões foram registrados como custo de receita líquida e US$ 1,6 milhões como gastos operacionais, e adicionalmente, por US$ 0,4 milhões reconhecidos em arrecadações de impostos no Brasil e no México.

O resultado do período para os três meses finalizados em 31 de março de 2009 foi de US$ 5,4 milhões, um aumento de 160,7% em relação aos US$ 2,1 milhões do mesmo período de 2008. A margem do período foi de 16,7% para o primeiro trimestre de 2009 se comparado com a margem de 7,2% para o mesmo período do ano anterior. Ainda no primeiro trimestre de 2009, o resultado medido em moedas locais cresceu 198,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado ou ganho por ação do trimestre foi de US$ 0,12.

A taxa de impostos efetiva para o primeiro trimestre de 2009 baixou para 23,7% em relação a taxa de impostos efetiva de 58,1% registrada no primeiro trimestre de 2008 como conseqüência de itens não recorrentes e melhorias no planejamento de impostos da companhia.

Os lucros por reavaliação da moeda estrangeira para o primeiro trimestre de 2009 foram de US$ 1,9 milhão, contra uma perda de US$ 1,0 milhão para o mesmo período do ano anterior. Os lucros por câmbio em moeda estrangeira foram originados em decorrência da valorização de ativos em dólares americanos e de contas a pagar, também em dólares americanos, na Venezuela já que elas são reconhecidas como custos de receita líquida ou despesas operacionais em 2009, em vez de serem relatadas como perda devido à reavaliação da taxa cambial, como foi o caso no primeiro trimestre de 2008.

Definição das métricas operacionais selecionadas: Novos usuários cadastrados confirmados ― Medida da quantidade de novos usuários que se cadastraram na plataforma de compra e venda do MercadoLivre(Marketplace) e confirmaram seus cadastros.

Usuários cadastrados confirmados totais ― Medida da quantidade acumulada de usuários que se cadastraram na plataforma de compra e venda do MercadoLivre (Marketplace) e que confirmaram seus cadastrados.

Volume total de produtos comercializados (GMV) ― Medida da soma total de dólares americanos de todas as transações realizadas por meio da plataforma de compra e venda do MercadoLivre (Marketplace), excluindo as categorias Carros, Motos e Outros; Imóveis e Serviços.

Produtos vendidos ― Medida da quantidade de produtos vendidos/comprados por meio da plataforma de compra e venda do MercadoLivre (Marketplace).

Volume total de pagamentos ― Medida da soma total de dólares americanos de todas as transações pagas por meio do MercadoPago.

Transações na plataforma de pagamentos - Medida da quantidade total de transações pagas utilizando o MercadoPago.

Perfil do MercadoLivre - MercadoLivre é a maior plataforma de compra e venda pela Internet da América Latina. Líder no mercado de comércio eletrônico da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, de acordo com o número de usuários únicos e visitas registradas no primeiro trimestre de 2008, recentemente passou a atuar também na Costa Rica, República Dominicana e Panamá.

Com forte presença nestes 12 países da América Latina, o MercadoLivre consolida sua atuação em uma região que registra, atualmente, uma das maiores porcentagens de penetração da internet e de crescimento continuo com mais de 550 milhões de pessoas. Neste cenário, o MercadoLivre possibilita a compradores e vendedores um ambiente sólido de comercialização pela Internet, fomentando assim o desenvolvimento de uma grande e crescente comunidade de comércio eletrônico, buscando sempre oferecer uma solução tecnológica e comercial que responda aos desafios culturais e geográficos distintos da América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira