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14/05/2009 - 10:33

Concurso BR Games com inscrições abertas

Projetos selecionados concorrerão a verbas de apoio para o desenvolvimento final do jogo, que poderá ser apresentado em feira setorial nos Estados Unidos.

São Paulo- A Secretaria do Audiovisual e a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, em parceria com a SOFTEX (www.softex.br), estão promovendo a primeira edição do BR Games, concurso que fomentará a produção de dez demos jogáveis. A iniciativa conta também com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames (www.abragames.org.br) e do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – File (www.file.org.br).

“O setor brasileiro de jogos eletrônicos vive um momento de expansão internacional, mas principalmente como prestador de serviços. Um dos principais objetivos do BR Games é possibilitar às empresas brasileiras a chance de produzir jogos de autoria própria, um dos pontos-chaves para o fortalecimento da indústria de conteúdo audiovisual, além de localizar novos talentos”, explica seu coordenador-executivo, Bernardo Manfredini.

O concurso, cujo edital de convocação já foi publicado no Diário Oficial da União, contempla dois públicos-alvo distintos com diferentes modalidades de apoio financeiro:

• Pessoas físicas – serão selecionados sete (7) demos jogáveis desenvolvidos por estudantes ou profissionais da área. Os melhores projetos receberão uma verba de R$ 70 mil, cada. Os escolhidos deverão constituir empresa ou firmar acordos de co-produção;

• Empresas – os três (3) melhores demos receberão uma verba de R$ 140 mil. Desse valor, 80% será viabilizado por investimento público e 20% por contrapartida das empresas vencedoras, que para inscrever-se devem comprovar a publicação de ao menos um jogo.

Os valores serão liberados conforme os selecionados forem cumprindo o cronograma das etapas de entrega dos demos.

Para participar é necessário o envio de uma proposta escrita conforme modelo disponível para consulta no endereço www.brgames2009.com.br. Ela será avaliada por uma comissão integrada por profissionais do segmento de jogos de computador e entretenimento digital. Em uma segunda etapa, 20 projetos serão selecionados para uma defesa oral. Desses sairão os dez vencedores, que terão seis meses para trabalhar no desenvolvimento final.

“Os autores dos projetos selecionados passarão por um workshop sobre desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, formatação, produção e mercado internacional. Suas empresas passarão a integrar a vertical de games do Brazil IT (antigo PSI-SW) e os jogos vencedores serão apresentados na edição do ano que vem da Game Connection, evento paralelo à Games Developers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos”, destaca o coordenador-executivo do BR Games.

De acordo com Manfredini, a fase preparatória para o desenvolvimento final do produto é muito importante dentro do BR Games. “Os contemplados terão a oportunidade de conhecer melhor as demandas desse segmento e serão orientados por experientes profissionais do setor. O objetivo final é o de capacitá-los e estruturá-los de maneira que realmente possam posicionar-se de forma mais competitiva no mercado, não só no Brasil, mas também no exterior”, conclui.

Informações detalhadas sobre o concurso BR Games no endereço www.brgames2009.com.br. As inscrições encerram-se em 25 de junho.

Softex (www.softex.br) - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX - é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema SOFTEX é composto pela SOFTEX e pela rede de Agentes R egionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema SOFTEX é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.

Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Ag&eci rc;ncia trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

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