Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 11:38

Compromisso solidário em Laranjeiras

Evento promove doação de sangue e livros infantis.

O tradicional Café da Manhã Solidário, evento anual que mobiliza moradores de Laranjeiras e Cosme Velho em prol da doação de sangue, acontece dia 23 de maio (sábado), de 8h às 12h, no Centro Educacional Miraflores. O objetivo é abastecer o estoque do hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e promover o hábito de doar sangue durante todo o ano. Também serão aceitas doações de livros infantis, destinadas à Creche Santa Clara, desprovida de biblioteca.

Em clima de festa, os voluntários serão recebidos com um agradável café da manhã, ao som de música ao vivo. A experiência positiva dos outros anos demonstra que a reunião de um público heterogêneo em torno de um bem comum é possível e necessária. “A iniciativa é resultado da decisão de moradores e comerciantes da região em unir forças em prol de uma ação social. Diante das ondas de violência que vivemos, percebemos que deveríamos ir além da repressão policial e agir”, contextualiza o diretor administrativo do Centro Educacional Miraflores, Luiz Eduardo Rocha Lima, que apóia e patrocina a atividade.

Luiz Eduardo ressalta que além de promover a doação de sangue para o INC, o Café da Manhã Solidário chama a atenção para a importância de exercer a solidariedade durante todo o ano. “O Instituto Nacional de Cardiologia é o único hospital do Estado do Rio de Janeiro capacitado para realizar cirurgias cardíacas em crianças e é muito importante colaborar - sobretudo para quem está perto. Doar sangue salva vidas”, incentiva o diretor do Miraflores. “Como uma instituição que cuida de crianças, somos comprometidos com a causa”, completa.

“O Café da Manhã Solidário é um dos projetos que compõem a linha sócio-ambiental do Miraflores. Através de diversas ações e campanhas, buscamos desenvolver a consciência ambiental e social das crianças”, explica diretora pedagógica da escola, Cíntia Freitas. Um exemplo é adoção, pelo colégio, da Bica da Rainha – monumento histórico localizado no Cosme Velho, bairro vizinho à escola.

A expectativa dos organizadores do evento, que já está em sua terceira edição, é atingir o limite do INC em coletas externas: 80 bolsas de sangue. Para atender seus pacientes, o hospital requer 350 bolsas de sangue por mês e atualmente registra coleta mensal inferior a 300 bolsas. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 Kg, estar bem de saúde e apresentar documento oficial com foto. Não é necessário jejum no dia da doação, mas é preciso evitar alimentos gordurosos, como leite integral, manteiga, queijos, margarinas e comidas pesadas. A iniciativa é coordenada pelo site Bairro das Laranjeiras e recebe apoio e patrocínio de comerciantes locais. O Centro Educacional Miraflores fica na Rua das Laranjeiras, n° 537.

Orientações ao doador de sangue.: Para doar, é necessário: - Portar documento oficial com foto: Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.| - Ter idades entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 Kg. | - Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres). | - Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, malária nem doença de Chagas. | - Não ser portador de doenças crônicas e/ou de coração, pulmão, rim ou pele. | - Não ser usuário de drogas. | - Não ser hipertenso (mesmo em tratamento). | - Não ter feito tatuagem há menos de 1 ano. | - Não estar grávida ou amamentando. | - Estar saudável e se sentindo bem.

3º Café da Manhã Solidário: Doação de sangue para o Instituto Nacional de Cardiologia e de livros infantis para a Creche Santa Clara, dia 23 de maio (sábado), de 8h às 12h, no Centro Educacional Miraflores (Rua das Laranjeiras, n° 537).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira