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13/05/2009 - 10:25

Três atitudes de melhoria contínua

Qualquer processo de desenvolvimento empresarial, ou pessoal, nos exige a prática constante e determinada do ciclo das três atitudes fundamentais: a inconformação, o questionamento e a curiosidade. Nos ambientes empresariais essas atitudes assumem uma importância superlativa.

A inconformação é a atitude de sempre buscar fazer o mais racional, o mais produtivo. Não se contentar com o que “sempre foi feito assim” ou com “é impossível melhorar esse processo”. Praticar de verdade a crença de que tudo na empresa (pessoas, processos, produtos, resultados, lucros, etc) é passível de ser melhorado a cada dia e que nada sobre a face da terra está definitivamente pronto. É essa prática um “alimento” extremamente saudável para a saúde corporativa.

O questionamento é a atitude de não deixar passar nada que julguemos importante sem que haja “embates” de pontos de vista e que o convencimento seja sempre a principal ferramenta de aceitação e convergência sobre ações, soluções e mudanças. A prática do questionamento, com maturidade e objetividade, é essencial ao desenvolvimento empresarial/profissional.

A curiosidade é a atitude da busca permanente de novos conhecimentos, novas competências, novas habilidades, novas idéias, novos modelos, novos pontos de observação sobre o dia-a-dia da empresa. A curiosidade praticada na direção da busca consistente da inovação produtiva tem a capacidade de influenciar decisivamente os resultados da Empresa.

Nos dias de hoje, onde é imperativo os funcionários, de qualquer setor e nível hierárquico, estarem comprometidos com os objetivos, negócios e resultados da Empresa, todos devem estar estimulados, ao máximo, para que assumam e pratiquem no dia-a-dia essas atitudes.

A conjugação dessas três atitudes, fazendo parte das competências dos profissionais, resultará para a empresa em processos de melhoria continuada e concreta, na direção do atendimento as exigências e necessidades de um ambiente econômico em permanente estado de revolução imposto pela competitividade.

Em resumo: o empregado mais contributivo é o que pratica essas três atitudes. O Gestor mais eficaz é o que estimula o empregado a praticar essas três atitudes. A Empresa mais competitiva é aquela que produz essas três práticas, no dia-a-dia, por toda a estrutura funcional.

. Por: Mauricio Cardoso, Consultor em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. | Sebrae/RJ

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