Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 10:39

Kimio Hamasaki, da TV estatal japonesa NHK, vem ao Brasil para falar sobre o futuro da TV digital

Enquanto a implantação da TV Digital brasileira, com seu sistema de áudio surround 5.1 engatinha, o Japão anda a passos largos com a criação do sistema surround 22.2, que será tema do pesquisador sênior da TV Estatal japonesa NHK, Kimio Hamasaki, em visita ao Brasil.

A grande maioria dos telespectadores não percebe, ainda, a diferença dos sistemas adotados na transmissão de som e imagem da programação veiculada pelas emissoras de canal aberto. Mas quem entende de áudio garante que as transmissões oscilam, de acordo com o sistema empregado na produção do programa – áudio em surround 5.1, em estéreo ou em mono canal.

A discussão sobre o que fazer sobre os demais canais do surround, nos casos dos programas produzidos com o áudio em estéreo ou mono canal, em contrapartida à implantação definitiva do sistema surround 5.1, será tema de um painel da AES Brasil 2009 (www.aesbrasil.org/LAC2009), que terá como um dos convidados o pesquisador sênior da TV Estatal japonesa NHK, Kimio Hamasaki.

“Essa tecnologia vai ditar o futuro da telinha de TV, e é bom entender melhor o significado do som “surround””, opina Aldo Soares, um dos diretores da AES no Brasil. “Trata-se do conceito da expansão da imagem do som a dimensões nunca antes experimentadas pelo espectador. O surround possibilita a criação de um ambiente extremamente realista de áudio, onde o telespectador é imerso em um conjunto sonoro composto de áudio (caixas acústicas) que projeta sons de várias direções”, explica.

O mais curioso é que, enquanto discute-se no Brasil a implantação definitiva do surround 5.1, a TV estatal japonesa NHK já desenvolveu o sistema U-HDTV, que representa o futuro do áudio e do vídeo em termos de HDTV – o vídeo trabalhará com câmeras de altíssima resolução, podendo projetar imagens de 7.680 x 4.320 pixels, formando uma imagem com incríveis 33 milhões de pixels, enquanto o áudio terá o sistema surround 22.2.

Só para se entender melhor essa evolução, o áudio multicanal de 24 canais (22.2) é o sistema mais realista e envolvente já produzido pela tecnologia, enquanto o surround dos melhores home theaters tem oito canais (7.1). O sistema surround 22.2 possui uma configuração que representa uma imersão 3D em áudio como nunca antes fora experimentada.

Quanto maior a riqueza dos sons, maior é a emoção transmitida pela imagem. Imagine um filme que mostre uma floresta tropical, com a multiplicidade de sons de araras, insetos, macacos e animais de grande porte, e o telespectador sendo transportado para a própria floresta. Tecnicamente, o áudio da TV do futuro consistirá em um sistema com 24 canais, oriundos de várias direções: três canais da parte inferior, outros 10 da altura mediana e, vindos do teto, mais nove caixas. Também fazem parte do sistema dois canais de efeitos de grave, com caixas sub-graves.

Mas nem precisamos esperar tantos anos para ver, ouvir e entender o futuro que aguardamos para nossa TV. Durante os três dias da Convenção Nacional AES BRASIL 2009 (de 26 a 28 de Maio, no Palácio de Convenções Anhembi), haverá uma demonstração do sistema surround 22.2, propondo uma imersão total de áudio para o público do evento.

Além do japonês Hamasaki, vêm ao evento para debater temas similares os americanos John Storyk – “Projeto de Estúdios para HDTV” – e Ray Rayburn – “Salas de Controle de HDTV”, e o austríaco Florian Camerer – “TV e Som Surround - O Casamento Perfeito”. E mais: Olympio José Franco, da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações, vai debater o “Cenário TV Digital no Brasil e América Latina” com outros convidados.

Perfil da AES - A AES (Áudio Engineering Society) é uma sociedade profissional dedicada ao áudio. Com sede em Nova York, USA, e representações em mais de 41 países, é constituída por engenheiros, estudantes e profissionais especializados. Há mais de 60 anos a sociedade dedica-se à educação, divulgação e demonstração das novidades do áudio profissional no mundo. A seção brasileira da AES tem sede no Rio de Janeiro e coordena as atividades da sociedade no Brasil.

A 3ª edição da AES Latin American Conference, 13ª edição da Convenção Nacional da AES Brasil e 7° Congresso de Engenharia de Áudio serão realizadas entre os dias 26 e 28 de maio de 2009, no Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira