Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 12:33

Série Guitarrísimo traz ao Rio de Janeiro a experiência e o improviso de Juan Falú

Violonista que já viveu no Brasil e integrou o grupo Tarancon em única apresentação na Sala Baden Powell.

Em 1959, Miles Davis gravou o clássico “Kind of blue”, com os músicos improvisando em cima de temas que conheceram minutos antes de as gravações começarem. A partir daí a arte da improvisação no jazz ganhou uma referência histórica e, assim, influenciou outros estilos. É justamente o improviso musical o cartão de visitas do violonista argentino Juan Falú, de tal modo que Eduardo Fernandez, um dos maiores expoentes do violão no mundo, o classificou como um “compositor em tempo real”.

Falú virá ao Brasil para participar da Série Guitarrísimo – promovida pelo Instituto Cervantes – no terceiro concerto da temporada 2009. Depois de passar por São Paulo e Brasília, o recital no Rio de Janeiro terá única apresentação na Sala Baden Powell, no dia 17 de maio, às 19h30, com repertório que se divide em composições próprias e tradicionais de seu país. Nascido na Argentina, Juan Falú tem uma carreira sólida, que começou na segunda metade dos anos 70. Desde então gravou mais de 15 discos e teve composições gravadas por artistas como o cantor também argentino Fito Paez e o violonista brasileiro Yamandú Costa.

Nos início dos anos 70, Juan Falú se envolveu com a militância armada argentina deixando o violão em segundo plano e só retornou ao instrumento quando procurou exílio no Brasil e recomeçou sua vida em São Paulo. Foi nessa época que Falú começou a incorporar elementos da música brasileira em sua arte e compôs duas de suas principais composições: “De la raíz a la copa” e “Chacarera Ututa”. Foi ainda neste período que passou a integrar o grupo Tarancon, que já dividiu o palco com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque entre outros.

Juan Falú também é diretor do ciclo musical “Guitarras del mundo”, encontro que reúne prestigiosos violonistas de todo o mundo, e é também um dos criadores do ciclo “Maestros del alma”, onde as principais referências vivas da música folclórica argentina são lembradas. Em seu país, Falú já faturou prêmios como o “Premio Nacional de Música 2000”, outorgado pelo Ministério da Cultura, e o “Premio Gardel 2008”, para o melhor CD do ano.

A Série Guitarrísimo fecha o primeiro semestre com a vinda ao Brasil do violonista Feliu Gasull. Em junho, o violonista apresentará sua música, descrita pela imprensa internacional como o encontro do compositor Manuel de Falla com o violonista Paco de Lucia.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apresenta Juan Falú, dia 17 de maio de 2009, às 19h30 (domingo), na Sala Baden Powell, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360. Entrada: R$ 6,00 (por pessoa) Meia-entrada 3,00 | Tel.: (21) 2548-0421.Capacidade: 500 lugares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira