Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2009 - 11:57

Escola Inteligente

Estudada pelo pesquisador-coordenador e presidente do Instituto Galileo Galilei, a idéia já é utilizada em instituições de ensino do país, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e corporações, como a empresa Intelligent Table

São Paulo, maio de 2009 ─ Laboratório de pesquisas, de informática, estações de trabalho com duas ou mais pessoas, internet sem fio, videoconferência, quadro digital touch screen, entre outras mídias interativas. Esse é o cenário da sala de aula de uma Escola Inteligente, nome dado ao processo de gestão de conhecimento no âmbito da educação.

A idéia foi estudada e desenvolvida durante quase 30 anos pelo professor e atual presidente do Instituto Galileu Galilei, Cassiano Zeferino Neto, que abordará esse assunto durante a palestra "A Produção e a Gestão do Conhecimento na Educação", durante o Global Make Conference, GMC 2009, que acontece de 26 a 28 de maio, no Novo Hotel Jaraguá em São Paulo.

De acordo com o doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, essa pesquisa e conceito surgiu como uma resposta ao modelo educacional vigente que vai além da educação formal em ensino básico ou superior, mas também abrange a educação profissional no âmbito das corporações. "A Escola Inteligente propõe a integração de três dimensões da gestão do conhecimento que inclui tecnologias pedagógicas, metodologias e mídias digitais num contexto ciberarquitetônico", explica Neto.

Um dos principais motores de emergência da Escola Inteligente foram alguns problemas como baixo aproveitamento escolar, o desafio das corporações em promover internamente a formação continuada de seus colaboradores, a evasão escolar e a falta de profissionais qualificados no mercado.

Ciberarquitetura no ITA - O estudo realizado pelo professor começou em 1979, quando as mídias digitais ainda nem estavam presentes na educação, e depois avançou com oficinas em 600 escolas por todo o país. Desde então, Cassiano criou outros recursos como ambientes para criação de simuladores, ambientes dotados com tecnologias e metodologias que integravam mídias digitais e analógicas.

Esse modelo é o que ele chama de Ciberarquitetura, implementado ao longo de dez anos inicialmente nos laboratórios de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tema também de dissertação de mestrado, esse case possibilitou não somente produzir conhecimento como também construir um modelo teórico mais amplo e refinado. O ITA está para inaugurar oficialmente no mês de junho uma nova Sala Inteligente com vistas a projetos de educação continuada e pesquisas em educação. A Sala Inteligente, no entanto já está em fase de teste operacional.

A Escola Inteligente também está sendo implementada no Centro de Pesquisas em Tecnologias Sociais do Instituto Unibanco (Projeto Jovem Cientista) e na empresa Intelligente Table, mobiliário corporativo.

Gestão do Conhecimento na Educação - A gestão do conhecimento não pode ser avaliada somente no âmbito da educação formal de ensino básico e superior, mas também na educação profissional no âmbito das corporações, governo e outras instituições. "Quando trazemos as concepções de gestão do conhecimento para a educação entramos em um universo de complexidade e grandes desafios, que geralmente resultam no desenvolvimento de pessoas, com amplas possibilidades de interação em rede e inovação".

De acordo com o professor Cassiano Neto, no modelo da Escola Inteligente o referencial é a convergência de mídias digitais na Ciberarquitetura, que compreende a continuidade da inteligência distribuída. "A produção de ativos de conhecimento e sua gestão em educação é essencialmente um processo intencional de inteligência distribuída", completa.

Esse tema será amplamente abordado pelo professor Cassiano Neto durante o Global Make Conference - GMC 2009 que acontece de 26 a 28 de maio, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

Palestra A Produção e a Gestão do Conhecimento na Educação, Prof. Cassiano Neto, em 27 de maio, das 10h30 às 11h30

Global Make Conference – GMC, dias 26, 27 e 28 de maio, das 8h às 18h, Novo Hotel Jaraguá São Paulo Conventions, Rua Martins Fontes, 71 - Centro - São Paulo - SP – Brasil. Informações e inscrições: http://www.tkn.org.br | E-mail: [email protected] | Wiki: https://globalmakeconference.pbwiki.com | Blog: http://www.gestaodoconhecimento.ning.com

GMC (Global Make Conference) - Considerado o maior evento internacional de melhores práticas em Gestão do Conhecimento e Inovação, o Global Make Conference é organizado pela TKN Brasil (The Know Network Brasil) e tem como objetivo discutir e disseminar a metodologia MAKE nos processos de Gestão do Conhecimento, integrar as melhores práticas mundiais em gestão do conhecimento nas organizações brasileiras, reunir em um único fórum profissionais das diversas cadeias produtivas e permitir que essa rede de relacionamento prossiga através de um fórum mundial. Com o tema Inserindo o Brasil na Rota Mundial da Excelência em Gestão do Conhecimento e Inovação, a edição 2009 da versão brasileira do evento espera reunir cerca de 300 congressistas e mais de 30 palestrantes, sendo 13 deles internacionais. | www.tkn.org.br/gmc2009/grade.html

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira