Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2009 - 10:13

Exposição traz ícones da arte moderna a Curitiba


Curitiba recebe, esta semana, a estréia nacional da exposição “Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault”, que apresenta a sociedade industrial a partir do olhar de grandes expoentes da arte contemporânea. A mostra reúne pinturas, esculturas, desenhos e colagens de artistas como Jean Dubuffet, Arman, Jean Tinguely, Juan Miró e Erró, entre outros, e estará no Museu Oscar Niemeyer – salas Tarsila do Amaral e Guignard - de 16 de maio a 9 de agosto. A partir de 11 de setembro, o público paulistano terá a oportunidade de conhecer a mostra no Museu de Arte Contemporânea, MAC USP Ibirapuera (Bienal).

A exposição integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e estará dividida em quatro núcleos – O Universo Industrial, Ambiente Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética – e apresenta trabalhos inéditos no Brasil.

As obras – um total de 96 peças de 18 autores – fazem parte do acervo de arte da Renault, constituído entre 1967 e 1985 em um sistema pioneiro de mecenato. Com o objetivo de estimular a produção artística de vanguarda e estabelecer um elo entre a arte e o mundo industrial, a empresa abriu as portas de seu parque fabril para que artistas plásticos pudessem trabalhar com novos materiais, fazendo assim surgir novas formas de expressão. Muitas destas obras foram adquiridas pela Renault.

O acervo resultante dessa parceria, um dos mais notáveis entre empresas privadas, conta com mais de 300 obras e apresenta um panorama dos mais diversos movimentos da história da arte contemporânea. Como ressalta a historiadora de arte e curadora do acervo, Ann Hindry, trata-se de um “encontro histórico” entre o mundo industrial e grandes nomes da arte contemporânea. “Eles apresentaram um espelho, talvez crítico ou sarcástico mas, ao final de contas, amplificador”, diz.

Para o presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, a exposição de uma seleção do acervo representa “uma oportunidade rara para mostrarmos que a integração da empresa com a sociedade é mais do que a produção de automóveis.” Jalinier destaca o caráter “inovador” das obras. “De motores a parafusos, partes e peças dos automóveis foram empregadas e transformadas em arte”, explica o presidente.

Ano da França no Brasil - “Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault” não é a única participação da Renault dentro da programação do Ano da França no Brasil. A empresa também está promovendo a exposição “A Renault de Doisneau”, composta por 112 fotografias do francês Robert Doisneau produzidas especialmente para a montadora ao longo de duas temporadas de trabalho nos anos 30, 40 e 50. A mostra, que está exposta em Curitiba, até 14 de junho na Casa Andrade Muricy - e depois segue para São Paulo, com temporada na FIESP entre 27 de outubro e 6 de dezembro - traz o olhar de Doisneau sobre o cotidiano dos trabalhadores, o ambiente das oficinas e o papel crescente do automóvel na sociedade.

Sobre o Museu Oscar Niemeyer (MON) - Tem pouco mais de cinco anos de existência e alçou Curitiba a uma posição de destaque no cenário das artes, com uma programação de alta qualidade, em espaço privilegiado. Conta com uma das maiores áreas expositivas da América Latina. São 17,7 mil m2, que conferem mais liberdade à cenografia e possibilitam a realização de até dez mostras simultâneas. Em 2009, o museu alcançará a marca de 1 milhão de visitantes.

O MON é composto por dois edifícios projetados, em dois momentos distintos, pelo consagrado arquiteto Oscar Niemeyer. O edifício principal foi construído na década de 60 e, em 2002, ganhou um anexo, hoje apelidado de “Olho” e que se tornou um ícone de Curitiba.

Exposições Renault no “Ano da França no Brasil” e “Uma Aventura Moderna” - Exposição da Coleção de Arte Renault. Em Curitiba: de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Em São Paulo: de 11 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bienal – Parque do Ibirapuera); entrada gratuita.

“Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau” - Em Curitiba: de 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 – Centro); Entrada gratuita. Em São Paulo: de 27 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313 – Cerqueira César); entrada gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira