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14/05/2009 - 12:49

Plataformas interativas são chave para aproximar o consumidor de sua marca

Existem diversas maneiras de fazer com que o consumidor passe pela sua loja e decida entrar. Lançamentos, promoções, campanhas in-store e vitrines são algumas delas. Em ambientes de shopping Center, entretanto, são as vitrines que desempenham o papel fundamental no ato de atrair consumidores. O entendimento profundo do público consumidor, suas necessidades e aspirações, são elementos cruciais para o desenvolvimento de campanhas e vitrines que dialoguem diretamente com a sua audiência. Os jovens consumidores do século vinte um são as estrelas do amanhã. A geração "faz tudo". Frutos da Era pós-digital, são o resultado da democratização das indústrias criativas na qual qualquer um, com o aplicativo e ferramenta certa, faz acontecer.

Em dezembro de 2008, a Nike lançou uma campanha de fim de ano que simboliza bem o quanto a simplicidade de uma boa idéia pode trazer resultados surpreendentes. Com o conceito “Crie, Remixe, Surpreenda”, a iniciativa foi criada para as lojas próprias da marca, em todo o Brasil. Seu objetivo principal era instigar a participação do público consumidor através de vitrines interativas.

Para atingir este objetivo, alinhou-se a campanha ao público alvo do segmento Nike Sporstwear, que é conectado, digital, 17 a 24 anos, participa de comunidades, quer contribuir, se sentir parte da marca, é participativo e não reativo, e considera importante deixar sua marca. Foi então que surgiu a idéia de criar um ambiente imersivo dentro do espaço de vitrine. Trazer a linguagem visual adequada foi fundamental para a conexão com este target. A ilustração, através do traço incrível do artista e colaborador no projeto – Marconi - foi o elemento chave. A iconografia Nike Sporswear e seus sneakers, camisetas, logos, palavras chave, compõem o complexo e dinâmico jogo de intersecções e fusões apresentadas pelo ilustrador.

A estratégia de interação foi de deixar o preenchimento das cores apenas em algumas áreas, disponibilizando espaço em branco para que o público fizesse seu registro e completasse a cena. Pronto, estava armado o cenário que iria provocar o consumidor e fazê-lo se engajar com o espaço de loja e, conseqüentemente, com a marca Nike.

De fato, a idéia da interatividade do público com a campanha e a marca, fazendo com que ele pudesse “co-criar" a vitrine, foi o grande diferencial deste projeto. O sucesso desta interação do público mediu-se quando a campanha foi instalada e gerou grande repercussão sendo, em alguns casos, preciso fazer uma nova impressão dos painéis para reposição. A linguagem visual se estendeu, também, para a parte interna da loja em áreas específicas, deixando a campanha ainda mais coesa.

Este é um ótimo exemplo de como é simples fazer a diferença. Fugir da obviedade é essencial para um consumidor ávido por novidade. Não é preciso se utilizar dos clichês iconográficos e da maneira tradicional em datas comemorativas. O consumidor está cansado de, todo ano, ver as mesmas mensagens. Seja criativo, fuja do lugar comum. Evoque os sentidos do consumidor. Provoque-o, sem medo. Quanto mais perto você chegar dele, mais perto ele chegará da sua marca.

. Por: Maurício Medeiros é Diretor Executivo de Criação e Sócio da Art Office Design.

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