Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2009 - 08:01

Teradata anuncia receita de US$ 367 mi no primeiro trimestre de 2009

Empresa registra crescimento constante na receita sobre o 1º tri de 2008,amplia arrecadação bruta e obtém receitas operacionais de US$ 60 milhões.

A Teradata Corporation (NYSE: TDC), empresa especializada em datawarehousing e soluções analíticas, anunciou que obteve receita de US$ 367 milhões no primeiro trimestre de 2009. O valor representa queda de 2% em relação aos US$ 375 milhões arrecadados no primeiro tri de 2008. Caso sejam considerados os efeitos negativos da variação cambial, com um ajuste de 7% nos resultados, a empresa registra alta de 5% na comparação entre as receitas dos dois períodos.

A arrecadação bruta no primeiro trimestre foi de 54,5%, ante 51,7% no mesmo período do ano passado. As despesas gerais, comerciais e administrativas tiveram redução de US$ 6 milhões (5%) em comparação com o primeiro tri de 2008, enquanto os gastos com pesquisa e desenvolvimento aumentaram US$ 5 milhões (20%).

A receita líquida da Teradata foi de US$ 45 milhões (US$ 0,26 por ação) nos três primeiros meses de 2009 – valor próximo aos US$ 42 milhões líquidos (US$ 0,23 por ação) obtidos no ano anterior.

Resultados por região - Nas Américas, a Teradata gerou receita de US$ 205 milhões no primeiro tri, valor 2% menor em relação aos US$ 210 milhões obtidos na região no mesmo período do ano passado. Já o rendimento bruto no continente, de 57,1%, ficou acima dos 54,3% do primeiro tri de 2008, devido ao melhor retorno com a oferta de serviços.

Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a receita da Teradata no primeiro tri de 2009 foi de US$ 97 milhões, 6% abaixo do registrado em igual período de 2008 (US$ 103 milhões). Os rendimentos brutos na região foram de 54,6%, ante 50,5% do ano anterior. A melhora da arrecadação bruta na EMEA é consequência dos maiores retornos com produtos e serviços.

Já na região conhecida como APJ (Asia Pacific / Japan), a receita do último trimestre ficou em US$ 65 milhões, alta de 5% sobre os US$ 62 milhões registrados no primeiro tri de 2008. Já o rendimento bruto cresceu de 45,2% para 46,2%, em razão do aumento na proporção da receita obtida com a oferta de produtos.

Resultados de operação - As receitas das operações da Teradata registraram melhora no primeiro trimestre de 2009, quando foram arrecadados US$ 60 milhões (ante US$ 53 milhões em igual período do ano anterior), apesar das maiores despesas com pesquisa e desenvolvimento e dos investimentos em novas áreas de venda. A conversão cambial foi um dos fatores que contribuíram para a alta no rendimento financeiro das operações.

No balanço geral, a Teradata finalizou o primeiro trimestre de 2009 com US$ 571 milhões em reservas monetárias e investimentos de curto prazo – US$ 129 milhões a mais do que o valor registrado no dia 31 de dezembro de 2008. Ao longo do último trimestre, a empresa movimentou cerca de US$ 20 milhões de sua reserva para readquirir aproximadamente 1,3 milhão de ações. A movimentação de um adicional de US$ 300 milhões foi autorizada pelo conselho de diretores da Teradata para a reaquisição de ações.

“Com um constante crescimento na receita e uma elevação de 13% nos rendimentos com as operações, a Teradata marca um bom começo em 2009. Estamos satisfeitos com a performance da empresa na geração de rendimentos e no gerenciamento de custos neste difícil momento da economia”, disse Mike Koehler, Presidente e CEO da Teradata Corporation. “A consistência do nosso modelo de negócios e a manutenção de uma sólida posição financeira nos permite investir no futuro e ampliar o valor das ações”, concluiu.

Teradata: Sobre a Teradata: A Teradata Corporation (NYSE: TDC), é a maior empresa do mundo dedicada exclusivamente a ampliar a inteligência de negócios por meio de datawarehousing, data warehouse appliances, soluções analíticas e serviços de consultoria. Pela combinação inteligente dos recursos tecnológicos de seu banco de dados, hardware de alta performance, soluções específicas por indústria e consultores experientes, a Teradata oferece a seus clientes recursos diferenciados para apoio à decisão. Presente em mais de 60 países, no Brasil desde 1998, a Teradata conta com casos de sucesso em empresas de várias localidades e tamanhos, em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, bens de consumo, manufatura, entre outros. Site www.teradata.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira