Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 12:42

AccountAbility lança norma AA1000 em português

Patrocinada pelo Itaú Unibanco, versão amplia alcance e entendimento das diretrizes para engajamento de stakeholders.

São Paulo – Com o volume cada vez maior e mais rápido de informações a respeito das atividades empresariais e das atuais demandas sociais e ambientais, o relacionamento com partes interessadas (stakeholders) torna-se essencial para a tomada de decisão nas organizações na busca do desenvolvimento sustentável. No Brasil, as empresas estão se inserindo com mais seriedade nesse debate e percebendo sua importância para a perenidade das próprias organizações. Para auxilia-las neste processo, a consultoria global AccountAbility e o Itaú Unibanco lançam neste mês as versões em português das normas AA1000 Assurance Standard (AA1000AS) e AA1000 Assurance Principles Standard (AA1000APS), que oferecem diretrizes para o engajamento dos stakeholders como forma de construir relações transparentes e éticas, baseadas no diálogo. As normas em português estão disponíveis no site da Accountability [www.accountability21.net/aa1000series], na seção Translations.

As diretrizes da norma AA1000 auxiliam as empresas na determinação de suas estratégias de sustentabilidade e do quanto elas são incorporadas na gestão e no dia a dia da empresa. Os princípios das normas ajudam as empresas na identificação do que é relevante em termos de sustentabilidade para cada empresa, na definição de uma estratégia de inclusão das partes interessadas e, finalmente, ajudam a empresa a conversar, ouvir e responder as demandas dessas partes.

A norma AA1000 foi revista em 2008 por meio de um longo processo de consulta a multistakeholders, e sua versão em português contribui para que as empresas brasileiras possam entender os conceitos e inseri-los na estratégia da sua organização. O objetivo é, também, incentivar a produção de relatórios de sustentabilidade e do processo de assurance destes, ou seja, que os relatórios sejam verificados por uma terceira parte, fora da empresa, que reveja o seu conteúdo sob a ótica dos princípios de sustentabilidade da norma.

“A adoção da AA1000 exige comprometimento da diretoria executiva, estudo e preparação adequados. O objetivo não é estabelecer metas e rotas, mas dar orientações para o estabelecimento de práticas de engajamento e diálogo com públicos estratégicos, baseadas em princípios de boa governança corporativa, compartilhamento de valores e reciprocidade de obrigações”, afirma Joe Sellwood, diretor da AccountAbility no Brasil.

“As necessidades e preocupações dos stakeholders, assim como a avaliação de sua participação, são centrais no processo de adoção das normas AA1000. Desta forma, a assurance em sustentabilidade desafia a organização não somente a reportar bem, mas também a funcionar bem. Quanto mais organizações estiverem dialogando com seus stakeholders e oferecendo respostas adequadas às suas demandas, mais próximos estaremos do desenvolvimento sustentável”, avalia Sonia Favaretto, superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

Princípios Fundamentais da AA1000 - A partir dos seus princípios, a norma AA100 contribui para que as organizações de todos os tamanhos e setores possam engajar os públicos interessados em suas atividades. Os Princípios Fundamentais da AA1000 são:

Inclusão – refere-se à participação dos stakeholders no desenvolvimento de uma resposta responsável e estratégica à sustentabilidade. A Inclusão permite que participem na identificação de problemas e contribuam para as soluções, e consiste na cooperação em todos os níveis, de forma a alcançar resultados mais efetivos.

Relevância – determina a importância de um assunto para a empresa e seus stakeholders, contribuindo para a identificação dos assuntos para o desempenho sustentável dessa organização.

Capacidade de resposta – é a forma como uma organização reage às questões que afetam seu desempenho de sustentabilidade. A capacidade de resposta é observada por meio das decisões tomadas e do desempenho, assim como pela comunicação adequada com os stakeholders. Pode abranger o estabelecimento de políticas, objetivos e metas, estruturação de um modelo de governança, sistemas e processos de gestão, os planos de ação, o envolvimento dos stakeholders, a medição e o monitoramento do desempenho ou da assurance. Neste processo, as respostas de uma organização podem não ir ao encontro dos pontos de vista de todos os stakeholders, mas eles participam no desenvolvimento das respostas.

Os três princípios estão diretamente interligados e, em conjunto, servem de base à realização da prestação de contas.

AA1000AS e AA1000APS - Os Princípios de Responsabilidade AccountAbility (AA1000APS) são utilizados pela empresa para desenvolver uma resposta responsável e estratégica para a sustentabilidade. Eles exigem que uma organização se engaje ativamente com seus stakeholders, que identifique completamente e entenda as questões de sustentabilidade que terão impacto em seu desempenho, incluindo o desempenho econômico, ambiental, social e o financeiro de longo prazo, e então use essa compreensão para desenvolver estratégias de negócios responsáveis e objetivos de desempenho. Sendo princípios e não regras prescritas, eles permitem à organização focalizar no que é relevante em sua própria visão e oferecem as diretrizes para identificar e agir em oportunidades reais, assim como administrar riscos não-financeiros e seu atendimento.

A norma AA1000AS (2008) fornece um modo abrangente de capacitar uma empresa a prestar contas sobre sua administração, seu desempenho e o relato de questões de sustentabilidade, avaliando sua adesão aos Princípios de Responsabilidade e à credibilidade das informações oferecidas. Dispõe de uma plataforma para alinhar os aspectos não-financeiros de sustentabilidade com as informações financeiras e a assurance por meio da compreensão de sua relevância. A AA1000AS (2008) fornece ainda um meio para captar e colocar em contexto os diferentes esquemas de certificação que tratam de dimensões específicas de sustentabilidade, como aqueles que lidam com direitos do trabalho e direitos humanos, com manejo sustentável de floresta, comércio justo ou sistemas de administração ambiental.

AA1000 no Itaú Unibanco - Ao longo de sua história, o Itaú procura combinar consistente desempenho financeiro com atitudes que privilegiam a ética, a transparência no relacionamento com clientes, colaboradores, acionistas e comunidade e a competência gerencial, colocando-se a serviço da sociedade na busca conjunta de soluções para os problemas sociais e ambientais. Em linha com esses valores, e ciente de que conhecer, entender e dialogar com os diferentes públicos com os quais se relaciona é cada vez mais vital para a perenidade das organizações, o Itaú foi a primeira empresa brasileira a se associar à AccountAbility, adotando a AA1000 em 2006.

A implantação da norma tem previsão de duração de cinco anos (2006-2010), e é realizada em ciclos de incorporação. O primeiro deles foi a aprendizagem da norma. O segundo e terceiro ciclos são a sua incorporação e o relacionamento com públicos estratégicos. “As diretrizes da AA1000 vêm ao encontro do posicionamento do Itaú Unibanco, legitimando nossas ações e reforçando o nosso compromisso em promover a sustentabilidade”, finaliza Sonia.

Perfil da AA1000 - Lançada em 1999 pela consultoria global em sustentabilidade, AccountAbility, as normas AA1000 sao ferramentas de gestão em responsabilidade social empresarial (RSE). As diretrizes englobam o processo de levantamento de informações, auditoria e relato social e ético, com enfoque no diálogo com públicos de relacionamento internos e externos. Desenhada para auxiliar empresas de diferentes tamanhos e setores, além de acionistas, auditores, consultores e organizações certificadoras, pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outras normas, como a Global Reporting Initiative (GRI), ISO e SA 8000.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira