Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2007 - 08:42

Caminhões Volkswagen: enfrentando altitudes e temperaturas extremas


"Aqui há tanto cidades a 4 mil metros de altitude, com temperaturas abaixo de zero, quanto regiões costeiras ou desérticas com calor de 40 graus. Selva amazônica e fortes chuvas também são desafios que nossos veículos enfrentam, além de estradas não pavimentadas e serras íngremes". A frase é de Luiz Alvarado, diretor da importadora Euromotors, cujas vendas de caminhões Volkswagen deram à montadora a liderança em vendas no Peru nos últimos cinco anos. A tecnologia simples e robusta para atender clientes em diferentes países é um dos motivos para os seguidos recordes de exportações da marca.

Os veículos destinados a países da Cordilheira dos Andes são produzidos em Resende (RJ), e recebem preparação para uso extremo. Na altitude, o ar rarefeito força a turbina do motor a trabalhar com rotações mais altas. A peça é confeccionada em materiais nobres, pois pode quebrar em caso de rotação crítica. O pouco oxigênio ainda afeta a refrigeração do veículo, que ganha radiador redimensionado. A bomba de combustível também deve ser recalibrada. Os testes são feitos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus no próprio país importador, simulando as condições de uso de cada cliente.

Todos os caminhões Volkswagen são capazes de enfrentar temperaturas entre 20 graus negativos e 45 graus positivos (os produtos destinados ao Oriente Médio suportam até 55 graus positivos). Para enfrentar o frio, componentes são checados em câmara fria, e testes de rodagem dos caminhões acontecem na Suécia, no Chile e na Argentina. Já o uso no calor extremo é avaliado em Teresina (PI) e em Cuiabá, no Brasil; em Atacama, no Chile; em Kalahari, na África do Sul; e em Sonora, no México.

Liderança no Peru - No ano passado, 439 veículos da marca foram comercializados no Peru, conquistando 33% de participação no mercado total. Desde 2002, cerca de 1.500 caminhões da marca já circulam no país. A informação é da Associação de Representantes Automotores do Peru - Araper, que lista 19 grandes marcas de veículos comerciais. O ranking inclui caminhões de 7,5 toneladas a 31,5 toneladas de peso bruto total, acrescido de cavalos mecânicos com tração 4X2.

"Antes os frotistas tinham poucas opções de veículos, ainda por cima super-dimensionados, grandes consumidores de combustível e de manutenção cara. Já os modelos Volkswagen são produzidos sob medida para os consumidores", explica Luiz Alvarado. O caminhão Volkswagen mais vendido no Peru é o VW 17.220. Para o mercado peruano, os caminhões Volkswagen são ideais para o transporte de bebidas, serviços de limpeza urbana e a distribuição de mercadorias em curta e média distâncias. A marca ainda lidera há quatro anos o segmento local de concreteiras.

Com 26 milhões de habitantes (mais da metade vivendo junto à costa do Oceano Pacífico), o Peru é o terceiro maior país da América do Sul, atrás apenas do Brasil e da Argentina. Sua superfície é de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, e seu território é percorrido pela Cordilheira dos Andes, além de possuir território de selva amazônica. Na capital, Lima, vive a maior concentração populacional - cerca de oito milhões de pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira