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14/05/2009 - 10:52

Instituto C&A lança Programa Desenvolvimento Institucional em Olinda (PE)

Objetivo é apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil como estratégia para o desenvolvimento social. Nos dias 19 e 20 de maio será realizado o primeiro seminário do programa.

São Paulo - Identidade, credibilidade, impacto social, gestão e mobilização de recursos são alguns dos desafios enfrentados pelas instituições sociais. Ao considerar estes elementos e inspirado nas experiências de um conjunto de projetos sociais apoiados, ao longo de 18 anos, o Instituto C&A criou o programa Desenvolvimento Institucional, cujo lançamento ocorre no dia 18 de maio (segunda-feira), em Olinda, Pernambuco.

O Programa visa a sustentabilidade das organizações, com ações articuladas que assegurem a sua autonomia, contribuam para o seu fortalecimento e, por conseqüência, com o desenvolvimento social. O programa tem como propósito promover aprendizagens, troca de conhecimento e incentivar a produção e disseminação de conteúdos na área de desenvolvimento Institucional.

Nos dias 19 e 20 de maio também será realizado, em Olinda, o primeiro seminário do programa, intitulado “Diálogo Ampliado”, com os representantes de 11 organizações sociais para integrar este primeiro ciclo do Desenvolvimento Institucional. O evento também será uma oportunidade para que as organizações possam trocar as primeiras experiências.

As 11 instituições apoiadas, de várias regiões do país, são as seguintes: Ação Comunitária do Espírito Santo (ES), Ação Empresarial pela Cidadania /AEC (PE), Aliança Interage (PE), Associação Barraca da Amizade (CE), Associação Imagem Comunitária-AIC (MG); Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável-ADEIS (AM), Centro de Educação Comunitária Rural-Cecor (PE), Instituto de Ação Comunitária /ICOM (SC), Instituto de Cidadania Empresarial-ICE (MA), Observatório de Favelas (RJ) e Sociedade Alfa-Gente (SC).

O valor de investimento direto nestes projetos somam cerca de um milhão de reais no ano de 2009.

Histórico - O programa se estrutura em quatro eixos do desenvolvimento: identidade, ação social, gerenciamento e mobilização de recursos. Ao longo do apoio, as instituições participam, duas vezes ao ano, de processos formativos chamados “Diálogo Ampliado”. O encontro tem o intuito de oferecer espaço para a discussão de suas vivências, troca de experiências e outras contribuições. O Instituto C&A também realiza acompanhamento técnico junto às equipes das organizações parceiras.

“O Programa Desenvolvimento Institucional é inovador na medida em que enxerga as organizações de forma integral, muito além dos seus projetos. Ele pretende instigar e refletir junto às instituições sobre fatores de desenvolvimento, questões internas, e a relação destes elementos para a sustentabilidade de sua missão, sua ação social e seu potencial de transformação”, diz a gerente de Desenvolvimento Institucional e Comunitário, Janaina Jatobá.

Estratégia - No Programa de Desenvolvimento Institucional, três princípios sustentam as ações: integralidade (considera as várias dimensões de uma organização e os seus desafios); identidade (a singularidade de cada organização que se faz pela experiência); e transformação social. Estes princípios reforçam a necessidade das organizações se conhecerem para garantir sua sustentabilidade, compreendendo fragilidades e potencialidades.

O conhecimento gerado pelas ações do programa será disseminado em publicações e artigos.

Perfil do Instituto C&A - O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 62 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário Voluntariado Empresarial. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.

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