Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 11:25

Investimento em marketing é a aposta da Bellota para ser líder também no Brasil

A multinacional espanhola Bellota, que já é líder de vendas em ferramentas manuais para diferentes países, aposta no marketing para ampliar sua fatia de mercado nacional.

Expandir as vendas em ferramentas e componentes de maquinário para a área agrícola e de construção civil e tornar-se líder absoluta no mercado brasileiro. Este é o desafio encarado pelo departamento de marketing da Bellota.

Há 11 anos no Brasil, o grupo espanhol Bellota, é reconhecido mundialmente como precursor em ferramentaria manual. A liderança em vendas para diferentes segmentos já é uma realidade em 120 países, sendo que o grupo é líder mundial em vendas de martelos, líder europeu em vendas de componentes agrícolas e líder em ferramentas manuais para a península ibérica.

O projeto de expansão da sede brasileira está sendo orquestrado pelo departamento de marketing do grupo Bellota, que já investiu cerca de R$ 1 milhão em um conjunto de ações batizado como Estratégia 360 Graus – projeto que visa alinhar a comunicação da empresa em todos os pontos de contato com os usuários. “Com esta estratégia queremos que a experiência do usuário com a marca Bellota seja a mesma em qualquer ponto de contato, como pontos de venda, embalagens de produtos, uniformes, anúncios etc. A partir de agora, qualquer referência ao nome Bellota esta de acordo com o conceito de marca estabelecido pela empresa,” afirma o gerente de marketing para agricultura, Giulliano Chinchio.

Focada em comunicar-se com o trabalhador rural e da construção civil, principais consumidores das ferramentas Bellota, a empresa foi dividida em dois setores de produção (agrícola e construção civil) e mudou o visual de suas peças publicitárias. Agora, o próprio trabalhador rural e da construção estão à frente das imagens, que podem ser conhecidas no novo site da empresa [ www.bellota.com.br ] e em todas as peças de publicidade.

Agricultura e construção - Para a área agrícola, as ações em marketing têm como principal produto as ferramentas Duas Caras®, marca de origem inglesa, que em 150 anos de tradição tornou-se referência para o agricultor rural em diversos países e foi adquirida pela Bellota em 2000. Pela primeira vez em sua história, o layout da marca Duas Caras® foi modificado e recebeu o slogan Duas Caras - a marca do homem do campo. “Para divulgação das ferramentas rurais procuramos investir em veículos mais tradicionais, como o rádio, além de publicações importantes no setor, como a revista Globo Rural e o Jornal da Cana,” afirma Chinchio.

Já as ações para área de construção civil estão sendo trabalhadas sob o conceito Bellota: a sua melhor ajuda, que reforça os pontos fortes das ferramentas manuais para esta área (como design eficiente, robustez, ergonomia e durabilidade), que propiciam ao trabalhador a realização de um trabalhado com qualidade e em um menor tempo. Para reforçar a marca Bellota, a empresa investiu no patrocínio de um dos dois times de futebol mais populares de Campinas, a Ponte Preta. “Somos uma marca centenária, assim como o time Ponte Preta, e resolvemos apostar em uma paixão nacional como forma de fortalecer o nome Bellota,” afirma Patrick Rossat, gerente de marketing para construção civil.

Muito além de enxadas - A enxada em aço forjado é atualmente o produto campeão de vendas da Bellota. “Temos orgulho de a enxada Duas Caras® ser um sucesso nacional e queremos aproveitar isso para ampliar nossas vendas. Assim, a nova estratégia também informa o consumidor final sobre toda a gama de ferramentas da Bellota e Duas Caras®, através de folhetos de bolso que foram distribuídos aos lojistas”, afirma Giulliano Chinchio. “Quem compra uma ferramenta Bellota e Duas Caras® prefere produtos de maior qualidade e maior durabilidade. Por isso trabalhamos com o slogan “Com mais valor em suas mãos o seu trabalho rende.”

Além das tradicionais enxadas e martelos, as peças de comunicação agora têm machados, colheres de pedreiro, pás, alicates, facões, tudo para que o consumidor final conheça a empresa e toda sua gama de produtos para a rotina de trabalho.

Perfil da Bellota - A Bellota é uma empresa centenária e referência mundial em ferramentas agrícolas e para construção civil, presente em mais de 120 países. Há 10 anos no Brasil, sua fábrica está instalada no município de Indaial, Santa Catarina, e ocupa uma área de 100.000 m². Atualmente, a empresa conta com mais de 900 colaboradores na América do Sul, dos quais cerca de 30% estão concentrados no Brasil, onde também produz e comercializa as marcas Duas Caras® e Tupy.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira