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14/05/2009 - 11:44

Demanda por crédito recupera-se em abril e caminha para retomar o patamar pré-crise

Na região Norte demanda dos consumidores por crédito já é compatível com o patamar observado em setembro de 2008.

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito registrou elevação de 10,8% em abril de 2009 em comparação ao mês imediatamente anterior (março de 2009), registrando a segunda alta mensal consecutiva (em março a elevação frente a fevereiro foi de 5,8%). Como conseqüência, já se observa um movimento em direção ao restabelecimento do patamar de demanda dos consumidores por crédito que vigorava antes do agravamento da crise financeira internacional.

Apesar do avanço em abril, na comparação anual (contra o mesmo mês do anterior), a demanda dos consumidores por crédito mantém-se negativa, registrando recuo de 11,4% em abril de 2009 frente ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2009, a procura dos consumidores por crédito encontra-se 6,3% abaixo do nível verificado no acumulado dos primeiros quatro meses de 2008.

Análise por região - Na abertura regional, o maior crescimento da demanda dos consumidores por crédito em abril foi observado na região Norte (alta de 15,0%), seguida de perto pelas regiões Sul (+11,9%) e Sudeste (+11,5%). Logo em seguida tivemos as regiões Nordeste (+9,2%) e Centro-Oeste (+4,9%). A significativa recuperação da demanda por crédito na Região Norte de pouco mais de 20% nestes últimos dois meses (5,4% em março e 15,0% em abril) praticamente restabeleceu naquela região o mesmo patamar de demanda dos consumidores por crédito que se observava em setembro do ano passado, mês que marcou o agravamento da crise financeira internacional. Tal movimento de recuperação também se observa, porém em menor intensidade, nas demais regiões do país.

Contudo, no acumulado do primeiro quadrimestre, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos consumidores por crédito. A menor delas é verificada na Região Norte (-2,1%), seguida pelo Centro-Oeste (-2,8%), Sudeste (-5,3%), Sul (-7,3%) e Nordeste (-11,5%).

Análise por classe de renda pessoal mensal - A elevação da procura dos consumidores por crédito em abril foi bastante homogênea quando observados os diversos corte de renda pessoal mensal, indo de +10,3% (pessoas com rendimento mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000) e +12,1% (pessoas com rendimento mensal acima de R$ 10.000). Tal homogeneidade é um sinal que favorece a consistência deste movimento de recuperação na demanda por crédito dos consumidores.

Porém, no acumulado do primeiro trimestre de 2009, a baixa renda (pessoas com ganhos mensais de até R$ 500,00) continua liderando a queda na procura dos consumidores por crédito (recuo de 11,0% no 1º quadrimestre.). As demais faixas de renda oscilam entre variações negativas de -5,0% (renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000) a -6,4% (renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000).

Construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O novo indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. 

Serasa Experian - O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, lançado em 17 de março de 2009, nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

A Serasa Experian reafirma o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600 profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável.

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