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12/05/2009 - 11:38

Crise muda o planejamento das empresas

Pesquisa da Grant Thornton International mostra que 49% dos empresários ouvidos no estudo se planejam para um período de no máximo três anos.

Pesquisa realizada pela Grant Thornton International mostra que quase a metade das empresas privadas de capital fechado (privately held businesses, ou PHBs, em inglês) de todo o mundo fazem planejamento para um período de 1 a 3 anos. Esta foi a resposta de 49% das 7.200 empresas de 36 países ouvidas no estudo, chamado International Business Report. Entre os empresários brasileiros que participaram da pesquisa (cem de São Paulo, 25 do Rio de Janeiro e 25 de Salvador), a média foi de 44% para planejamentos neste período.

Outros 30% dos brasileiros, no entanto, fazem planejamento para períodos inferiores a 1 ano. Este planejamento de curto prazo foi o mais citado por 21% de todas as empresas pesquisadas, em especial as da América Latina. No México, por exemplo, 73% das PHBs fazem planejamento para menos de 1 ano. Na Argentina este índice é de 71% e, no Chile, 43%.

Hector Pérez, de Grant Thornton do México, explica porque os empresários latino-americanos preferem planejamentos tão curtos. “Os planos de negócios da América Latina são mais curtos em consequência da instabilidade política e econômica que afetou a região por muitos anos”, afirma. Por isso é que o Brasil está à frente de países vizinhos, optando por planejamentos de 1 a 3 anos. “Com a estabilidade econômica, os empresários brasileiros passaram a pensar mais no longo prazo”, diz Roberto de Lacerda, sócio da Terco Grant Thornton que atua na área de consultoria. “Quando você pensa em curto prazo, você pode perder a visão do que irá acontecer no futuro”, afirma.

A crise econômica, lembra Roberto de Lacerda, fez com que muitas empresas de todo o mundo passassem a se planejar por períodos mais curtos. “Com isso, as PHBs ganham flexibilidade para mudar seus planos de acordo com a situação econômica”, afirma.

“Não há nenhuma hora melhor do que agora para os empresários olharem com mais atenção para seu negócio e mudar a estratégia de curto prazo onde for mais necessário”, diz Monish Chatrath, da Grant Thornton da Índia. “As empresas e processos que se tornaram pesados por causa de incapacidades que foram ignoradas porque os lucros continuavam aumentando, terão de rever tudo isso para cortar o que for desnecessário e, assim, ser mais produtivo e eficiente”, diz. “Enquanto algumas ações de curto prazo precisam ser implementadas para proteger os negócios, um ambiente econômico novo vai surgir e os negócios bem controlados e com estratégias desobstruídas poderão fazer planejamentos para prazos maiores.” Por isso, alerta Roberto de Lacerda, o empresário deve ficar atento a oportunidades que certamente vão aparecer, como chances de fusões e aquisições.

Para os empresários que pretendem fazer planejamentos para um prazo maior, a Terco Grant Thornton aconselha as seguintes medidas: .Faça testes com diferentes cenários para avaliar o impacto que eventuais mudanças no mercado terão sobre seu negócio | Analise os piores cenários e veja quais serão os impactos potenciais no lucro e na perda, nos balanços e no fluxo de caixa | Crie planos de contingência que permitam uma maior flexibilidade se as circunstâncias atuais mudarem | Examine os pontos fortes dos seus concorrentes e esteja atento sobre como explorar as fraquezas deles | Comunique eventuais mudanças à equipe e relacione a remuneração e os incentivos ao sucesso da estratégia para motivar os colaboradores a atuarem de acordo com seus objetivos.

International Business Report - É uma avaliação anual do ponto de vista dos executivos das empresas privadas de capital fechado em todo o mundo. Lançado em 1992 em nove países europeus, esse relatório agora analisa mais de 7.200 companhias de 36 economias, com dados regionais e globais sobre fatores econômicos e comerciais que afetam os setores conhecidos como os motores do mundo. Dados de oito setores chave das indústrias estarão disponíveis nos primeiros meses de 2009. Essa pesquisa está sendo realizada pela Experian Business Strategies Ltd. Grant Thornton International, que doará US$ 5 para a UNICEF para cada questionário entregue, uma doação que foi maior do que US$ 39,000 em 2008.

Terco Grant Thornton : Há 27 anos no Brasil, a Terco Grant Thornton é a 5ª maior empresa de auditoria e consultoria do país. Conta com mais de mais de 650 profissionais e possui 1.300 clientes ativos. Em 2008, registrou um crescimento de 25% em seu faturamento em relação ao ano anterior. Com sede em São Paulo, possui escritórios no Rio de Janeiro, em Salvador, Goiânia e Belo Horizonte.

A Terco Grant Thornton é uma firma membro da rede Grant Thornton International Ltd (Grant Thornton International). A Grant Thornton International e suas firmas membro não constituem uma única firma global. Cada firma membro presta seus serviços de forma juridicamente independente.

Considerada uma das maiores organizações de auditoria e consultoria do mundo, a GTI tem 28 mil profissionais, espalhados em uma centena de países, e registrou faturamento global de US$ 4 bilhões em 2008.

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