Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2009 - 08:12

Como manter ou conquistar emprego durante a crise

Segundo pesquisa realizada no último mês pela D'Moraes Assessoria em Recursos Humanos, apenas um quarto das empresas com sede ou filiais no Rio - região metropolitana - não pensa em demitir em 2009 . Esses dados preocupam os empregados de um modo em geral pois vivem uma situação de possibilidade da perda de emprego. Buscando orientar executivos e profissionais nesses tempos instáveis, apresentamos algumas dicas sobre como devem proceder.

Você vale o quanto produz. Atinja os resultados esperados e surpreenda

Durante o cenário atual de mercado não basta apenas que você seja cumpridor de suas obrigações trabalhistas. Hoje o trabalhador tem que ser diferenciado.Agora é questão de sobrevivência profissional oferecer-se para ajudar no que for possível, indo além de suas obrigações básicas .Se comprometendo com a organização por completo e enxergando a empresa como se fosse sua. Tem que ser flexível , saber adaptar-se , vestir a camisa da empresa e dar sempre o máximo.

Esteja antenado com o mercado

A maioria dos profissionais consegue manter seu emprego quando, por si só ,investe em sua qualificação profissional.Para uma empresa, ver o profissional abster-se de uma parte de seu salário para potencializar ainda mais seu lado profissional,é motivo de certeza de boa escolha.É preciso colocar na cabeça das pessoas que não se investe apenas quando se perde o emprego. Pelo contrário, é preciso investir para não perder .Uma outra boa sugestão é acompanhar as tendências do mercado pois isso ajudará na recolocação.

Seja um "especialista bem generalista"

Existem algumas empresas que possuem apenas um empregado para realizar determinada atividade e ser uma boa opção, conhecendo detalhadamente a atividade desenvolvida, é um bom diferencial. Realize muito bem sua função e coloque-se disponível para novas ,sem exitar, e tenha certeza que será recompensado.

Cooperação e, principalmente, solidariedade ,também são muito importantes. Aqueles profissionais que de alguma forma contribuem na redução de custos , propondo soluções e alternativas, ajudam a fortalecer sua imagem .

Se mesmo assim for substituído, saia como entrou : pela porta da frente

Finalmente, caso não seja possível sua permanência na empresa saiba sair da mesma mantendo as portas bem abertas Lembre-se que os colaboradores que lá ainda estão serão sua referência ao longo de sua trajetória profissional e deixar uma marca negativa, seja ela qual for, certamente irá limitar suas chances em determinado nicho de referências.Ter um network pessoal ativo e positivo é não ser tão dependente do caderno de empregos do jornal e de vitrines on line na Internet.

. Por: Cláudio Moraes diretor da D'Moraes Recursos Humanos ( www.dmoraes.com.br )

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira