Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2009 - 08:07

Predicta vence prêmio mundial de web analytics com case de mobile do Terra

O resultado do projeto, que ajudou o Terra a compreender o comportamento da sua audiência de internet móvel e a Predicta a desenvolver um novo produto, foi considerado o melhor desta edição do WAALTER Awards 2009, realizado pela WAA (Web Analytics Association), associação mundial interlocutora das empresas desse segmento.

A Predicta – consultoria especializada no gerenciamento, otimização e análise de performance de mídia digital – comemora a vitória conquistada na primeira edição do WAALTER Awards 2009, criado pela WAA para reconhecer e incentivar empresas e indivíduos que promovem inovações no segmento de web analytics.

O case vencedor, criado pela Predicta em parceria com o Terra – empresa de internet e mídia digital líder na América Latina – apresentou a solução mais inovadora de utilização de uma ferramenta de web analytics, fundamentada em resultados comprovados. O projeto ajudou o Terra a entender o comportamento da sua audiência de mobile e gerou informações estratégicas para a criação de um novo portal, voltado exclusivamente para esse público (m.terra.com.br). Em decorrência, o volume de visitantes de internet móvel cresceu, as taxas de abandono diminuíram e o inventário publicitário foi rentabilizado.

Segundo Claudia Woods, diretora de inteligência e marketing da Predicta, o reconhecimento é importante para a consultoria, pois o prêmio leva em consideração as práticas mais inovadoras e criativas de profissionais e empresas que utilizam as ferramentas de web analytics no mundo. “Além de expor os melhores projetos e incentivar a capacidade criativa das empresas, o WAALTER Awards mostra como as ferramentas de web analytics, quando utilizadas de maneira inteligente e inovadora, fornecem informações estratégicas para o planejamento das empresas, trazendo resultados surpreendentes,” complementa a executiva.

Claudia ressalta a importância da indústria de web analytics no cenário mundial, onde a disseminação e o crescimento do marketing online dependem, cada vez mais, do entendimento das necessidades da audiência desse canal. “As ferramentas de web analytics permitem que na web tudo possa ser medido, interpretado e transformado em aprendizado para melhorar a experiência do consumidor. O projeto que desenvolvemos para o Terra é o exemplo perfeito do valor dessas informações para a estratégia de uma empresa”.

Case Portal Terra Mobile - A utilização dos aplicativos móveis está em curva ascendente no Brasil e no mundo. As redes 3G e os smartphones transformaram a experiência do usuário, deixando-a mais próxima dos computadores convencionais. Para se ter idéia do tamanho desse mercado, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 21% das 150 milhões de linhas ativas no Brasil estão habilitadas para internet móvel. Em março deste ano chegamos a 153,67 milhões de acessos, com 1,3 milhão de usuários adicionais ou 0,86% a mais em relação ao mês anterior, o que o torna um potencial mercado para ações de mobile marketing.

Tendo em vista essa realidade, o Terra constatou que precisava entender melhor as necessidades dessa nova audiência e por isso procurou a Predicta, que desenvolveu uma ferramenta de web analytics específica para mobile, com a qual foi possível analisar o perfil de navegação de todos os usuários de internet móvel do portal. “Conseguimos aprofundar nosso conhecimento sobre esse público. Descobrimos, por exemplo, os conteúdos que geravam maior interesse, a profundidade de navegação desse usuário, de quais smartphones o portal estava sendo acessado, entre outras informações, essenciais para o nosso planejamento estratégico”, explica Elisa Calvo, gerente de mobile advertising do Terra Latin America.

A executiva complementa: “aprendemos muito com esses dados e percebemos que precisávamos de adaptações urgentes para receber esses visitantes, já que 76% dos usuários dessa mídia abandonavam o site antes mesmo do carregamento total da página”.

Munido dessas informações, o Terra concluiu que para engajar esse consumidor precisaria redirecionar, automaticamente, todas as suas visitas para um ambiente customizado, adaptado para ser visualizado em pequenas telas. “O usuários de internet móvel precisam de informações objetivas, que sejam visualizadas facilmente em seus smartphones, independentemente do aparelho que estejam utilizando”, ressalta Elisa.

A inteligência fornecida pela Predicta ajudou o Terra a criar o Portal Terra Móbile, que identifica o dispositivo móvel usado pelo visitante e apresenta um conteúdo completamente customizado para o seu tipo de smartphone. “Além do conteúdo, personalizamos também o layout para cada tipo de aparelho. O usuário é reconhecido automaticamente e a ferramenta apresenta a versão que melhor se adapta à sua realidade.”

Os resultados do projeto foram imediatos. Dois meses depois do lançamento do Portal Terra Mobile o volume de visitas via internet móvel cresceu 119% e as taxas de abandono tiveram queda de 45%. O crescimento dessa audiência qualificada impulsionou a criação de um inventário publicitário exclusivo para esse público.

A Predicta criou um Mobile Ad Server para que o Terra pudesse servir e medir os resultados de todas as peças publicitárias desse novo inventário. “Como o portal é visualizado de formas diferentes por cada aparelho, precisávamos criar uma solução que desse flexibilidade criativa aos anunciantes e agências, para que se beneficiassem dessa inteligência”, complementa Claudia Woods.

A ferramenta mede também os resultados de todas as peças veiculadas pelo Portal Terra Mobile. “O CPM (Custo Médio por Click) desse portal cresceu e comprovou o sucesso da iniciativa tanto para o júri do WAALTER Awards 2009, como para os stakeholders do nosso cliente, que era de fato nosso objetivo. Agora podemos comemorar”, finaliza Claudia.

[O case vencedor pode ser visualizado no endereço: http://www.webanalyticsassociation.org/waalter/2009]

Perfil da Predicta: Consultoria especializada em medir e maximizar os resultados das empresas que investem em marketing digital, a Predicta é líder no mercado brasileiro e acumula mais de nove anos de experiência no setor. Dona de ferramentas exclusivas de AdServing e Web Analytics, oferta soluções capazes de gerenciar campanhas publicitárias na Internet, administrar o inventário publicitário de veículos de comunicação e monitorar a navegação de usuários nos sites de seus clientes, sejam eles agências, anunciantes ou os próprios portais. A análise dos dados gerados por meio dessas ferramentas possibilita um melhor planejamento de comunicação na Internet. Sua equipe, que conta com 106 “Predictors”, atende uma carteira de mais de 150 clientes, incluindo as maiores agências de publicidade do país, como Ogilvy, Lew Lara, Agência Click, Almap, além de grandes empresas como Gol, Philips, Unilever, Volkswagen, Antarctica, Havaianas, Terra e iG. A empresa foi recentemente reconhecida pela Web Analytics Association (WAA) como a melhor em web analytics das Américas. | Site www.predicta.com.br.

Perfil da Terra: Terra [ www.terra.com.br ] é uma empresa de internet e mídia digital com audiência mensal, no Brasil, de 28 milhões de visitantes únicos por mês. Reúne em um só lugar os conteúdos profissionais e amadores mais relevantes, oferecendo ferramentas de interatividade e uma experiência única de navegação.

Terra Brasil é parte do Terra América Latina que comemora 10 anos em 2009. Presente em 18 países, incluindo Estados Unidos, o Terra América Latina é a empresa de internet líder na região, com faturamento de US$ 500 milhões/ano e portais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira