Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2007 - 08:20

O futuro da automação

Conhecida como RFID, a tecnologia agiliza o envio de informações aos terminais de compra, otimiza os processos logísticos nos centros de distribuição e, segundo o Instituto Gartner, o investimento na inovação deve chegar a U$ 3 bilhões em todo o mundo

São Paulo - Todo cliente sonha em, um dia, poder evitar as filas intermináveis nos caixas de supermercados. E, aos poucos, começam a surgir tecnologias que possibilitariam esse sonho se tornar realidade. Mas até que ponto esse é um desejo palpável? Quanto tempo ainda levará até que essas tecnologias façam parte do cotidiano dos compradores?

Uma das tecnologias mais recentes, e que traria um ganho significativo aos processos de automação comercial, leva o nome de Identificação por Radiofreqüência, ou RFID (Radio Frequency Identification). Seu tempo de maturação e o prazo de espera até que ela esteja implantada nos estabelecimentos do País será um dos principais temas de discussão da 9ª edição do Autocom, congresso e exposição voltados para a apresentação e discussão das principais tendências na utilização de tecnologia para o comércio varejista.

Concebido sob a forma de um microchip capaz de armazenar dados de todos os tipos de produtos (de frangos congelados, sucos, televisores a animais em confinamento), o RF-ID se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho leitor, enquanto o código de barras utiliza um leitor ótico para realizar a mesma tarefa. Essa característica faz com que ele consiga ler várias informações ao mesmo tempo, uma grande vantagem sobre o código de barras, capaz de ler apenas uma informação por vez.

Alto custo e questões tecnológicas de integração de sistemas ainda inviabilizam utilização de RF-ID em âmbito nacional

"Apesar do extenso leque de vantagens, o RF-ID ainda esbarra em alguns obstáculos que impede sua viabilização entre o comércio varejista nacional, o alto custo da tecnologia e algumas questões tecnológicas que começam a se revolver", explica Marcelo Duarte Hirsch, vice-presidente da AFRAC. Por esse motivo, sua utilização em âmbito nacional ainda não se viabilizou.

Atualmente, sua aplicação em massa vem sendo difundida em grandes cadeias de supermercados, como a rede Wal-Mart e em projeto piloto de empresas como o Grupo Pão de Açúcar, Gillette e Procter & Gamble. Para os próximos anos a expectativa é de que algo em torno de U$ 3 bilhões sejam investidos em RF-ID em todo mundo, segundo previsão do Instituto Gartner. O investimento constante em melhorias para o desempenho da tecnologia e sua adesão gradativa por cada vez mais empresas apontam um cenário favorável a longo prazo.

Autocom - IX Exposição e Congresso de Automação Comercial, Serviços e Soluções para o Comércio, dias 10,11 e 12 de abril, das 14h às 21h, no Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569 - 5º andar - Cerqueira Cesar. Informações: (11) 5531-3899 r. 244 / 220 ou pelo site www.autocom2007.com.br | Entrada franca

A Autocom - Realizado pela AFRAC - Associação Brasileira de Automação Comercial, IDETI - Eventos em Tecnologia da Informação e SUCESU - Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações, a Autocom - Exposição e Congresso de Automação Comercial, Serviços e Soluções para o Comércio, tem como objetivo disseminar o uso de TI no comércio varejista. Em seus nove anos de existência a Autocom reuniu os últimos lançamentos do mercado mundial na área de automação comercial, bem como conferências, painéis e debates para discutir as tendências desse setor. Em 2007, cerca de 10 mil pessoas são esperadas para participar do encontro, que contará ainda com 100 expositores e público formado por distribuidores, comércio varejista e atacadista, profissionais de tecnologia da informação, representantes, desenvolvedores, entre outros.

Apoio oficial: Abrat - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação: ACSP - Associação Comercial de São Paulo | Camara-e.net - Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico | IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo | Sescon - SP - Sindicato das | Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento | Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP | Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo – Sindilojas-SP | Sucesu - Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira