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14/05/2009 - 10:29

Rio de Janeiro é a cidade brasileira integrante do índice que mede 50 destinos ao redor do mundo


Também Buenos Aires e Cidade do México são as outras cidades da América Latina a compor o índice que são avaliadas pela força de suas marcas no mundo.

Uma versão mais abrangente do índice que mensura as marcas de diversas cidades no mundo (City Brands Index) será possível agora graças a uma parceria da GfK dos Estados Unidos com o renomado escritor e consultor do governo americano Simon Anholt. Resultados estão previstos para o segundo semestre de 2009.

Realizado em 20 países, com mais de dez mil entrevistados, o estudo mede a percepção de consumidores em todo o mundo a respeito de 50 cidades com o objetivo de compreender melhor a marca, ressaltando quais aspectos caracterizam cada localidade. As cidades representadas são de grandes países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham papéis importantes e diversificados no fluxo de negócios, cultura e turismo.

No Brasil, até o momento, apenas o [ Rio de Janeiro] será alvo do estudo. Buenos Aires e Cidade do México são as outras cidades da América Latina a compor o índice. Os critérios para a seleção das cidades avaliadas no estudo se baseiam em medidas objetivas, como infraestrutura, clima, tamanho da população, bem como, forças políticas, econômicas e culturais.

Há três anos o City Brands Index (CBI) monitora atitudes globais para ajudar governos, organizações e empresas a compreender, avaliar e construir uma forte imagem e reputação de cidades. A edição de 2009 do estudo traz novos recursos, incluindo um comparativo das cidades a partir dos critérios avaliados e mapas globais que indicam visualmente as percepções positivas e negativas de uma cidade em cada país.

A parceria da GfK Custom Research North America com o escritor Simon Anholt, além de uma análise mais profunda e completa para comparações cidade a cidade, possibilita também o entendimento de como cada cidade se posiciona com relação a outros dos principais destinos mundiais. O City Brands Index (CBI) segue a mesma linha do bem-sucedido The Nation Brands IndexSM (NBI), lançado no ano passado e também conduzido em parceria com o Simon Anholt. No NBI, 20 países avaliam a imagem de outros 50 países e este estudo é utilizado atualmente por agências governamentais nos cinco continentes.

Na composição do índice as cidades são avaliadas quanto aos seguintes critérios: · Presença: O conhecimento da cidade, a percepção da sua contribuição global para a ciência, cultura e governança. | · Local: A limpeza do ambiente, seu clima e outras qualidades estéticas. | · Pré-requisitos: Acomodações disponíveis e a qualidade dos serviços públicos. | · Pessoas: Características gerais da população, como eles fazem os visitantes se sentirem (seguros, bem-vindos, etc), ética no trabalho, diversidade cultural e sofisticação. | · Atratividade: Capacidade para atrair visitantes e moradores, a disponibilidade de eventos interessantes, alimentação, moda, artes, cultura, esportes, compras e vida noturna. | · Potencial: Percepção da cidade como um bom lugar para fazer negócios, ir escola e/ou ao trabalho.

As cidades avaliadas no City Brands Index são.: América Latina: Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México. | · Europa Ocidental: Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Copenhagen, Dublin, Edimburgo, Genebra, Helsinque, Londres, Madrid, Milão, Paris, Roma, Estocolmo, Haia e Viena| · Europa Central / Oriental: Budapeste, Istambul, Moscou, Praga e Varsóvia | ·Ásia do Pacífico: Auckland, Bangkok, Pequim, Hong Kong, Melbourne, Mumbai, Seul, Xangai, Shenzhen, Cingapura, Sydney e Tokyo | · América do Norte: Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles, Nova York, São Francisco, Seattle, Toronto e Vancouver | · Oriente Médio / África: Cairo, Dubai, Jeddah e Joanesburgo .

Perfil da GfK: Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de dez mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson & Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boehringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.

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