Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 10:57

Comissão Julgadora Internacional escolhe vencedores do 2º Prêmio Allergan Latino-Americano de Oftalmologia


(esq./dir) André Azevedo (All), Clive Migdal (jurado), Carlos Puglia (All), Remo Susanna (recebeu em lugar do Marcelo Hatanaka), Theodore Krupin (jurado), Paulo Augusto Arruda Mello (coordenador), Nelson Marques (presidente All), Cleomar Aliane (All), Antonio Martinez (jurado), Fabian Lerner (ganahdor), Liliana Cruz (ganhadora) e Sergio Teixeira (ganhador)

São Paulo - Dentre as diversas pesquisas recebidas, três especialistas Brasileiros e um Argentino, além de suas respectivas instituições, foram os vencedores do 2º Prêmio Allergan Latino-Americano de Oftalmologia. Os especialistas Dra. Liliana Maria Cruz e Dr. Sergio Teixeira, ambos da UNIFESP/EPM-SP, Dr. Fabian Lerner, da Facultad de Farmácia y Bioquímica/Universidad de Buenos Aires e Dr. Marcelo Hatanaka, da USP/HC-SP foram escolhidos pela Comissão Julgadora internacional.

As quatro pesquisas e suas respectivas instituições, nos dois temas propostos, Fatores de Risco e Diagnóstico, num total de 4 premiações, receberão 24 mil dólares. O autor principal do trabalho vencedor em cada um dos temas recebe um prêmio de US$ 4.000,00 e à sua respectiva instituição, é oferecido o mesmo valor. Para o 2º lugar de cada um dos temas, tanto o autor principal quanto sua instituição, o valor de US$ 2.000,00.

Todos os trabalhos foram submetidos a uma comissão julgadora internacional formada por especialistas da Espanha, Inglaterra e EUA. Sob a coordenação Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, Professor Adjunto do Depto. de Oftalmologia da UNIFESP, os especialistas convidados Dr. Antonio Martinez, da Espanha, Dr. Clive Migdal, da Inglaterra e o norte-americano Dr. Theodore Krupin, analisaram os trabalhos utilizando os quesitos contribuição clinica (40%), originalidade (40%) e discussão (20%).

Na Categoria Diagnóstico, Liliana Maria Cruz, da UNIFESP/EPM-SP, Brasil foi a grande vencedora, com o título “Habilidade de ultrassonografia ocular com sonda de 10 e 20 MHZ e dos parâmetros morfológicos do OCT e HRT no diagnóstico de escavação papilar do disco óptico”. Ainda nesta categoria, o segundo lugar foi para Sergio Teixeira, da UNIFESP/EPM-SP, Brasil, com o título “Correlation between functional and anatomical damage in glaucoma patients”.

Na Categoria Fatores de Risco, o primeiro lugar foi para Fabian Lerner, da Facultad de Farmácia y Bioquímica/Universidad de Buenos Aires, Argentina, com o trabalho “Oxidative Stress and Glaucoma. Oxidative damage in the brain occurs early in a pressure-induced rat model of Glaucoma”. Marcelo Hatanaka, da USP/HC-SP, Brasil, venceu em segundo lugar na categoria Fatores de Risco, com o trabalho sob o título “Reproducibility of modified diurnal tension curve and water drinking test.

A Cerimônia de entrega dos Prêmios será realizada no Congresso da ARVO, no próximo dia 2 de Maio de 2009, em Fort Lauderdale, Florida, EUA. Os quatro ganhadores viajam com todas as despesas pagas, inclusive suas inscrições, pela Allergan, para receber o prêmio em nome do grupo e das instituições que representam.

A iniciativa do Prêmio é da Allergan e tem como objetivo incentivar a produção científica na América Latina, para prevenção da cegueira pelo glaucoma na região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira