Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2009 - 09:14

Cresce o número de cheques honrados no Brasil

Brasileiros começam a reestabelecer o controle financeiro.

São Paulo – A crise financeira, que assombrou a economia mundial, tem dado sinais de estabilidade e os brasileiros começam a reestabelecer o controle financeiro. Segundo a última pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, os cheques honrados voltaram a crescer no país. No último mês de abril, do total de cheques emitidos, 97,16% foram honrados, o que significa um aumento de 1,06% quando comparado com o mês anterior. Já em relação ao ano passado, o saldo também foi positivo, com alta de 1,41%.

"Apesar da instabilidade inicial gerada pela crise, a economia parece dar sinais de melhora. Com isso, os varejistas se sentem mais confiantes e a lenta retomada do crédito já pode ser sentida pelo mercado. Neste momento, os consumidores retomam o controle financeiro lentamente e voltam a honrar seus pagamentos, porém priorizando os itens de primeira necessidade e com menores prazos de pagamento", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

No ranking por Estado, a Paraíba se manteve na liderança dos cheques honrados com 98,40%, um crescimento de 0,92% comparado a março passado. Na sequência da lista estão Santa Catarina (98,08%), Goiás (97,92%), São Paulo Interior (97,91%), Paraná (97,90%) e Sergipe (97,78%).

E para manter a lucratividade dos negócios, o cheque continua sendo a melhor opção de crédito, tanto para o lojista, quanto para o consumidor. "Com a recuperação nos negócios, para fidelizar os clientes, o varejista deve continuar a oferecer vantagens na hora dos pagamentos, realizando parcelamentos e promoções. Neste momento, o cheque é ideal porque possibilita a negociação direta entre cliente e lojista", finaliza Praxedes.

Cheques Fraudados - O número de cheques fraudados caíram, motivando os lojistas a trabalharem com esse meio de pagamento. De acordo com a TeleCheque, em abril, o indicador apontou apenas 0,17% de cheques fraudados, uma queda de 5,56% quando comparado com o mês de março. De qualquer forma, a empresa alerta que os cuidados na hora do recebimento do cheque devem continuar. Entre os principais cuidados, destacam-se: pedir sempre documento de identificação, não aceitar cheques rasurados ou de terceiros e anotar um telefone de contato no verso.

No ranking de cheques fraudados por Estado, Alagoas registrou o maior índice de fraude (1%), seguido de São Paulo (0,52%) e Pará (0,32%).

* Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a TeleCheque avalia o índice de cheques honrados, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

Perfil da TeleCheque:Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira