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13/05/2009 - 09:34

Clubes usam show para popularizar jogos de basquete

LNB estimula o casamento do basquete com atrações para atrair público - o objetivo é que o esporte reassuma o posto de número 2 do país.

São Paulo – Responsável pela organização do Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) trabalha para estimular os clubes a adotarem o conceito de jogo-espetáculo no país. Algumas praças, como Bauru, Brasília e Joinville já estão adotando o casamento de basquete e show, através de ações de marketing que visam trazer e conquistar o público. Além da qualidade das disputas dentro de quadra, os jogos podem ser transformados em shows que ajudem a reacender a paixão popular que lotou o Maracanãzinho na conquista do bicampeonato mundial em 1963 e ajude a modalidade a chegar ao posto de esporte número 2 do Brasil.

A ideia, explica o gerente da LNB, Sérgio Domenici, é incorporar ao basquete brasileiro o mesmo espírito que marca competições esportivas como a NBA, nos Estados Unidos. "Nosso objetivo é a fidelização do público. Tanto o que já gosta de basquete, quanto aquele que está começando a se familiarizar com ele.”

Sorteios de brindes, apresentações de dança, mascotes, Djs e outras atrações começam a aparecer nos jogos em algumas praças. "É importante que se trate o basquete como espetáculo. Primeiro temos de pensar em atrair o público para as arenas. Depois adotar fórmulas que pensem no torcedor, desde a chegada ao ginásio, da recepção em si, ao que ele vai ver e como particpará antes, nos intervalos, nos pedidos de tempo e até no fim do jogo. Temos de atuar para que ele tenha vontade de voltar e leve outras pessoas”, explica Domenici.

O Jogo das Estrelas, em março, provou a postura dos novos organizadores do campeonato brasileiro masculino. A festa no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, atraiu 5.200 pessoas no duelo entre as equipes Rosa Branca e Ubiratan. Na preliminar, os torneios de Arremessos de Três Pontos e de Enterradas animaram a torcida que compareceu ao local.

Os clubes começam a abraçar a proposta e têm se esforçado para promover atrações cada vez mais envolventes. No início do returno, o Pinheiros/Mackenzie preparou uma festa com o MC Dengue, coral, banda de jazz e apresentação dos ginastas do clube. Um cardápio bem ao gosto do público jovem, que apóia a equipe. O MC Dengue tem sido uma presença constante no ginásio do clube, distribuindo bombons e camisetas para os jovens mais animados da torcida.

No interior paulista, quem vai aos jogos do GRSA/Itabom/Bauru também encontra atrativos: banda marcial, números de street dance e outros estilos nos intervalos. A equipe de ginástica rítmica desportiva é outra parceira frequente nos jogos. Com o apoio dos patrocinadores, a cada partida são sorteadas quatro geladeiras de isopor com produtos Itabom, além de cinco lanches completos do Bob's e camisetas do time. "No começo do campeonato chegamos a sortear até televisores”, lembra o técnico Guerrinha.

Mas o atrativos não param por aí. A equipe aproveitou a tradição nacional das coleções de figurinhas e produziu os ingressos dos jogos como cards com o retrato de seus jogadores. Além de uma recordação imediata, o torcedor que colecionar as entradas ganha prêmios extras. "No jogo contra o Amigão/Andorinha/Assis (nesta quarta-feira, pela última rodada do returno), quem apresentar a coleção completa ou, pelo menos, o maior número de cards, recebe um kit com camisa oficial, lanche e geladeira de produtos”, diz o administrador Joaquim Pedro de Figueiredo Neto.

Quem também investiu em atrações foi o Universo/BRB/Financeira Brasília. Neste returno, a equipe organizou grandes festas para os jogos contra o Pitágoras/Minas e o Flamengo. A preparação para os eventos começou com a votação on-line para a escolha de sua mascote. O público elegeu o Lobo Guará como símbolo do time e a mascote foi apresentada oficialmente para 16 mil pessoas que lotaram o ginásio Nilson Nelson, na partida contra o rubro-negro. O público é recorde da competição até agora.

Mais recentemente, o Ciser/Araldite/Univille/Joinville fez o mesmo para apresentar sua mascote: um boneco estilizado, que lembra porcas e parafusos, no jogo contra o Universo/BRB/Financeira Brasília. Agora, os torcedores podem sugerir nomes para a mascote no site oficial do clube (www.basquetedejoinville.com.br). "Todos nossos jogos têm música, apresentador e números com dançarinos ou cheerleaders. Desde o início do campeonato, a cada jogo sorteamos 150 camisetas, 100 bonés e bate-bates durante os intervalos”, destaca o gerente de marketing da equipe, Sandro Steuernagel. E a equipe promete mais para a fase dos playoffs.

Uma produtora está preparando um making off do time para apresentar nos jogos da próxima fase e postar no youtube. "Tentamos criar um canal aberto para os torcedores e estamos sempre buscando alternativas de interação com o público”, completa o dirigente.

A ideia é um exemplo do que a LNB deseja. "Queremos criar um padrão de jogo-show dentro da competição”, resume o gerente da entidade Domenici. | www.lnb.com.br

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